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terça-feira, 22 de março de 2011

Experiências em 3D



Trabalhos desenvolvidos no âmbito do Projecto 3D alpha pelos alunos da turma 4º AM, utilizando os softwares Bryce e Doga L3 em computadores Magalhães. Orientadores: Ana Cristina Reis (Professora Titular de Turma), Artur Coelho (Professor de Educação visual e Tecnológica/Coordenador PTE). Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro.

Estafeta de Contos


A turma 3º C da E.B. 1 da Venda do Pinheiro participou na Estafeta de Contos que deu início à semana da leitura no Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro com a história e o vídeo que desenvolveram no projecto 3D Alpha.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Sonho de Cores Diferentes



Curta metragem em 3D elaborada pelos alunos da turma 3ºC da E.B. 1 da Venda do Pinheiro. Após algumas semanas de exploração para aprender a dominar o Bryce 5.5, a turma guionizou um conto criado numa actividade anterior e colocou-se ao trabalho para criar personagens, adereços e cenários em 3D. A narração foi captada e editada com o programa Audacity. A edição de vídeo foi efectuada em Sony Vegas Movie Studio HD. Uma versão de baixa resolução foi enviada para o concurso Conta-nos Uma História. As versões em HD estão disponíveis no Vimeo e YouTube.

3D Alpha




Este trabalho tem subjacente uma visão do computador como ferramenta multivalente, potenciadora de expressividade em diferentes meios – da escrita às artes visuais. Alicerça-se numa pedagogia sócio-construtivista baseada em Vygostsky, Resnick, Papert e Jonassen.

O projecto estabelece uma parceria informal entre a coordenação PTE e diversos professores titulares do 1º ciclo. A abordagem às TIC envolve a exploração da expressão plástica com o contributo de actividades desenvolvidas nas áreas curriculares do 1º Ciclo.

Porquê o 3D? Do ponto de vista da expressão plástica, permite abordar conteúdos como textura (através da texturização de modelos), forma (exploração gráfica e digital), Estrutura (modelação coerente de objectos), Geometria (modelação a partir de formas geométricas), Luz (através da iluminação de cenas e efeitos sobre texturas e materiais), Movimento (através de animação) e processamento de imagem (quer vídeo quer imagem fixa). O fluxo de trabalho envolve a exploração de diferentes aplicações e ambientes virtuais, primeiro de forma livre e seguidamente direccionada para um objectivo específico.