Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
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domingo, 29 de janeiro de 2012
Modelos 3D (II)
Os alunos do 5ºC estão a dar passos na modelação e animação 3D que lhes permitam criar um pequeno filme. Neste vídeo mostram-se os resultados das experiências de criação de modelos 3D para importação e texturização em Bryce. Próximo passo? Animação simples.
sábado, 28 de janeiro de 2012
Modelar um peixe (I)
Desafio: modelar um peixe estilizado. Não é uma tarefa simples, particularmente para alunos de 5º ano que iniciaram há pouco tempo a aprendizagem do 3D. Obriga a visualizar mentalmente o objecto a modelar, pensar que formas geométricas poderão ser utilizadas e como as colocar, rodar e deformar. Requer trabalho em diferentes pontos de vista - lateral, topo e frontal, para que o objecto adquira forma. Apesar da dificuldade conceptual, e num momento de primeiros passos, alguns alunos conseguiram modelar o seu objecto. Deu luta. Trabalhos de alunos da turma 5º E.
sábado, 21 de janeiro de 2012
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Actividades 2011-2012
A reformulação da iniciativa Aprender e Inovar com TIC e a redução de horas disponíveis para a coordenação PTE implicaram um desacelerar dos projectos 3D Alpha. Com menos tempo, torna-se muito difícil a deslocação a escolas do 1º Ciclo para o desenvolvimento de projectos sustentados de abordagem criativa às TIC. Mais lentos, mas não parados. Fica aqui uma lista dos projectos a decorrer ao longo deste ano lectivo, com a possibilidade de novos projectos serem adicionados.
Concluído:
Video Postais de Natal. Educação Visual e Tecnológica, 5º e 6º anos. Abordagem à edição vídeo e animação em stop-motion.
A decorrer:
Animação 3D. Estudo acompanhado, 5º ano. Introdução à modelação e animação 3D para criação de um filme de animação.
Peixes Bioluminescentes. Educação Visual e Tecnológica/Ciências da Natureza, 5º ano. Modelação/animação 3D e criação de um ambiente multimédia de realidade mista (objectos físicos e espaços virtuais).
Em breve:
+Eco: Educação Visual e Tecnológica/Ciências da Natureza/Ciências Naturais/Estudo Acompanhado. Interciclos. Criação de um documentário sobre adopção de energias renováveis no espaço físico do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro. A nossa participação específica será na criação de animações sobre o tema e intersticiais para o documentário em vídeo. Este projecto é candidato à iniciativa Ciência na Escola promovida pela Fundação Ilídio Pinho.
Databending_geométrico: Educação Visual e Tecnológica, 6º Ano. Abordagem multidiscplinar à geometria com construções geométricas, pintura com guaches e digitalização dos trabalhos produzidos para edição com técnicas de databending.
No primeiro ciclo esperamos ainda este ano, se for possível a deslocação, avançar com alguma actividade.
Concluído:
Video Postais de Natal. Educação Visual e Tecnológica, 5º e 6º anos. Abordagem à edição vídeo e animação em stop-motion.
A decorrer:
Animação 3D. Estudo acompanhado, 5º ano. Introdução à modelação e animação 3D para criação de um filme de animação.
Peixes Bioluminescentes. Educação Visual e Tecnológica/Ciências da Natureza, 5º ano. Modelação/animação 3D e criação de um ambiente multimédia de realidade mista (objectos físicos e espaços virtuais).
Em breve:
+Eco: Educação Visual e Tecnológica/Ciências da Natureza/Ciências Naturais/Estudo Acompanhado. Interciclos. Criação de um documentário sobre adopção de energias renováveis no espaço físico do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro. A nossa participação específica será na criação de animações sobre o tema e intersticiais para o documentário em vídeo. Este projecto é candidato à iniciativa Ciência na Escola promovida pela Fundação Ilídio Pinho.
Databending_geométrico: Educação Visual e Tecnológica, 6º Ano. Abordagem multidiscplinar à geometria com construções geométricas, pintura com guaches e digitalização dos trabalhos produzidos para edição com técnicas de databending.
No primeiro ciclo esperamos ainda este ano, se for possível a deslocação, avançar com alguma actividade.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
3D Alpha - 5ºE (II)
A primeira fase de contacto dos alunos do 5º E com o Bryce para iniciação ao 3D está terminada. Todos tiveram uma primeira experiência, e agora é começar a explorar a fundo. A boa surpresa está no trabalho de uma aluna que quis ir mais longe do que o pedido logo na primeira experiência... e com alguma ajuda conseguiu. Cliquem na ligação par ver o álbum de imagens actualizado: Trabalhos 3D AEVP.
domingo, 15 de janeiro de 2012
Modelos 3D
Os alunos do 5ºC começaram a experimentar o DogaL3, um programa que permite criar facilmente modelos 3D. No vídeo podem ver os primeiros resultados.
Bryce e Doga
Os alunos do 5ºC estão a experimentar criar modelos tridimensionais utilizando o DogaL3, que depois são importados para o Bryce para aplicação de texturas e animação.
3D Alpha - 5ºE
Os primeiros passos dos alunos do 5ºE no 3D já estão renderizados. São criações ainda elementares, mas alguns mostram já vontade de ir mais longe. Estes trabalhos saíram da primeira aula, da primeira sessão de trabalho em Bryce.
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Actualização
Este ano lectivo por constrangimentos de tempo o 3D Alpha tem avançado com um passo mais lento. Mas não estamos parados. As actividades no 1º Ciclo estão de momento suspensas, mas no 2º Ciclo estamos a avançar com algumas turmas em diversas frentes: o 5º C está a aprender passo a passo a dominar diferentes aplicações de modelação 3D; o 5º E irá iniciar também esta aprendizagem para desenvolver uma instalação de mixed reality que envolverá projecção 3D e objectos físicos. Esperamos, no âmbito de candidatura ao projecto "Ciência na Escola", realizar trabalhos na área da edição vídeo e mundos virtuais. Os alunos do 6º B irão aplicar técnicas de databending a construções geométricas traçadas com materiais de desenho rigoroso e coloridas com guaches. Esta é a fase de trabalhos em que gostaríamos de mostrar resultados, mas ainda não chegamos lá. É o momento de manter o ritmo para que em breve comecem a sair as criações digitais dos alunos. E sempre subjacente o nosso principal objectivo: colocar nas mãos dos alunos ferramentas digitais avançadas, estimulando a sua criatividade e explorando áreas da computação normalmente distantes das práticas e vivências dos seus escalões etários.
E agora... ao trabalho.
E agora... ao trabalho.