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quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ciência à bomba


- Ó stor, posso pôr aqui uns canhões?
- Mas estás a modelar um barco de pesquisa científica. Agora a ciência faz-se à bomba, com explosões?!?
- Pronto stor, não ponho... diz o aluno com um ar um pouco triste.

A progredir nos peixes pelágicos. Nesta fase, alguns alunos estão a modelar em DogaL3 objectos específicos para a animação - barcos e ROVs e outros a preparar o cenário para a animação 3D. Sem canhões. Por muito que reclamem...

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Testes de Conceito

A fase de exploração do 3D pelos alunos do 5ºE chegou ao momento em que tem de ser criados modelos sob tema definido para animação. O primeiro passo é fugir ao computador e colocar em papel rascunhos e ideias do que os alunos querem modelar em 3D. Em seguida, é preciso olhar para os desenhos e começar a pensar como modelar, que objectos criar e quais os programas mais adequados. O 3D não é fácil, mesmo utilizado aplicações simples como o Bryce ou o Doga. Faz algum jeito que antes de deixar os alunos avançar se façam testes, recriando as suas ideias, para ver quais as técnicas e programas mais eficazes para que possam desenvolver o seu trabalho com um mínimo de problemas. É nesta sequência que surge este barco, modelado por mim a partir dos esboços de uma aluna para perceber qual a estratégia mais eficaz para que uma criança consiga recriar em 3D as suas ideias.




Após os desenhos iniciais discute-se com o aluno qual a forma tridimensional do rascunho, para perceber como visualizou o objecto.


Em seguida, passamos à fase de modelação. Como fazer, que programas utilizar? Para alguns elementos, o Doga L3 é óptimo por permitir a montagem de objectos a partir de peças disponíveis. Outros já obrigam a formas de modelação avançadas - é o caso da cabine, criada com extrusões e operações booleanas. Outros modelos podem ser obtidos através de pesquisas em sites que oferecem objectos 3D gratuitos.


O modelo foi criado no Vivaty Studio, modelador 3D orientado para o VRML/X3D. Para uma antevisão do objecto com maior realismo, foi exportado em formato DXF para o Bryce 7. Após uma aplicação de materiais e luzes ambiente, o rendering deu este resultado.


Para terminar, uma versão mais próxima do que se pretende do trabalho dos alunos. Estes modelos e renders são uma prova de conceito, para perceber qual a melhor forma de orientar os alunos na criação dos seus modelos 3D.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bryce 7


A DAZ3D graciosamente oferece o Bryce 7 Pro gratuitamente, bem como o DAZ Studio (obriga a actualizar o OpenGL e eu não estou para isso) e o Hexagon. Sendo um inveterado utilizador do Bryce, lá fiz a descarga e estou a testar. Como vantagens em relação às versões anteriores, vejo uma biblioteca de materiais ampliada e com interessantes opções, novas luzes ambientais, melhor integração no interface gráfico e uma boa surpresa: pode-se parar um rendering, gravar o ficheiro, e quando este volta a ser aberto podemos regressar ao rendering no ponto em que ficou aquando da interrupção. Coisa muito boa, porque o rendering no Bryce está... glacial. Os novos materiais e luzes sobrecarregam e a renderização em imagem o vídeo estende-se por horas... e dias. 

O Bryce é um programa engraçado, fácil de utilizar, que uso por gosto pessoal e para introduzir o 3D aos meus alunos. Mas é um beco sem saída. Para além da lentidão nos renders, continua a não exportar modelos criados com primitivos e operações booleanas para formatos como o VRML, OBJ ou DXF, o que significa que a facilidade de criação acaba por não servir para nada. Mas gera imagens giras.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

5º C - iniciação à animação



Os alunos do 5º C deram esta semana o primeiro passo na aprendizagem de animação 3D utilizando o Bryce. Para primeira experiência foi pedida uma animação simples com esferas. Alguns alunos já quiseram ir mais longe e criar animações com objectos criados noutras aplicações. Podem ver aqui os primeiros resultados.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

5º E - Peixes Pelágicos II



A segunda fase de exploração de aplicações 3D está terminada, com a utilização do Doga L3 para criar modelos. Aqui o entusiasmo é grande, uma vez que o programa permite criar modelos muito detalhados de veículos. A terceira fase vai envolver a utilização do CB Model em modelação orgânica. E a seguir... guião, cenários, e animação 3D.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Perigos Online



Uma interessante animação stop-motion realizada por alunos da escola de Aguiar das Beiras centrada sobre os diferentes perigos que se podem encontrar na Internet.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tiras SeguraNet


Já conheces as tiras SeguraNet? Abordam de forma divertida problemas e comportamentos a ter na utilização da internet. Clica para descobrires: Tiras SeguraNet.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dia da Internet Segura


Para assinalar o dia da Internet Segura a 7 de Fevereiro, foi criada uma no site do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro. Ao longo da semana serão colocados e destacados conteúdos sobre este tema. A página será mantida após o finalizar da iniciativa.

Página Internet Segura
SeguraNet 2012.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

5º E - Peixes Pelágicos



A dar continuidade aos trabalhos da turma 5º E. O tema são os peixes pelágicos e a ideia é criar uma instalação de realidade mista com modelos em papier-machè e projecção de animações 3D em vídeo. As tarefas de criar os modelos reciclando papel de jornal e aprender a trabalhar com aplicações 3D decorrem em paralelo na sala, com os alunos a alternar entre experiências. No 3D estes já aprenderam elementos de Bryce e estão agora a começar a explorar o sempre popular Doga L3. E a seguir? CB Model para aprenderem modelação orgânica. Com estes três programas esperamos que os alunos criem modelos orgânicos de peixes em CB Model e modelos de ROVs em DogaL3 para mesclar em cenários tridimensionais com animação em Bryce 7 PLE, que permite um truque interessante com planos volumétricos e texturas que simulam água.