Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
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quinta-feira, 27 de junho de 2013
Projectos Finais Multimédia - 7.º ano (Sketchup)
Um dos trabalhos que mais gosto deu a acompanhar, com um nível muito elevado de criatividade e detalhes.
Trabalhos em Sketchup.
sexta-feira, 21 de junho de 2013
Projecto Multimédia Final TIC 8.º Ano (Mundo Virtual)
Por vezes o tempo é inclemente. O objectivo do aluno que criou estes trabalhos era desenvolver um pequeno mundo virtual com vários robots em movimento. O esforço foi muito, mas o tempo disponível não permitiu concluir o trabalho dentro dos objectivos previstos.
E foi pena. Foi mesmo por muito pouco que o mundo virtual em VRML não ficou montado.
Projecto Multimédia Final de TIC - Vídeo (8.º Ano)
Mais alguns trabalhos de vídeo criados por alunos de 8.º ano. São maioritariamente fan videos sobre bandas contemporâneas, ou utilizam músicas conhecidas o que entra em colisão com os algoritmos de propriedade intelectual dos sites de alojamento de vídeo. Por isso não nos é possível mostrar os trabalhos finalizados.
As capturas de ecrã do processo de edição demonstram o esforço dos alunos na edição, montagem e aplicação de efeitos. Nada mal para iniciação à edição não linear.
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Projecto Multimédia Final de TIC - Minecraft (8.º Ano) I
Dois trabalhos muito interessantes de alunos da turma D do oitavo ano. O Minecraft como ambiente de jogo aberto onde as crianças e jovens podem criar livremente as mais mirabolantes construções nunca cessa de me surpreender. O computador é a tela e o jogo o pincel que permite criar.
Os modelos em 3D, exportados para VRML pelo Mineways, podem ser visualizados no Sketchfab num browser que suporte WebGL.
terça-feira, 18 de junho de 2013
Trabalhos Finais - Projecto Multimédia (9.º Ano) IV
Um dos percursos de aprendizagem mais encantador que assisti foi o da aluna responsável por estes trabalhos de edição de imagem. Fascinada pelas possibilidades da colagem digital e edição de imagem utilizando o Gimp, aproveitou o tempo destinado aos projectos multimédia para uma jornada pessoal de descoberta que está espelhada nas muitas variantes das suas recriações.
Ao longo deste ano lectivo tentámos incidir nas aulas de TIC num largo espectro de aplicações que permitisse dar aos alunos uma visão abrangente da produção multimédia. O 3D foi a principal vertente de abordagem, mas a edição vídeo e de imagem não foram esquecidas. Tal como o programa original de introdução a aplicações office, abordado em ritmo rápido nas primeiras aulas para possibilitar tempo de exploração de outras vertentes das TIC. De fora, porque este tipo de abordagem foi experimental e também serviu para aferir pontos fortes e fracos, ficaram a programação em Scratch e o trabalho em audio.
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Trabalhos Finais - Projectos Multimédia (9.º Ano) III
Combinando o Minecraft com o Mineways, programa para exportar recursos do jogo para impressão em 3D, consegue-se dar aos alunos a possibilidade de criar um projecto utilizando um jogo muito interessante para criar elaboradas construções para aplicação em projecto multimédia - rendering 3D, mundo virtual em VRML e, talvez um dia, impressão em 3D das criações, dando fisicalidade aos objectos virtuais.
Pequeno mundo minecraft criado por uma aluna.
Para visualizar em 3D os mundos minecraft cliquem nos modelso alojados no Sketchfab.
Pequeno mundo minecraft criado por uma aluna.
Para visualizar em 3D os mundos minecraft cliquem nos modelso alojados no Sketchfab.
Trabalhos Finais - Projecto Multimédia (9.º Ano) II
Os trabalhos em Sketchup têm uma aparência exterior simples, que oculta um extraordinário olho para detalhes e pormenores por parte dos alunos que escolheram esta aplicação de modelação 3D como projecto final.
As capturas de ecrã não fazem justiça à complexidade deste trabalho, onde tudo foi meticulosamente modelado no programa.
O sketchup é uma aplicação popular entre os alunos porque simplifica o processo de criação em 3D e possibilita resultados imediatos. Pessoalmente, fico sempre surpreendido ao observar os elevados níveis de concentração dos alunos que escolhem esta aplicação para os seus projectos finais.
Trabalhos Finais - Projecto Multimédia (9.º Ano) I
Para finalizar o ano de trabalho e aprendizagem experimental em TIC os alunos individualmente ou em grupo realizaram um projecto multimédia em que teriam de utilizar algumas das tecnologias que abordaram ao longo do ano lectivo. Uma das mais populares entre os alunos foi a edição de vídeo não linear, o que se reflectiu nos projectos finais. Foram criados muitos fan videos de bandas populares, exprimindo aquela alegria adolescente no gosto pelos ídolos da cultura popular. Outros optaram por listas de best of. E alguns, muito criativos, criaram pequenas e divertidas curtas metragens que não posso divulgar publicamente por questões de privacidade das crianças.
O mais divertido e criativo projecto final. Mini-filme sobre um desejado atentado terrorista que rebentará a escola. O professor, vai-me ensinar a explodir a escola era uma running joke com um dos alunos responsáveis por este trabalho enganadoramente simples.
Outro dos projectos destacou-se por recorrer a um jogo para contar uma história... tipicamente adolescente. Digamos que é um machinima com as hormonas aos saltos.
As capturas de ecrã mostram o nível de complexidade a que chegaram alguns trabalhos. Para abordar a edição de vídeo escolhemos o Vegas Movie Studio, que equilibra opções avançadas com simplicidade no processo de trabalho. O objectivo era explorar com os alunos os recursos mais avançados da edição não linear, como montagem multi-pistas, conjugação de clips, animações, efeitos e recursos multimédia. Cabia aos alunos escolher a melhor solução de montagem para os seus projectos. Alguns optaram pela linearidade, outros trabalharam muito bem com a sobreposição de pistas de audio e vídeo.
Os dois vídeos mostrados são representativos dos trabalhos dos alunos, mas não representam todos os trabalhos. A publicação de fan videos com música de bandas contemporâneas entra em conflito com os algoritmos de vigilância dos direitos de autor do YouTube. Na generalidade, os alunos surpreenderam pelo empenho e criatividade dos seus projectos.
O mais divertido e criativo projecto final. Mini-filme sobre um desejado atentado terrorista que rebentará a escola. O professor, vai-me ensinar a explodir a escola era uma running joke com um dos alunos responsáveis por este trabalho enganadoramente simples.
Outro dos projectos destacou-se por recorrer a um jogo para contar uma história... tipicamente adolescente. Digamos que é um machinima com as hormonas aos saltos.
As capturas de ecrã mostram o nível de complexidade a que chegaram alguns trabalhos. Para abordar a edição de vídeo escolhemos o Vegas Movie Studio, que equilibra opções avançadas com simplicidade no processo de trabalho. O objectivo era explorar com os alunos os recursos mais avançados da edição não linear, como montagem multi-pistas, conjugação de clips, animações, efeitos e recursos multimédia. Cabia aos alunos escolher a melhor solução de montagem para os seus projectos. Alguns optaram pela linearidade, outros trabalharam muito bem com a sobreposição de pistas de audio e vídeo.
Os dois vídeos mostrados são representativos dos trabalhos dos alunos, mas não representam todos os trabalhos. A publicação de fan videos com música de bandas contemporâneas entra em conflito com os algoritmos de vigilância dos direitos de autor do YouTube. Na generalidade, os alunos surpreenderam pelo empenho e criatividade dos seus projectos.
sábado, 1 de junho de 2013
3D Alpha vs ITEC
Os alunos do 7.º D estão a terminar os trabalhos de segundo semestre. Estão a ter oportunidade de participar no projecto iTEC, o que não tem sido tarefa fácil. Os noventa minutos semanais de TIC mal chegam para aprender a mexer nas tecnologias, criar trabalhos introdutórios e fazer a partilha online. Integrar o iTEC com o 3DAlpha revelou-se mais difícil do que o esperado. Mesmo assim, apesar de não cumprir todos os requisitos do iTEC os alunos experimentaram tecnologias de criação em 3D (a vertente deste nosso projecto), criaram espaços de partilha online que começam a utilizar autonomamente e, pegando em conceitos matemáticos, estão a afadigar-se a criar um trabalho híbrido que mistura matemática, educação visual e TIC.
E o que pretendem os alunos fazer? Em Educação Visual exploraram conceitos matemáticos de geometria aplicados em desenho que após digitalização serão utilizados como mapas de textura para objectos virtuais tridimensionais. TIC serviu para aprender a trabalhar com diferentes aplicações e estruturar o processo de trabalho. Partiram do sonhar - imaginar como integrar diferentes saberes num projecto; passaram pelo explorar - aprendendo e aplicando os diversos conceitos de matemática e ferramentas digitais; pelo mapear - estruturando um esquema de trabalho para levarem a bom porto as suas ideias; e encontram-se agora firmemente imersos no fazer criando projectos colaborativos. Estas são fase previstas no projecto que se revelaram úteis para estruturar os processos criativos. Depois... como poderão ver em seguida, as ideias dos grupos de trabalho são muitas e envolvem todas a criação de vídeos de animação 3D.
O objectivo deste grupo é, como disseram os elementos, criar um museu ao ar livre onde os nossos trabalhos aparecem mapeados em formas geométricas.
Uma ilha, uma casa e um personagem que se irá mover no espaço da ilha. Suspeito que os desenhos dos alunos em educação visual serão as texturas do personagem.
Este projecto é ambicioso. A ideia do grupo é criar uma cidade e animar em 3D de forma a que os trabalhos que fizeram em educação visual surjam projectados em televisores nos prédios. Parece complexo, e é-o. Obriga a pensar em três frentes: criação de objectos 3D em Sketchup, composição, texturização e rendering em Bryce, e edição não linear de vídeo para criar o efeito de vídeos sobrepostos (um trabalho judicioso com layers em Vegas resolve o problema). Este professor, g33k confesso, visualizou imediatamente um cenário ao estilo Blade Runner mas deixou-se ficar caladinho. Estas ideias estão a surgir da mente dos alunos, talvez algo pervertida por alguma influência a puxar para o lado tridimensional, mas refira-se que eles estão a pegar nas sugestões e a levar muito mais longe do que eu imaginaria. É uma boa sensação e indica que um dos mais importantes objectivos destes projectos está a ser atingido: que os alunos percebam que os recursos digitais podem ser utilizados como ferramentas criativas e que o limite para os projectos está na imaginação.
Nesta imagem evocativa de esoterismos irão surgir os trabalhos gráficos das alunas responsáveis. A animação vai envolver um asteróide... porquê? Não me perguntem, sou meramente o professor.
Este é o projecto mais tradicional. O conceito é simples: criar um museu virtual, aplicar os desenhos como mapa de textura em sólidos, e criar um percurso de câmara que simule uma visita.
Sobre este estou confessamente curioso. Sei que envolve mechas. Mais que isso os alunos não se descosem.
Estas flores não estão trabalhadas em temos de textura porque, de acordo com as alunas responsáveis, os seus trabalhos estarão no centro das pétalas. E o aspecto de parada militar é intencional. O objectivo será o de fazer um travelling com a câmara ao longo da série de flores. Porque quatro? É o número de elementos do grupo.
Estes são alguns dos trabalhos que irão servir de mapa de texturas para os projectos dos alunos. Representam a exploração gráfica de conceitos de geometria plana, traçados e construções geométricas. Resta finalizar a composição de cena, aplicar texturas e animar.