Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
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terça-feira, 31 de maio de 2016
Fab@rts are go!
Temos imenso prazer em dizer que esta não é a nossa segunda impressora 3D. Destina-se ao Centro de Recursos Poeta José Fanha, onde vamos arriscar a criação de um makerspace dedicado à impressão 3D com apoio da Rede de Bibliotecas Escolares e ajuda da Beeverycreative. É um projecto estimulante, que conta com as TIC em 3D como parceiro, e está quase a arrancar. Só nos faltam os tablets... que estão quase a chegar!
Mas... we are go for Fab@rts!
segunda-feira, 30 de maio de 2016
TIC Intergeracional
Na passada sexta-feira as portas da escola abriram-se para um momento especial. Os alunos da turma D do sétimo ano foram os anfitriões dos utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro. Tinham-nos pedido um momento em que os utentes estivessem algum tempo a jogar no computador com os meninos. Como somos as TIC em 3D, achámos que poderíamos ir mais longe. E fomos.
Com pouco tempo disponível, preparámos um evento que permitisse aos visitantes experimentar um pouco do que fazemos no âmbito das TIC no agrupamento, com três espaços. Um dedicado à aprendizagem de programação e estímulo ao pensamento computacional sem utilizar computadores, com os nossos kits Cody & Roby; outro dedicado aos drones e programação em Tynker; e, como não podia deixar de ser, um espaço dedicado à impressão 3D.
Espaço Programar Sem Computador
A impressora, pronta a imprimir.
O que é que vai sair daqui...? Mal os drones levantam voo, os olhos de todos arregalam-se!
Tínhamos algumas reticências quanto à turma seleccionada para este evento. Das de sétimo ano, é a que se tem mostrado mais agitada e complicada de trabalhar. Para complicar, se estão habituados ao 3D, introdução à programação é assunto que só irão abordar no oitavo ano. Os kits Cody & Roby e os drones estão adstritos às actividades de introdução à Programação no 1CEB. A parte técnica da impressão 3D também não tem sido abordada na prática. Como fazer? Uns dias antes da sessão, recorremos a uma aula de Inglês para mostrar aos alunos o que era pretendido de cada grupo. Mostrou-se o Cody & Roby e a programação de voo em Tynker aos grupos designados. Os da impressão 3D vieram ao espaço onde a impressora costuma estar a trabalhar, para aprender como funciona esta tecnologia. Confesso que não se esperava mais do que um evento em que os grupos interagissem com os idosos, mostrando os jogos, drones e impressora.
Contra o que esperávamos, os alunos levaram muito a peito esta tarefa. Especialmente quando perceberam que este pequeno evento fazia parte da European Maker Week. Temos de estar à altura, ouvi, estamos a representar o nosso país. E estiveram. Muito além do esperado e do solicitado.
O que surpreendeu na atitude dos alunos, para além do empenho e simpatia que colocaram no momento de partilha, foi o cuidado que tiveram em explicar o porquê das tecnologias que estavam a demonstrar. Imagine como é que um computador funciona, ouvi quando me aproximei dos grupos do Cody & Roby. Os alunos do grupo dos drones que ficaram desiludidos quando optámos por fazer voos livres no Freeflight, e não puderam mostrar os programas que tinham desenvolvido no Tynker. E, especialmente apaixonante para o âmbito das TIC em 3D, o momento em que uma das alunas explica exactamente o que é que é isso da impressão 3D.
Para facilitar o trabalho dos alunos tínhamos preparado pequenos guiões com tópicos introdutórios às diferentes vertentes das tecnologias. A aluna que explicou à assistência o que é a impressão 3D levou a sua interpretação muito mais longe do que as ideias de base que lhes demos. Num discurso apaixonado, falou do que fazia nas aulas, das entranhas da tecnologia, e pelas suas palavras sublinhou o que é realmente importante nesta tecnologia, o engenho humano: "sabem o que é que é o mais importante na tecnologia? (....) não são as máquinas que interessam, é o que queremos fazer com as nossas ideias".
Não precisei de falar. Nem podia, por razões de saúde que me obrigaram a encurtar a minha presença (e a da impressora 3D) no evento. Tinha preparado um objecto alusivo ao evento, mas só consegui imprimir dois exemplos.
Estes alunos revelaram-se, mostraram-se capazes de ir mais além. A actividade continuou em convívio. E ficou a proposta de repetir este momento. Com um pouco mais de tempo de preparação, esperamos. O desafio colocado em contra-tempo nas mãos da Prof.ª Conceição Moleiro, directora de turma dos alunos escolhidos, e às TIC foi respondido acima de todas as expectativas por este grupo de alunos que se revelou de forma excepcional. Esperamos que se tenha proporcionado aos utentes do lar da SCMVP um momento de convívio e partilha, com os nossos alunos a mostrar formas diferentes de aprender com tecnologia. Poderíamos ter feito mais, e melhor, mas o curto tempo de preparação não nos permitiu ir mais longe.
sábado, 28 de maio de 2016
Tutoriais Tinkercad no Scribd
Os tutoriais sobre Tinkercad que temos estado a desenvolver estão arquivados como colecção pública no Scribd: Tutoriais Tinkercad.
Tutorial Tinkercad 08: Formas Paramétricas
Na modelação 3D, formas paramétricas são aquelas que podemos alterar, deformar e gerar manipulando parâmetros específicos. Permitem modelos impossíveis de criar com modelação por primitivos, alargando o leque de possibilidades de modelação 3D no Tinkercad. Esta aplicação disponibiliza um pequeno conjunto de formas personalizáveis, e uma linguagem de scripting que permite aos utilizadores criar as suas próprias formas paramétricas, disponibilizadas na aplicação. Este tutorial está disponível na página de Recursos: Tutoriais.
Instantes
Encomenda despachada. Neste fim de semana, os alunos do AE Venda do Pinheiro participantes no Concurso de Matemática Pangea vão ter uma identificação condigna.
Mas confesso que quando a professora de Matemática me disse que iria colocar os símbolos em feltro, não era o que estava à espera.
Não é alusivo aos santos populares, mas podia ser. Este santo antónio foi criado para mostrar a impressão 3D no evento TIC Intergeracional, com alunos de uma turma de sétimo ano a mostrar aos utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro o que se faz com drones, jogos de introdução à programação e impressão 3D.
O santo saiu da vectorização do logótipo da SCMVP. Daqueles barrocos, todo heráldico. Optei por imprimir apenas o santo, que poderá ser reaproveitado para outras andanças.
Com estes termina uma turma de marcadores impressos em 3D. Por pouco não ia imprimindo a máscara, um dos melhores trabalhos de Inkscape e Tinkercad saídos desta turma. A aluna esqueceu-se de partilhar o link para o projecto...
O incrível momento em que esta aluna fala do que é a impressão 3D durante o evento TIC Intergeracional. Tinha-lhes preparado um pequeno guião auxiliar. Ela foi muito mais longe: "sabem o que é que é o mais importante na tecnologia? (....) não são as máquinas que interessam, é o que queremos fazer com as nossas ideias". WOW! Eu nem abri a boca (também, não podia...). Eu sabia que a aluna iria fazer um bom trabalho. Não esperava é que o fizesse com tanta paixão, e a mostrar que reflectiu em tudo o que tinha a dizer. São estas faíscas que nos fazem ganhar o dia.
Segurança na Internet - Notas
(notas da sessão sobre segurança na internet para pais e encarregados de educação decorrida no Centro de Recursos Poeta José Fanha, no 2.º período. Parceria entre a Coordenação PTE e as Bibliotecas Escolares do AEVP.)
Slide 1 - apresentação. falar da sessão como momento em que transmitimos informação sintetizada por fundação pt com apoio da psp e anpri. poderemos não concordar com todas estas sugestões, mas são pertinentes para a segurança digital de todos - nós e nossos alunos.
slide 2 - poderíamos, hoje, viver sem internet? parece uma forma radical de iniciar esta discussão, mas reflictam um pouco e vejam até que ponto a rede se entrosou nas nossas formas de vida, de organização social, no dia a dia. desde o email/mensagens/apps que nos ajudam a comunicar em tempo instantâneo ao entretenimento das redes sociais, enfim, todo o potencial do acesso livre à informação. agora, sendo mauzinho: lembram-se de quanto tínhamos que esperar anos por livros, discos ou filmes que gostaríamos de conhecer, até eles chegarem aos espaços que frequentamos?
slide 3 - esta liberdade, este espaço enorme de actuação que temos, este novo território cujo mapa muda a cada minuto, obriga-nos a repensar atitudes. mas, fundamentalmente, boa parte delas são mero bom senso e regras elementares do dia a dia.
ler slide 3
slide 4: passwords: perguntar se... têm a mesma chave para casa e carro. porquê? falar dos esquemas de phishing, falar de algoritmos.
slide 5: privacidade. a partilha está entranhada na própria infraestrutura da internet. mas nós não somos bits, aquilo que partilhamos tem repercussões directas sobre a forma como somos vistos. falar de persona, contar história sobre partilhas em excesso e consequências.
slide 6: o porquê da partilha? construir personalidade.
slide 7: oversharing, e como é fácil deduzir dados muito pessoais a partir de pequenos indícios.
contar história do jornalista australiano que libertou os seus meta-dados online.
sllide 8 - passar a jacq e pedro. their scene.
slide 9 - importante vigiar, estar atento a alertas. sensações de incómodo, olhem, não sei. eu não tenho filhos. mas sinto que sabem muito bem quais os sinais quando algo não anda bem com os vossos.
slide 10: a sucker is born every minute. este tipo de situações é quase automatizada, e baseia-se numa premissa muito, muito simples, possibilitada pela massividade da internet: se 1% cair, é um número enorme.
esquemas de phishing são os mais perigosos, porque tentam aceder directamente a dados confidenciais. spam é lucro rápido, largamente inócuo, mas pode ser veículo para coisas piores.
slide 11: como detectar? recordem-se, ninguém dá nada a ninguém... boa parte destes esquemas baseia-se na suspensão da descrença, na ilusão imediada que suspende o sentido crítico.
slide 12: aqui, mais grave. tentar passar-se por uma entidade para enganar o utilizador. e não é tão fácil como parece identificar a fidedignidade da mensagem, mas uma é lógica: bancos nunca solicitam informação importante por canais inseguros. não por se importarem com os clientes... mas porque seriam processados.
slide 13: o famoso. aqui pode ser mais grave. dá algum trabalho repor a normalidade, e nalguns casos mais graves, onde os nossos ficheiros são encriptados, podemos mesmo perder tudo.
slide 14: história dos vírus, mercado lucrativo, botnets e etc. não é pessoal, é uma agulha num palheiro.
slice 15: dicas. a fundamental é ter cuidado com clicks em links. ler, analisar antes.
slide 16: mas no computador é relativamente fácil controlar. e nos dispositivos móveis? quase impossível, e trazem novos perigos. acessibilidade, perda de dados, apps inseguras, geolocalização.
slide 17: sejamos paranóicos. sabem aquelas cenas de filme em que os espiões destroem os telemóveis para não serem apanhados? not fake. se uma coisa o caso snowden nos ensinou são as capacidades disponíveis para penetrar telemóveis.
slide 18: apps maliciosas. regra elementar: usar as lojas. podem ser um walled garden, mas são uma garantia de segurança. regra AINDA MAIS elementar: ler as permissões. é mesmo preciso que um jogo tenha acesso... aos sms?
slide 19: essencialmente, passwords, e perfis de admin. usar o meu exemplo: tenho esse perfil, apenas uso quando necessário. dia a dia uso perfil downgraded. questão dos filtros: soluções técnicas para problemas éticos que são facilmente torneáveis e geram mais problemas éticos e técnicos.
slide 20: usar o discurso de sala de aula sobre o potencial da internet e as forças que a querem limitar. proteger-nos é, de facto, proteger a nossa liberdade.
slide 21: links. e agora, perguntas e repostas... (oh dear)
Slide 1 - apresentação. falar da sessão como momento em que transmitimos informação sintetizada por fundação pt com apoio da psp e anpri. poderemos não concordar com todas estas sugestões, mas são pertinentes para a segurança digital de todos - nós e nossos alunos.
slide 2 - poderíamos, hoje, viver sem internet? parece uma forma radical de iniciar esta discussão, mas reflictam um pouco e vejam até que ponto a rede se entrosou nas nossas formas de vida, de organização social, no dia a dia. desde o email/mensagens/apps que nos ajudam a comunicar em tempo instantâneo ao entretenimento das redes sociais, enfim, todo o potencial do acesso livre à informação. agora, sendo mauzinho: lembram-se de quanto tínhamos que esperar anos por livros, discos ou filmes que gostaríamos de conhecer, até eles chegarem aos espaços que frequentamos?
slide 3 - esta liberdade, este espaço enorme de actuação que temos, este novo território cujo mapa muda a cada minuto, obriga-nos a repensar atitudes. mas, fundamentalmente, boa parte delas são mero bom senso e regras elementares do dia a dia.
ler slide 3
slide 4: passwords: perguntar se... têm a mesma chave para casa e carro. porquê? falar dos esquemas de phishing, falar de algoritmos.
slide 5: privacidade. a partilha está entranhada na própria infraestrutura da internet. mas nós não somos bits, aquilo que partilhamos tem repercussões directas sobre a forma como somos vistos. falar de persona, contar história sobre partilhas em excesso e consequências.
slide 6: o porquê da partilha? construir personalidade.
slide 7: oversharing, e como é fácil deduzir dados muito pessoais a partir de pequenos indícios.
contar história do jornalista australiano que libertou os seus meta-dados online.
sllide 8 - passar a jacq e pedro. their scene.
slide 9 - importante vigiar, estar atento a alertas. sensações de incómodo, olhem, não sei. eu não tenho filhos. mas sinto que sabem muito bem quais os sinais quando algo não anda bem com os vossos.
slide 10: a sucker is born every minute. este tipo de situações é quase automatizada, e baseia-se numa premissa muito, muito simples, possibilitada pela massividade da internet: se 1% cair, é um número enorme.
esquemas de phishing são os mais perigosos, porque tentam aceder directamente a dados confidenciais. spam é lucro rápido, largamente inócuo, mas pode ser veículo para coisas piores.
slide 11: como detectar? recordem-se, ninguém dá nada a ninguém... boa parte destes esquemas baseia-se na suspensão da descrença, na ilusão imediada que suspende o sentido crítico.
slide 12: aqui, mais grave. tentar passar-se por uma entidade para enganar o utilizador. e não é tão fácil como parece identificar a fidedignidade da mensagem, mas uma é lógica: bancos nunca solicitam informação importante por canais inseguros. não por se importarem com os clientes... mas porque seriam processados.
slide 13: o famoso. aqui pode ser mais grave. dá algum trabalho repor a normalidade, e nalguns casos mais graves, onde os nossos ficheiros são encriptados, podemos mesmo perder tudo.
slide 14: história dos vírus, mercado lucrativo, botnets e etc. não é pessoal, é uma agulha num palheiro.
slice 15: dicas. a fundamental é ter cuidado com clicks em links. ler, analisar antes.
slide 16: mas no computador é relativamente fácil controlar. e nos dispositivos móveis? quase impossível, e trazem novos perigos. acessibilidade, perda de dados, apps inseguras, geolocalização.
slide 17: sejamos paranóicos. sabem aquelas cenas de filme em que os espiões destroem os telemóveis para não serem apanhados? not fake. se uma coisa o caso snowden nos ensinou são as capacidades disponíveis para penetrar telemóveis.
slide 18: apps maliciosas. regra elementar: usar as lojas. podem ser um walled garden, mas são uma garantia de segurança. regra AINDA MAIS elementar: ler as permissões. é mesmo preciso que um jogo tenha acesso... aos sms?
slide 19: essencialmente, passwords, e perfis de admin. usar o meu exemplo: tenho esse perfil, apenas uso quando necessário. dia a dia uso perfil downgraded. questão dos filtros: soluções técnicas para problemas éticos que são facilmente torneáveis e geram mais problemas éticos e técnicos.
slide 20: usar o discurso de sala de aula sobre o potencial da internet e as forças que a querem limitar. proteger-nos é, de facto, proteger a nossa liberdade.
slide 21: links. e agora, perguntas e repostas... (oh dear)
sexta-feira, 27 de maio de 2016
"Conta-nos Uma História"... em 3D
A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção Geral de Educação disponibilizou um arquivo de todos os trabalhos enviados para o concurso Conta-nos Uma História, que desde 2009 tem desafiado alunos e professores do primeiro ciclo a contar histórias em podcast e vídeo. Na edição de 2011 está um certo Sonho de Cores Diferentes, talvez o único trabalho a concurso que foi integralmente feito em animação 3D por alunos do que à altura era uma turma de terceiro ano de escolaridade. É uma boa recordação de um projecto que marcou os alunos e os professores envolvidos.
O focalizar das nossas actividades em espaços virtuais e agora na impressão 3D tem deixado para trás algumas experiências interessantes. A animação 3D, com aplicações simples, é uma delas. Será que as TIC em 3D voltarão a conseguir fazer uma experiência destas? Podem ver um pouco do que temos feito nessa área na página Animações.
quinta-feira, 26 de maio de 2016
Tutorial Tinkercad 07: Impressão 3D
Podemos utilizar uma vasta gama de aplicações para criar modelos para impressão 3D. O que é que distingue o Tinkercad das restantes? A sua facilidade de utilização é um dos fatores de distinção. O mais importante é a capacidade do programa em gerar ficheiros STL sem erros para impressão 3D. Agrupando os elementos de um modelo 3D com a opção Group, o Tinkercad gera um ficheiro para impressão estanque (sem buracos na malha poligonal que o compõe), com arestas a definir apenas duas faces e normais orientadas na mesma direção. Estes são requisitos essenciais para que o modelo imprima corretamente. É também possível importar um modelo 3D em STL com erros, e agrupando com uma forma no Tinkercad gerar uma cópia sem erros para impressão. Este tutorial está disponível na página Recursos: Tutoriais.
Tutorial Tinkercad 06: Formas e Importação de Ficheiros
A modelação em 3D utilizando primitivos e operações booleanas tem limitações. No Tinkercad não podemos obter formas por revolução, extrusão, varrimento ou lofting. Para modelos que necessitem de formas mais complexas, podemos recorrer às bibliotecas de formas e Objetos Paramétricos. Com desenho vetorial, podemos importar caminhos SVG que o Tinkercad transforma em formas tridimensionais. Também podemos criar elementos e modelos noutros programas de modelação 3D com ferramentas mais avançadas, e importar para o Tinkercad após conversão para STL. Este tutorial está disponível na página Recursos: Tutoriais.
Tutorial Tinkercad 05: Duplicar, Simetria, Inferências
Para modelar no Tinkercad podemos recorrer a ferramentas que nos auxiliam o processo de modelação. Neste tutorial vamos aprender como Copiar, Colar, Duplicar e Apagar, recorrer a atalhos de teclado para Duplicar, criar Simetrias e gerar formas complexas ou padrões com a duplicação com inferência. Este tutorial está disponível na página Recursos: Tutoriais.
quarta-feira, 25 de maio de 2016
Tutorial Tinkercad 04: Modelar
No Tinkercad a modelação 3D é feita utilizando primitivos - formas geométricas elementares que podemos deformar e combinar para criar modelos complexos. Para além das formas primitivas comuns, o Tinkercad oferece uma extensa biblioteca de outras formas que podem ser utilizadas nos projetos de modelação. Este tutorial está disponível na página de Recursos: Tutoriais.
Tutorial Tinkercad 03: Workplane
O Tinkercad é um modelador 3D concebido para simplificar o processo de modelação. Aplicação web, funciona em qualquer browser capaz de correr Web GL e não requer instalação de software. Esta aplicação utiliza o processo de modelação por primitivos (formas geométricas elementares) com operações booleanas de união e exclusão. Gratuito, simples e fácil de utilizar, é uma excelente ferramenta para criar modelos em impressão 3D. Neste tutorial, vamos aprender a trabalhar com a folha de trabalho (workplane). Este tutorial também está disponível na página de Recursos.
terça-feira, 24 de maio de 2016
Olha, ali em cima!
Os drones invadiram a aula de Inglês! E apanharam os alunos a jogar ao Cody & Roby. Hoje foi dia de preparar os alunos anfitriões do evento TIC Intergeracional. Aprenderam que se pode perceber o que é a programação sem usar computadores, puseram drones a voar em voo programado no Tynker, e descobriram o que está por dentro de uma impressora 3D. O próximo passo é partilharem com os utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro. É já na próxima sexta-feira!
Tinkercad 02: Rodar, Mover, Dimensionar
Reposicionar, rodar, redimensionar: os três érres do 3D. Neste tutorial mostramos como fazer estas operações essenciais para modelar no Tinkercad. Este, e outros tutoriais, estão disponíveis na página Recursos: Tutoriais.
domingo, 22 de maio de 2016
Tinkercad 01: Interface
Hora de começar a estruturar em documentos as metodologias de trabalho com o Tinkercad. Começo por este tutorial, dedicado ao interface da aplicação. Este, e outros tutoriais, estão disponíveis na página Recursos: Tutoriais das TIC em 3D.
3D Printing With Sketchup: Quick Tutorial
Readers of this magazine may find this Sketchup Make tutorial a bit too simple, very elementary, and below the usual standards of the tips and tricks shared here by advanced users. Its simplicity is precisely its point. This tutorial is not for you, advanced users. It's for the kids.
I'm a schoolteacher, teaching Information and Communications Technology (ICT) in a Portuguese school. Sketchup Make is used extensively by my 11-12 year old pupils, as well as other 3D modelling apps and a 3D printer. ICT class is about exposing our students to digital technology, teaching them the basics of computer use, and challenging them to learn work methodologies with digital tools. In our specific case, we took a good look at the curricular goals for ICT, which are generally achieved with internet research and office tools, and asked ourselves what would be more interesting: challenging pupils to create multimedia projects using office tools, or 3D modelling programs? The learning goals are the same, but the more advanced tools used give our students a broader horizon, enabling them work in projects that are far from their personal experiences. And, in the case of Sketchup, they love using it.
Our focus is not in training accomplished 3D modellers or designers, but in the broadening of young children's horizons. To put it in another way: when preparing children for an uncertain future of fast evolving technologies, is it more important to train them as Microsoft office ninjas, or to foster inquisitive minds and flexibility with digital tools? As a result of these ideas, my class is one of those rare ones where students enter without prior knowledge of the subject and exit a few weeks later holding their own 3D printed objects in their hands.
This quite lengthy introduction serves as a justification for this basic tutorial. This is about teaching young kids to use Sketchup Make, so it has to be simple, fast, and give quick results. Usually I teach them to create a simple house in order for them to gain proficiency with Sketchup modelling tools, and then a dome/chess piece/church steeple to teach some more advanced techniques. Why church steeples, you ask? Well, if you combine a complex profile with a polygonal path in Sketchup's follow me tool, you end up with some pretty cool structures, very similar to the steeples in baroque churches. And we have a lot of those buildings in Portugal.
3D printing with Sketchup has its pitfalls even for advanced users. Unleashing this tool with children creates a specific set of difficulties, since they haven't yet acquired the necessary dexterity and rigor in modelling. Sketchup's flexibility with geometry makes it easy to create complex and beautiful pieces that are a nightmare to prepare as prints. From our experience, other applications, such as Tinkercad, are actually more suitable to enabling children to easily create 3D printable models. To be fair, Sketchup with its export to STL plug-in is amazing for simple pieces, and maybe the complete set of tools in the Professional version ease up the job of creating 3d printable hollow shells. However, at our level of teaching, Sketchup Make is the best tool. Hence this tutorial, showing how to use it to create a simple, 3D printable Sketchup model. Shall we begin?
1. To begin, let's set up our workspace. Since we're creating for 3D printing, control over dimensions is very important. Sketchup Make is a very rigorous modeller, but we need to make sure our model is printable, that it's dimensions do not exceed those of the printer, and that small details are not too small for the printer resolution. To make this process easier, we'll choose the architectural design - millimetres template. 3D printers use millimetres as unit of measurement.
2. Using
the square tool, let's draw a 50x100 mm rectangle on the x-y plane. That will
give us a nice, hefty and quick 3d print.
3. Using
drawing tools, let's change the shape of the rectangle into a more organic
shape. Use the erase tool to delete unnecessary lines. Be careful so as not to
leave excessive geometry on the shape.
4. Using
the push-pull tool, let's extrude our shape 5 mm in the z plane (the vertical).
Then, select all shapes and group it into an object (left mouse button - make
group option).
5. Now we must be careful. 3D printers require solid models, with non-manifold geometry and no holes in the mesh. Errors are very easy to create in Sketchup. Sometimes, all you need is an extra, nearly invisible point or edge to turn an interesting model into a non solid one, which will give unexpected or bad results upon the printing process. To certify that your shape is solid, turn on the Entity Info on the default tray and periodically select your group. If the Entity Info says it's solid, then you have a 3D printable model. If not, you'll have to hunt down the error (a stray edge is the culprit on most of the cases) or using CTRL + Z, step back in your workflow. The rule of thumb is: Solid Group - printable; just a Group - non printable. Of course, you can always import your non-solid model into your favourite slicer and print it, but you'll find the end results rather disappointing, and a waste of filament. Alternatively, you can use mesh correction software such as Netfabb, Meshlab or Meshmixer to correct your shape.
6. Let's create an outer rim for our base. Click on the model using the left mouse button, and select Edit Group in order to work on the model without ungrouping it. Using the offset tool, create an inner contour. Then, using the push-pull tool, push the larger surface inward. That will create the outer rim and diminish the overall volume of the model, also an important consideration when modelling for 3D printing. In the example, I've pushed down the surface by minus 3mm. Be careful during this phase, and check often the Entity Info panel to see if the model remains a solid group.
7. We have the base for our keychain. Now let's personalize it with our name. This is very easy, using the text tool in Sketchup Make. The text tool will extrude any font into a 3D shape, so it's important to remember that fonts with lots of lines will generate excessive geometry and non-solid objects.
8. Rotate, reposition and use the Scale Tool to adjust the text object. When positioning the text, remember to be certain that the text intersects the keychain base.
9. The text object is a solid component. Let's turn it into a solid group. Select it, using the left mouse button click on explode, and without deselecting it, click the left mouse button on make group. Check for Solid Group on the entity info panel. If you end up with a non-solid group, check the font on the text tool, to see if its shape is the best for a solid object.
10. A small detail: let's model a small hole in the keychain to pass a string or chain. Double click on the group (or choose edit group in the context menu with the left mouse button), trace a circle, and use the push-pull tool to generate a hole. Remember to check the Entity Info panel to see if it remains a solid group.
11. Time to finish our keychain. We have two objects, the name and the keychain, that intersect. We have to transform them into a single 3d printable model. Boolean tools accomplish this, but they're not available in the Make edition. So, to make our two groups into a solid object, we'll use the Outer Shell tool. To use it, select one of the groups by clicking it, check the Outer Shell tool in the Tools menu, and click the other group. If the end result is an Solid Group, then the model is ready to print. If not, we must step back and solve whatever issues are interfering with the successful conclusion. Sometimes, we actually need to redesign shapes in order to get them right.
The Outer Shell Tool will intersect inside geometry and turn two intersecting objects into an hollow one. It's a very useful tool to use with 3D printing, because it turns our objects into what we need: an hollow, solid model. Still, it's not a straightforward process. Weirdly, sometimes two solid groups do not add up. We can always correct it in the STL validation phase, or just try and print it as is, hoping to have a good result. However, I prefer to finish the Sketchup modelling phase with the certainty that the model is printable.
You may have noticed that the model images in this tutorial have changed, I had to redesign some details in order for the Outer Shell Tool to give me appropriate results.
12. Now, all we need is to export our model to our 3D printer. Sketchup Make does not export natively into STL, the preferred format for 3D printing. You can export it as a Collada object, and convert it in STL using Meshlab, but my empirical use taught me that this process deletes dimension information, and the STL model will not be of the same size that it was originally modelled in Sketchup. The best export results are achieved using a cool plug-in made by the Sketchup team: SketchupSTL. You can find it very easily on the extensions warehouse. Install it, and now you can directly export Sketchup models as STL files.
To export, select Export STL from the file menu. You can choose the units of measurement, and the type of STL file. Select ASCII.
13. Your keychain is ready to print. Still, before importing it into your 3D printer slicer software, it is highly recommended that the model is verified by an STL validation app. We use netfabb for this process.
Now, all you need is to insert filament into your 3D printer, and press print. A small object of this size is usually a quick twenty minutes to one hour print using medium resolution in our beethefirst printer.
(Artigo-tutorial para a Sketchup Magazine, que nunca chegou a ser publicado. Compreendo o porquê, estas dicas são demasiado simples para um site dedicado a utilizadores avançados.)