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sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Instantes


Esta semana em TIC foi hora de arrancar projetos eTwinning e aprender a modelar em 3D com o Sketchup Make. 


Entretanto, a impressora BEEINSCHOOL vai avançando na tarefa longa de imprimir as placas identificadoras que os alunos modelaram em Tinkercad.


No LCD decidimos estruturar as atividades por temas. Segunda é dia de 3D, da modelação à impressão. A aposta é no 3DC.io.


Terça é o dia dedicado à programação. Começamos com jogos unplugged. O CodyRoby encanta sempre.


Quinta treinamos voo de drones, com desafios de voo rigoroso. O drone sofre um pouco, mas os pilotos estão a melhorar.


Quarta é  o dia dedicado a montar e programar o robot Anprino. Não é um projeto fácil para alunos de quinto ano, mas peça a peça e parafuso e parafuso, o robot vai ganhando forma.

Codeweek 2017


No computador, tablet ou telemóvel, os nossos alunos participaram na Codeweek EU 2017 com a realização de uma Hour of  Code nas aulas de TIC. As datas deste evento, muito próximas do início do ano letivo, não ajudam a planear atividades mais abrangentes que despertem a atenção da comunidade educativa para a importância do pensamento computacional.



Nas turmas de sétimo, após uma exploração de conceitos elementares em modo unplugged, o desafio foi chegar ao final de uma Hour of Code. Se o computador foi o meio principal, os telemóveis e tablets foram ecrãs alternativos para os participantes.


As turmas de oitavo ano também participaram, com orientação da Prof.ª Sandra Neves. 







Pelas imagens, o entusiasmo foi grande, e os desafios foram além da Hour of Code clássica.


As atividades Codeweek EU decorreram de 16 a 20 de outubro, envolvendo cerca de 300 alunos do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro. No dia 21, as atividades do clube de robótica estiveram representadas na mostra de projetos do evento Codeweek, organizado em parceria pela ERTE-DGE e ANPRI, na Escola Secundária Eça de Queirós, Lisboa. Um ponto final a condizer para mais uma edição da Codeweek. Para o ano, contem novamente connosco!

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Nós e os Robots


Entre o evento Codeweek, tive de roubar um tempo para uma visita fugaz à exposição integrada na conferência sobre ética na robótica e padrões de segurança, que decorreu no passado fim de semana no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva. Essencialmente, um mostruário de projetos de investigação universitária e militar que exploram robótica avançada em Portugal. 






Robots sociais, drones de vigilância, mãos robóticas e programação dos versáteis NAO foram os mecanismos inteligentes expostos. Não consigo deixar de me perguntar se os alunos que hoje participam nas atividades de robótica, futuramente se dediquem a avançara este campo de investigação e desenvolvimento.

domingo, 22 de outubro de 2017

Codeweek 2017


Sábado, 21 de outubro, foi dia de participar no evento Codeweek 2017, organizado pela Equipe de Recursos e Tecnologias Educativas da DGE em conjunto com a ANPRI na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa.  Este evento reuniu professores ligados aos diferentes projetos de ensino das TIC, entre clubes de robótica e programação e docentes de TIC. Da parte da manhã foram discutidas no auditório questões ligadas ao estímulo pedagógico de tecnologias e mostrados alguns dos projetos de robótica que têm tido mais impacto nacional e internacional. Foi uma parte do evento que perdemos, entre a montagem do espaço do Laboratório de Criatividade Digital e um pulo rápido ao Pavilhão do Conhecimento, aproveitando a ida a Lisboa para visitar a pequena exposição Nós e os Robots, os Robots e Nós, inserida na conferência internacional ICRESS-2017: International Conference on Robot Ethics and Safety Standards. Evento que tinha entrada gratuita e um programa aliciante, mas a nossa prioridade era participar na partilha de experiências de tecnologias na educação. Regressámos ao evento Codeweek a tempo de ficar a conhecer os projetos desenvolvidos no âmbito do Cansat e a partilha de experiência de Jaime Rei, coordenador do mais bem sucedido clube de robótica português, da escola de S. Gonçalo em Torres Vedras, uma referência nacional e internacional, pelos prémios que os seus alunos conquistam, mas essencialmente pela resiliência e preparação que lhes dá.


No espaço dedicado ao nosso clube mostrámos as vertentes que exploramos, ou tentamos explorar, nas atividades do LCD. Trouxemos um pouco de tudo: programação de drones com Tynker em tablets, eletrónica modular com LittleBits, o Anprino Arthur que usamos em demonstrações (os alunos estão a construir o nosso segundo robot anprino, onde iremos explorar todos os aspectos deste projeto em que estamos envolvidos).


 Não esquecemos a programação unplugged e os jogos tabletop para estímulo de competências analítcas.


O destaque, claro, foi para a impressão 3D, área em que somos especialistas. Por razões de saúde nossas, tivemos de deixar a impressora 3D BEEINSCHOOL que trazemos para estes eventos na escola. Em exposição ficou uma amostra dos projetos desenvolvidos, entre os livres dos alunos, os interdisciplinares e os testes a conceitos.




E estreámos as nossas atividades space teacher. Apesar deste kit da ESA fazer mais sentido para os docentes de ciências, algumas das suas propostas estão a ser exploradas no clube de robótica.


Ficamos já com trabalho a curto prazo: redesenhar as pelas do Anprino para o modelo Nana, construído à volta de uma placa arduino Nano. Vai ser o quarto modelo do robot anprino, suspeito...


Se a nossa impressora 3D ficou na escola, não foi por isso que não deixámos de imprimir. Ao nosso lado estava a banca da ANPRI, e ficámos responsáveis pela impressão 3D.

Não temos fuga possível à impressão 3D.


Partilhámos o espaço com outros clubes de robótica e empresas, que vieram mostrar os seus projetos. Destes, os mais enriquecedores vieram de Torres Vedras (é espantoso, e traça um claro objetivo para o nosso clube em termos de preparação, falar com os alunos do Clube de Robótica da Escola de S. Gonçalo), Rio Maior, com a sua aposta contínua na inovação e no lado experimental, ES Eduardo Gageiro, com a sua tónica em programação tangível e IoT, e ES Augusto Cabrita do Barreiro, com os seus projetos criativos e de sanidade duvidosa, como a prancha com motores e gps que planeiam lançar ao mar para localizar as suas posições. Destacamos estes sem prejuízo para os restantes, mas   são estas as referências que trazemos para o LCD,  que nos mostram caminhos e ajudam a traçar objetivos para os nossos alunos.

Entre as empresas presentes, cruzámo-nos com os suspeitos do costume, a Bot'n'Roll, que tem sido um fornecedor preferencial de material para clubes e iniciativas, desenvolveu um robot educativo para alunos do secundário, e co-organiza a Roboparty, e a Parrot, com a sua gama de drones. Inesperada foi a CODI, que está a representar por cá a Makerbot.

O evento foi acompanhado pelos alunos dos cursos profissionais da Eça de Queirós, responsáveis pelo simpático acolhimento aos visitantes, e registo em reportagem.


A parte da tarde trouxe a visita ao espaço de exposição, que contou para nós com muitos momentos recompensadores de partilha com colegas que conhecemos das redes digitais, mas que raramente podemos conversar pessoalmente. Seguiu-se a entrega de prémios aos clubes cujos projetos mais se distinguem, aos presentes neste evento (recebemos um kit completo de soldadura, que nos irá ser útil mais à frente no prosseguimento de atividades), e às escolas selecionadas no âmbito do concurso Robot Anprino.


A finalizar o dia, workshop com Luís Dourado sobre como configurar e programa o robot Anprino. Como colaboradores neste projeto, é fantástico ver o seu impacto, ver grupos de professores debruçados sobre os anprinos, aprendendo a programá-los e percebendo que com um pouco de 3D podem levar este projeto mais longe.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Instantes


Em TIC - 7º Ano, esta semana foi dedicada à Codeweek EU. Todos os alunos experimentaram programação, através de uma Hour of Code.

No telemóvel, tablet, computador...


ou até em pessoa...


Os alunos de TIC tiveram uma introdução prática à programação, abrindo caminho a novos desafios.


As atividades do clube de robótica começam a aquecer. Os novos alunos já estão a aprender a utilizar a impressora 3D.


E a montar o nosso segundo robot Anprino.


Para finalizar a semana, vamos investir no voo de drones. Com obstáculos, para se tornar mais complicado.

Workshop Fab@rts - AEVP


Quarta feira foi dia de partilhar as valências do projeto Fab@rts e da impressão 3D com docentes do nosso agrupamento. No espaço do Centro de Recursos José Fanha dinamizámos, em parceria com a coordenadora das bibliotecas escolares, uma sessão de demonstração sobre impressão 3D, modelação 3D, cultura maker, e repensar as bibliotecas para os desafios contemporâneos. Esta sessão serviu para introduzir os novos docentes aos nossos projetos, partilhando saberes, despertando ideias e preparando novos desafios. Este workshop foi também a nossa forma de participar na European Maker Week.


domingo, 15 de outubro de 2017

Workshop Tinkercad e 3DC.io - Anpri


Sábado foi dia de partilhar saberes sobre modelação 3D utilizando o Tinkercad e o 3DC.io. Com o tema da modelação 3D por primitivos, cerca de onze formandos reuniram-se numa sala de trabalho da Fundação Portuguesa das Comunicações num workshop organizado pela ANPRI.



Sendo focada no 3D, não houve impressoras na sessão. Não resistimos a trazer um Anprino, bem como alguns objetos impressos, para mostrar o que se pode fazer com estas aplicações de modelação 3D.


Este workshop intitulado Modelar para imprimir em 3D: Introdução ao Tinkercad e modelação 3D em Apps Android seguiu as seguintes linhas-guia:

Tinkercad:

A progressiva a ubiquidade das impressoras 3d levanta a questão "o que vamos imprmir". Se quisermos ir além do download de modelos de repositórios online, adquirir competências de modelação é essencial. Bem como amplificador das actividades e aprendizagens que podemos oferecer aos nossos alunos. Aprendizagem de modelação 3D é um processo complexo, e a impressão traz consigo questões técnicas complexas para quem não domina profundamente as técnicas de trabalho. O tinkercad foi criado para responder a estas questões.
- é web based, funcionando em browsers (facilita a gestão do parque informático).
- partilha simplificada (cada aluno sua conta, o partilhável tem de ser tornado público, copiável remisturável, creative commons)
- modelação por primitivos, com operações booleanas, restringe o tipo de modelos que se pode criar (sem revoluções, loft, splines)) mas garante modelos que correm bem em impressão 3D.

Conteúdos:
- aceder ao tinkercad
- espaço de trabalho workplane, importar elementos
- operações de modelação: rodar, redimensionar, posicionar
- conjugar formas simples para formar objectos complexos
- operações boolenas: união com corte
- textura/cor
- formas mais complexas: importar elementos de outras aplicações
- do 2D ao 3D de forma simples: SVG
- unir para gerar modelo estanque
- descarregar para imprimir

Apps Android

A disponibilidade de computadores nas salas de aulas não é, por vezes, suficiente para assegurar a participação dos alunos. Os dispositivos móveis podem colmatar estas problemáticas. No domínio do 3D, o ecossistema Android dispõe de algumas aplicações gratuitas que permitem criar em 3D com a ponta dos dedos. Nesta sessão, iremos demonstrar o modelador 3DC.io

Conteúdos:
- ferramentas do 3DC.io (mover/rodar/escalar)
- interface do 3DC.io
- criar formas 3D (primitivos, extrusão de superfícies, texto)
- operações boolenas de corte e união
- exportação de modelos


A sessão foi pensada para ser simples, com poucos exercícios para dar tempo aos formandos de fazer o mais importante quando se aprende uma nova ferramenta: tempo para treinar. E, durante a sessão, fui surpreendido por ver alguns que já a estavam a levar mais longe.

Se Tinkercad foi o foco principal, a modelação com o 3DC.io também foi abordada. Pelo que percebi, houve algumas instalações nos telemóveis dos formandos. Focar a formação apenas em mobile pareceu-me ainda prematuro, mas futuramente, creio ser uma aposta a desenvolver.