Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
Páginas
▼
quinta-feira, 30 de novembro de 2017
Sneak Preview (II)
Este surrealismo instantâneo foi gerado numa tentativa de transformação de uma nuvem de pontos em malha poligonal. Experiências para um projeto que vai depender muito de fotogrametria. Algo difícil, desde que a Autodesk decidiu acabar com o 123D Catch, incorporando-o no ReMake, que recentemente deixou de ser gratuito e passou a ser ReCap.
A vantagem destas apps estava nos seus poderosos algoritmos, tolerantes a erros e problemas de captura fotográfica. Outras aplicações de fotogrametria gratuitas, como o Zephyr 3D, não são tão tolerantes e não conseguem extrair informação, a menos que as imagens sejam feitas com muito rigor e lentes calibradas. Experimentámos o Regard3D, que faz um trabalho interessante no gerar de pointclouds a partir de fotos.
Alternativas? No mundo Android temos a Scann3D, uma app móvel que trabalha com os recursos do equipamento, sem depender de processamento na cloud. Tem resultados razoáveis, e suspeito que com alguma aprendizagem gere modelos interessantes.
Felizmente, para dar resposta ao projeto em mãos, ainda temos o ReMake num computador capaz de o correr. E, felizmente, apesar da Autodesk obrigar os utilizadores a migrar para o ReCap, esta versão está totalmente funcional.
De facto, esta aplicação é imbatível, dentro das que conhecemos, para gerar malhas poligonais rapidamente a partir de conjuntos de fotos.
Sneak Preview
Podia ter impresso esta peça numa posição que requeresse menos suportes. Mas sei como estas estruturas deixam sempre marcas na superfície e queria manter o exterior liso.
No entanto, devo ter gasto mais PLA nos suportes do que na peça. Assim fica difícil mostrar as vantagens ambientais da manufatura aditiva...
Tudo para chegar aqui: prototipar coberturas para um robot Anprino. Projeto ainda muito em beta, funcional mas a precisar de imensos acertos. Modelado no Tinkercad, impresso nas nossas impressoras 3D Beethefirst e Beeinschool.
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
INCoDe.2030
No próximo dia 6 de dezembro estaremos presentes, por solicitação da DGE, no espaço de exposição e mostra de projetos da 1ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais. Este evento decorrerá no Convento de S. Francisco, Coimbra. Os nossos projetos de impressão 3D irão juntar-se a clubes de robótica como o do Agrupamento de Escolas D. Dinis, clube de robótica do AE S. Gonçalo, Drones e IoT da ES Eduardo Gageiro, ou O Robot Ajuda, entre outros. Projetos que nascendo no terreno, em ritmo independente, com apoio da direções das escolas, associações profissionais e da ERTE-DGE, que tem feito um esforço de apoio aos projetos com poucos recursos, caracterizam o que se faz, cá, nos domínios da dotação dos alunos de competências digitais contemporâneas e a pensar nos desafios da modernidade. É um convite que nos honra. O programa do evento pode ser consultado aqui: 1ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais.
E, se as impressoras não nos atraiçoarem, esperamos levar uma pequenina surpresa com o Robot Anprino.
Scanning...
Com tanto workshop e demonstração até parece não termos tido tempo para inovação. Já há algum tempo que não partilhávamos experiências novas. Ainda não desvendamos esta, deixamos só no ar a ideia que vai ter a ver com paleolítico, Bibliotecas Escolares e telemóveis.
Desde o fim do 123D Catch que temos procurado uma alternativa fácil, fiável e gratuita para digitalização 3D. O ReMake da Autodesk é demasiado exigente (e agora também inacessível, só em versão paga), as altenativas open source ou gratuitas são bastante complexas, com uma longa curva de aprendizagem. Já o Scann3D talvez consiga colmatar a inexistência de apps simples de fotogrametria. Não se safou nada mal, tendo em conta que tirámos um número de fotos inferior ao sugerido como ótimo pela aplicação, de forma irregular e sem controle de luz.
domingo, 26 de novembro de 2017
Instantes
A evolução dos alunos do clube continua. Venham daí os expert em 3D!
E não deixamos de lado a programação.
Enquanto percebemos o que fazer com o nosso Anprino.
O Raspberry Pi com o SenseHat chegou-nos esta semana. Os alunos do clube vão adorar!
Semana muito intensa de formação e partilha: quarta, para os alunos do Agrupamento de Escolas de Vialonga.
Quinta, semana das ciências no Lab Aberto.
Sexta, introdução à impressão 3D no Agrupamento de Escolas de Arrifana.
E sábado, modelação 3D com Sketchup, 3DC.io e Tinkercad, também no Agrupamento de Escolas de Arrifana, Santa Maria da Feira.
Workshops 3D - Arrifana
Este foi um fim de semana de desafios, em Arrifana, Santa Maria da Feira. Sexta feira foi dia de estrear a impressora 3D Beethefirst+ adquirida pelo Agrupamento de Escolas para o seu makerspace na Biblioteca. A sessão destinou-se aos docentes do Agrupamento, focada na operação da impressoras, cuidados a ter, o que fazer quando algo não corre bem. Mas, como educadores, temos de olhar para esta tecnologia como algo mais do que uma máquina de fazer coisas. Daí a conversa sobre manufatura aditiva e os potenciais desta tecnologia.
Uma sessão que decorreu com um grupo entusiasmado, à descoberta da impressão 3D. Pelos olhos brilhantes dos participantes, suspeito que segunda-feira a impressora já esteja a funcionar...
Sábado foi dia de aprender a modelar em 3D. De manhã, descobrir o Tinkecar e o 3DC.io (e, já agora, um pouquinho de OnShape). De tarde, Sketchup Make. O objetivo era dar aos formandos tempo para experiências de modelação com primitivos e subdivisão de superfícies. Com o Sketchup foi um pouco mais difícil, porque com a recente decisão da Trimble de terminar o desenvolvimento da versão Make e implementar a versão Free na web, não tínhamos uniformização no software utilizado pelos formandos. Ou seja, o formador também teve de aprender, na hora. Faz parte, e é esse o espírito que temos de ter numa escola integrada num mundo em que o conhecimento evolui com rapidez. Se não sabemos, não podemos fechar a porta. Partimos à descoberta, pondo de lado a reticência de dizer, perante formandos ou alunos, que isto é novidade, ainda não sei como funciona.
O desafio partiu do Agrupamento de Escolas de Arrifana, e em conjunto com a ANPRI foi possível ir mais longe, abrindo a docentes de outras escolas e dinamizando outros workshops sobre Arduino e Realidade Virtual. São momentos destes que mostram o poder da colaboração. Como diz o lema da ANPRI, juntos conseguimos melhor. Agradecemos à ANPRI toda a ajuda, aos docentes do Agrupamento de Escolas de Arrifana o caloroso acolhimento, e à direção do Agrupamento o desafio, excelente acolhimento e disponibilidade. Esperemos ter estado à altura! E agora começa o melhor desafio: usar estas tecnologias nos contextos educativos do Agrupamento. Sentimos que a faísca, que já lá estavam, está agora em chama.
Semana da Ciência LAB Aberto
Fazer sessões contínuas a grupos sucessivos de alunos é algo cansativo. Grupos grandes, alguns com curiosidade, outros mais distraídos. O esforço compensa quando vemos, no olhar de alguns, pelos comentários ou perguntas que fazem, que lhes despertámos a curiosidade. Quando se nota um brilho nos seus olhos, percebe-se que mais do que aprender, descobriram algo novo, e já estão a ter ideias sobre isso.
23 de novembro foi dia de nos juntarmos às atividades da Semana da Ciência do Torres Vedras Lab Center. Este evento, apoiado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, contou com uma feira de ciência organizado pelo LAB Aberto. O nosso desafio foi partilhar o que sabemos sobre modelação e impressão 3D aos visitantes. O conhecimento do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro esteve em destaque neste dia, mas a feira não se centrou só sobre 3D.
Para saber mais sobre como correu este dia, e que atividades decorreram na Semana da Ciência, visitem a página do LAB Aberto.
Workshop 3D Printing - Vialonga
É impossível não sentir uma pontinha de orgulho quando o prof. Orlandino, do Agrupamento de Escolas de Vialonga, nos apresentou como experts em robótica aos seus alunos, dizendo que estavam em presença de um dos criadores do kit educacional Robot Anprino. Tivemos de corrigir. Expert em robótica é coisa que andamos muito longe de ser, e é mesmo essa a força que criou este projeto: não o saber profundo de um, mas a conjugação de conhecimentos e ideias de um grupo. Com o dinamismo e gestão da Fernanda Ledesma, o conhecimento de robótica e programação do Luís Dourado, e a nossa experiência em modelação e impressão 3D. Desta intersecção nasceu o Anprino. É para nós um gosto enorme quando chegamos a uma escola e ao nosso anprino arthur se junta outro, um dos catorze de que Vialonga dispõe para trabalhar com os seus alunos.
A 22 de novembro, duas turmas de sétimo ano tiveram uma aula de TIC diferente, no auditório da Escola Básica de Vialonga. Partiram à descoberta do 3D, entre modelação e impressão.
Descobriram o que é uma impressora 3D e para que serve, perceberam como podem criar para imprimir em 3D, e ficaram a conhecer algumas ideias sobre manufatura aditiva.
Uma tarde enriquecedora e entusiasmante para todos os envolvidos!
domingo, 19 de novembro de 2017
Introdução à Modelação 3D - Lagoa
No dia 18, em Lagoa, Algarve, ficámos responsáveis por dinamizar o workshop de Introdução à Modelação 3D no âmbito do encontro temático Programação e Robótica organizado em parceria pela ANPRI e Câmara Municipal da Lagoa.
Trouxemos alguns dos nossos objetos impressos, para mostrar aos participantes onde poderiam chegar com o 3D. Mas o foco esteve sempre na modelação. Em três horas, fizemos uma introdução prática ao Tinkercad, demonstrámos o Sketchup Make e mostrámos como tirar partido de plataformas móveis com o 3DC.io e OnShape. Uma sessão intensa e recompensadora, no acolhedor espaço do Convento de S. João em Lagoa.
sexta-feira, 17 de novembro de 2017
Instantes
Depois de aprender a modelar em 3D com Sketchup e Tinkercad, esta semana foi altura de aula autónoma, para que cada aluno experimentasse criar livremente na aplicação que mais preferiu. Tivemos boas surpresas.
E não resistimos a imprimir uma.
Coisas que nos acontecem: estas memórias vivas da evolução dos smartphones, ainda funcionais, recuperadas de uma doação de material eletrónico que foi para a reciclagem.
Nas sessões de 3D, os alunos do clube de robótica estão cada vez melhores.
Com resultados surpreendentes. Em breve, vão começar a modelar para imprimir.
No dia da programação, também há evolução. Enquanto uns aprendem a criar pequenos programas no Tynker...
... outros afoitam-se a mexer diretamente no código em arduino, para testar e aprender progressivamente a programar o robot Anprino.
Os alunos adoraram experimentar criar figuras geométricas com programação.
quinta-feira, 16 de novembro de 2017
SketchUp Free
A má notícia: o SketchUp Make vai ser descontinuado. Continuará disponível, de acordo com a Trimble, mas o seu desenvolvimento terminou. Resta o SketchUp Pro como solução para modelação 3D em desktop. Não é uma questão que a curto prazo faça grande mossa, as ferramentas essenciais do SketchUp com que trabalhamos nos projetos TIC em 3D/Fab@rts, estão estáveis há já bastantes versões do SketchUp.
A excelente notícia: depois do experimental my.SketchUp e do SketchUp for Education, a Trimble optou pela web como plataforma para aplicações de modelação 3D. O Sketchup Free é a nova ferramenta de modelação 3D. Acesso direto aqui: SketchUp.
A notícia que gostávamos de receber, mas ainda não foi desta: uma versão mobile do SketchUp para Android e iOS. Com o FormIt da Autodesk essencialmente não funcional em Android 7, restam as aplicações 3DC.io e OnShape para se conseguir modelar em 3D num tablet. É muito pouco, para aquela que é, de facto, a fronteira contemporânea da computação.
sábado, 11 de novembro de 2017
Semana da Ciência LAB Aberto
No dia 23 de novembro vamos estar no LabCenter de Torres Vedras a partilhar experiência TIC em 3D/Fab@rts sobre modelação e impressão 3D, na Semana da Ciência LAB Aberto.
Entre os dias 22 e 25 de novembro o LabCenter abre-se ainda mais à ciência. A equipe do LAB Aberto organizou para estes dias uma Semana da Ciência, aberta a todos, com mostras de projetos, palestras, partilhas de conhecimento e workshops para todos os interessados. Da Impressão 3D à Inteligência Artificial, passando por asas e faróis solares, venha ao Torres Vedras LABCenter descobrir o que a equipa do LAB Aberto e convidados prepararam para si. Clique aqui para ficar a conhecer o Programa da Semana da Ciência.
Programa completo:
Dia 22
15 às 17 h - Arduino (Lab Aberto Fablab): Física e outras coisas. Oficina para realizar medições com recurso a programação e à plataforma open-source de prototipagem eletrónica Arduino, apresentação de projetos desenvolvidos pela associação LAB Aberto.
LabCenter, Loja 30
Dia 23
10 às 12 h - Oficina de Projetos
15 às 17 h - Alunos do ensino profisional da ESCO (ESCO): mostram o que andam a fazer no Fablab LAB Aberto.
11 às 13 h / 15 às 17 h - Como se Imprime em 3D? Artur Coelho (LAB Aberto/AE Venda do Pinheiro): da ideia ao objeto, com modelação e impressão 3D.
Átrio do LabCenter
Dia 24
11 às 13 h / 15 às 17 h - Plástico Circular (Plastic Sun Days): do lixo plástico à impressão 3D.
17 às 18 h - Inteligência Artificial: o meu advogado vai ser um computador? Rui Pires (WE BRAIN, SA)
Átrio do LabCenter
Dia 24
11 às 13 h - Plantar Portugal: Vamos plantar uma Árvore.
15 às 17 h - Constrói o teu Farol Eletrónico (LAB Aberto): Um farol que vai ser impresso em 3D e que, depois de soldado o circuito eletrónico, vai piscar quando o Sol se puser.
15 às 17 h - May Day, May Day (BEACON/LAB Aberto): depois de construir uma antena e acoplar um rádio recetor, é necessário procurar o sinal morse escondido algures na cidade.
15 às 17 h - Feira da Ciência (LAB Aberto): Experiêncoas com muita Ciência e sumo.
17 h - Asa Voadora: Como se Faz? Palestra com Jorge Nuno.
18 h - Porque Envelhecemos? Palestra com Miguel Godinho Ferreira, investigador do Instituto Gulbenkian de Ciência.
Átrio do LabCenter
Instantes
Segunda, os alunos do clube de robótica afinam as suas competências de design 3D. Só mexem na impressora quando estiverem bons na modelação.
Terça, programamos.
E fazemos experiências para a equipe de Ensino Especial.
Enquanto os mais novos programam no Tynker, os mais avançados arriscam os primeiros passos na programação do Robot Anprino.
Quarta, continuamos a montar e afinar o Robot Anprino.
Que está quase pronto a andar.
Quinta, enquanto esperam pela hora do clube, os alunos divertem-se a jogar Microrobots.
Para em seguida afinarem raciocínio lógico e resolução de problemas com uma partida de Settlers of Catan. Pelo menos um já percebeu onde pode chegar com isto.
Nas aulas de TIC, um dos dias foi dedicado às atividades do Dia do Cinema, vendo e discutindo alguns excertos de filmes muito antigos.
Também em TIC, uma turma está a participar nos testes beta da futura plataforma educacional do 3DC.io. Esta app funciona melhor em tablet do que PC, mas o conceito de plataforma está bem conseguido.