Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
Páginas
▼
sexta-feira, 26 de abril de 2019
EU Code Week Leading Teacher
A boa notícia do dia: fomos escolhidos para fazer parte dos EU Code Week Leading Teachers em Portugal. Um novo desafio para aplicar o entusiasmo pela criatividade e tecnologia!
sábado, 13 de abril de 2019
Workshop Programar o Robot Anprino - Mafra
Integrado no encontro de professores e partilha de práticas promovido pelo CFAERC em Mafra, co-dinamizámos o workshop Alunos On, em conjunto com a mentora do Clube de Robótica da Escola Secundária José Saramago.
Diga-se que estas nossas aventuras na tecnologia já me proporcionaram muitos momentos primeira vez, desde o primeiro workshop de impressão 3D para professores às primeiras formações sobre 3D na educação, e introdução da impressão 3D na sala de aula, entre outros. Há aqui um padrão, sempre em volta do 3D.
Neste workshop, o padrão foi quebrado, dei a minha primeira sessão de introdução à programação e robótica com o robot Anprino. Ainda soa algo incrível, se há anos atrás me dissessem que iri arriscar um momento destes, não acreditaria. Mas tem sido esse o espírito, desde que migrei de EVT para TIC: arriscar, testar, não pensar no porquê, mas sim no e porque não. Agora é hora de analisar e perceber o que se fez bem, o que pode ser melhorado, e como expandir sobre esta experiência.
Anprinos, prontos a andar... com programação. A sessão focou-se em programação simples, mostrando como colocar o Anprino a deslocar-se com sequências e ciclos, utilizando o Ardublockly para Anprino. Falámos também um pouco do projeto e sua génese.
A segunda parte do workshop foi dedicado à programação em Arduino, com robots BQ da ESJS. Os formandos experimentaram programar utilizando o software para Mbot, que permite utilizar programação por blocos em ambiente arduino.
Não tivemos muitos formandos. Mafra é uma zona ainda muito alheada da transformação digital, e isso nota-se na sua comunidade educativa. No entanto, a sessão foi um excelente momento de partilha e troca de experiências. Para nós, foi também uma estreia, a apresentar o Robot Anprino (do qual somos co-criadores) e a dinamizar uma sessão sobre programação. É esse o espírito de aventura na aprendizagem, e um dos leitmotivs do Anprino: arriscar a ir sempre mais à frente.
terça-feira, 9 de abril de 2019
Feira de Ciências de Mafra
À espera da última impressão 3D do evento. Nunca cansa, ver aquele olhar curioso.
Nos dias 5 e 6 de abril, estivemos presentes na Feira de Ciências de Mafra. Os nossos alunos dinamizaram o espaço do clube de robótica, mostrando o que desenvolvem como elementos do clube.
Durante dois dias, desdobraram-se a mostrar, demonstrar, dinamizar e fazer. Estes alunos são excelentes nisto, mostram que aprenderam muito mais do que imaginamos, dando-lhes o espaço e o tempo para explorar tecnologias.
Cuidado. Roedores e robots pode não ser uma boa combinação.
O melhor momento do evento? Para mim, foi logo pela manhã, quando chegam ao espaço os alunos do clube de robótica e eu lhes começo a dar orientações. Mandam-me calar e dizem stor, nós já combinámos tudo na viagem, quem é que vai fazer o quê, fique descansado. E... quer uma bolachinha?. Um deles está a aprender a ser um excelente cozinheiro.
LCD_AEVP
Temos uma nova mascote, criada por uma das alunas do clube.
Um dos alunos anda a tentar programar o Anprino diretamente em Arduino, usando um tablet. Lá descobrimos forma de o ligar.
A pensar na Feira de Ciências de Mafra, um dos nossos alunos programou uma imagem a pensar no tema.
E, claro, não se esqueceram de celebrar o dia do Pi.