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sábado, 30 de abril de 2022

Workshop Arte e Inteligência Artificial


PT: Integrando o programa do terceiro encontro do projeto Eramus+ Sustentabilidade: Aprende, Muda, Vive - Um Futuro para Todos, será desenvolvido com os alunos da escola anfitriã CEIP Gloria Fuertes, Sevilha, um workshop sobre arte gerada por inteligência artificial.

O objetivo será usar aplicações móveis que dão acesso a GANs para descobrir como é que os algoritmos nos veem. O desafio para os alunos? Fazer auto-retratos usando algoritmos de inteligência artificial.

ES: Como parte del programa del tercer encuentro del proyecto Eramus+ Sostenibilidad: Aprender, Cambiar, Vivir - Un Futuro para Todos, se desarrollará un taller sobre arte generado por inteligencia artificial con los alumnos del colegio anfitrión CEIP Gloria Fuertes, Sevilla.

El objetivo será utilizar aplicaciones móviles que den acceso a las GAN para saber cómo nos ven los algoritmos. ¿El reto para los estudiantes? Realiza autorretratos utilizando algoritmos de inteligencia artificial.

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Workshop Aberto Programação Criativa


Como parte das atividades da semana de departamento de Matemática e Ciências Experimentais, iremos dinamizar um workshop aberto a todos os interessados, sobre programação criativa. O desafio? Cruzar LEDs, placas microbit e ambientes de programação visual para criar experiências estéticas.

A sessão irá decorrer sexta feira, dia 29 de abrill, a partir das 16:00 no espaço Maker do Centro de Recursos Poeta José Fanha.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Tutorial Pocket Code: Criar um Jogo I

Ao longo desta sequência, iremos mostrar como criar um pequeno jogo utilizando a aplicação Pocket Code. Iniciamos com a forma de controlar um ator utilizando o toque do dedo no ecrã do telemóvel ou tablet.

I - Adicionar um Cenário e Controlar Personagens.

Neste vídeo, descobres como programar a forma de controle de um personagem tocando no ecrã do dispositivo móvel, recorrendo ao sensor de toque.

Podes ver aqui um exemplo de código para controlar um ator com toques no ecrã:


Depois de definir um ator, terás de colocar num ciclo infinito (forever) um bloco Planar. As coordenadas do ponto para onde o ator desliza são definidas pelas funções stage touch x stage touch y.

Para introduzir essas funções, tocas num valor das coordenadas, e invocas a opção Edit Formula, que te permite aceder aos sensores do dispositivo.

As funções Stage Touch estão disponíveis no separador Dispositivos, categoria Deteção de Toque.

Há outras formas de controlar um ator, usando outros sensores do telemóvel, ou utilizando outros métodos.

sábado, 16 de abril de 2022

Instantes

 




Anprinos em podcast, trabalho em Apps for Good, e projetos Lab Aberto.