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segunda-feira, 18 de julho de 2022

Lab Aberto BootCamp 2022

 

Entre os dias 14 e 17 de julho decorreu no Lab Aberto, Torres Vedras, o Boot Camp 2022. Um ponto de encontro de makers, fablabs, empresas e professores, sob o tema competências para a sociedade 5.0. Os participantes puderam interagir com um vasto leque de destacados makers e académicos europeus e americanos, sempre em ambientes informais de partilha aberta.

Da garrafa ao filamento, um projeto de reciclagem de plástico PET para produção de filamento para impressão 3D.


Scanners 3D profissionais da Isicom.


Estátua colaborativa de Nelson Mandela em construção.


Projetos do fablab Oficinas d'Almada.


Algoritmo de inteligência artificial do Open Bot em pleno treino.


Um Open Bot original.


Fazer, reciclar, criar.


João Simões e Ricardo Pereira, a afinar a máquina de produção de filamento.


Um computador portátil criado a partir de um Raspberry Pi, à venda na Mauser.


Introdução à Modelação 3D e pensamento computacional. Aquele workshop de sempre...


Costuras e circuitos no workshop weaRables de Núria Miguélez, do FabLab Leon.


Um Mandela quase pronto.


Scanners melhores que iPhone, e também mais caros.


Um Open Bot especial.


A montagem da estátua impressa em 3D de Nelson Mandela. Um trabalho colaborativo entre fablabs, makers e escolas que imprimiram as peças necessárias, coordenado por Nuno Gomes (XYZ Labs) e que contou com a ajuda adicional do fablab italiano WeDo na montagem final.


António Gonçalves e João Simões, os líderes do Lab Aberto, e organizadores deste Bootcamp 2022. Já a prepararem-se para 2024.



É, certamente, a imagem mais emblemática deste encontro, representando criatividade, espírito colaborativo, sentimento comunitário, e alguma sanidade duvidosa.


Como disse o sempre brilhante Ricardo José Pereira, que junto com o António “são as pessoas” Gonçalves, é dos meus senseis, guiding spirits e grandes professores Makers, isto é recarregar a força maker que nos vai na alma. Onde mais se reúne um professor de informática, uma jovem professora (eles existem!) de matemática, um animador extraordinário, e uma trabalhadora da aviação, para conversar sobre 3D na educação, a importância do criar, e as ligações da modelação 3D ao pensamento computacional , com este ex-professor de artes que se apaixonou pelos caminhos da informática?  Este foi o "meu" momento no Lab Aberto Bootcamp 2022, mas estes dias por Torres Vedras foram um furacão de aprendizagens. Até enfiei os dedos em pastas à base de algas, e fiquei apaixonado por uma forma giríssima de combinar microbit, animação  e sensores vinda da Finlândia.

(Um momento de orgulho pessoal: conhecer, finalmente, em pessoa Megumi Iwata, professora finlandesa que se dedica a investigar as possibilidades do pensamento computacional, e a primeira coisa que me disse foi ter ficado mindblown por uma sessão sobre modelação 3D, telemóveis e pensamento computacional que dinamizei no ano passado na Fab 16, e incorporou essas ideias no seu trabalho. Confesso, soube bem ouvir...)

Workshop 3D e Pensamento Computacional - XXI Encontro CCEMS

 

É sempre um prazer regressar a Leiria, e ao encontro do Centro de Competências Entre Mar e Serra, sempre um dos mais dinâmicos e vanguardistas. Este ano, o desafio passava por dinamizar uma sessão sobre 3D. Infelizmente, porque o calendário deste encontro se sobrepunha ao Bootcamp do Lab Aberto, a visita foi mesmo de fugida.




O grupo de formandos era pequeno, e ainda bem. Em vez de uma longa e cansativa preleção sobre 3D, foi uma conversa intimista, cheia de curiosidades, e algum toque experimental. Apesar da informalidade, deu para falar sobre 3D, aplicações pedagógica, a importância cognitiva da modelação e  a sua ligação ao pensamento computacional, e alguns truques para sobreviver ao filamento derretido.

sábado, 2 de julho de 2022

Workshop 3D @ FTE Lab

 

O desafio partiu do Professor João Piedade, dinamizar uma sessão sobre 3D para os alunos da pós-graduação em Programação e Robótica no Ensino Básico. Um curso de que também já fui aluno, e me permitiu dar o salto para áreas criativas com algoritmos e robots. Uma aula mista, com um grupo presencial e outros online, dispersos por Portugal e Angola. Isto hoje já é banal, mas não cesso de me maravilhar com esta capacidade que a internet tem de derrubar barreiras temporais e geográficas.

Numa sessão de três horas, falou-se e experimentou-se sobre modelação e impressão 3D, truques de impressão, algumas técnicas mais avançadas, o potencial da fotogrametria, e a ligação entre criar em 3d e pensamento computacional. Sempre, espero, com o foco no potencial pedagógico, nas suas múltiplas possibilidades em sala de aula.