Páginas

domingo, 30 de outubro de 2022

ACD Pensamento Computacional: EU Codeweek

 




Manhã de sábado em formação descontraída na biblioteca da escola. O tema focou-se na Codeweek e promoção do pensamento computacional, experimentando programação sem computadores com o jogo Cody Roby, descobrindo os recursos da Codeweek e Hour of Code, e experimentando criar um algoritmo de arte generativa utilizando um ambiente de programação visual. Os participantes levaram consigo lembranças, cortesia da equipa da EU Codeweek.

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Funny Shapes

 





Aqueles suspiros de surpresa quando o algoritmo corre pela primeira vez são sempre impressionantes. O primeiro desafio de programação dos alunos de 5º ano, também atividade EU Codeweek, superado!

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Webinar FCL: Fostering students’ creative and computational thinking

Foi uma honra ter podido partilhar algumas ideias sobre o desenvolvimento do pensamento computacional cruzando tecnologia e artes, aprendidas nesse laboratório de experimentação que são as aulas de TIC, neste webinar da Future Classroom Lab. Nestas coisas, leva-se mais do que se traz, registo a implementação do pensamento computacional nos currículos, a experiência israelita de introduzir inteligência artificial nas salas de aula, e o trabalho fenomenal de Eva Toth na construção de comunidades entanto promove competências de programação.

domingo, 16 de outubro de 2022

What Would DaVinci Do... Fostering Students’ Creative and Computational Thinking

 


Vai ser o tema da participação no webinar Fostering Students’ Creative and Computational Thinking, organizado pelo Future Classroom Lab. Esta sessão contará com especialistas ligados ao estudo dos impactos dos programas de literacia computacional, e partilhas de docentes que, no terreno, desenvolvem este tipo de projetos. Da minha parte, levo as experiências que vou fazendo tentando cruzar a expressão plástica e artística com o pensamento computacional, nas vertentes de programação, 3D e inteligência artificial. 

sábado, 15 de outubro de 2022

Humans of Codeweek

Bem, posso ficar tranquilo, ainda sou humano ao fim destes anos todos a mergulhar em bits e bytes. Piadas à parte, foi uma honra o desafio para participar nesta sessão para o Bootcamp MOOC da Codeweek. Uma hora de partilha de ideias, que contou com a experiência em contextos eTwinning e Scientix de Stefania Altieri, o dinamismo das atividades inseridas na comunidade de Éva Tóth, e, da minha parte, com partilhas sobre as pontes entre expressão plástica e programação no contexto do ensino básico. Destas coisas, leva-se sempre mais do que trazemos, e o espírito de comunidade grassroots da Codeweek é das coisas que mais me fascina.

 

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Funny Shapes

 

E porque não usar a programação para criar experiências artísticas? Será esse o desafio da atividade Funny Shapes, cruzar programação e matemática para criar desenhos. Esta atividade está a ser desenvolvida em parceria com outras quatro escolas, com o objetivo final de criar uma exposição virtual de arte criada com programação pelos alunos destas escolas.

Cada escola usará o ambiente de programação e técnica que entender. Com os nossos alunos, o desafio será utilizar dispositivos móveis e a app Tynker, um ambiente de programação similar ao Scratch, para experimentar criar padrões visuais espiralados. Uma ideia que se inspira no seminal 20 Things To Do With a Computer de Papert e Solomon.


O código-base será este, embora mais simplificado, uma vez que será a primeira experiência dos nossos alunos de 5º ano com programação. 

Estamos também muito curiosos por ver o que os nossos parceiros irão criar. Os trabalhos virão das escolas turcas Mehmet Orhun Yaylaci, Nar Fikret Aktekin, Mehmet Akif Ersoy Imam Hatip, e 1ο Γυμνάσιο Ορεστιάδας (1º Ginásio da Orestiada) na Grécia.

E se se quiserem juntar à iniciativa, podem usar o código cw22-BxNK2 no vosso evento Codeweek.


quarta-feira, 5 de outubro de 2022

AF-7: Capacitação Digital Nível 3


Inicia no próximo dia 11 de outubro e estende-se até ao final de novembro, mais uma turma de formação de Capacitação Digital de Docentes nível 3. Nesta formação, pretende-se ir ao encontro dos desafios da capacitação digital através de três vertentes: introdução a aplicações e tecnologias de vanguarda, algumas já com aplicabilidade pedagógica, outras ainda em vislumbre, da programação à Inteligência Artificial; procurar que ferramentas os formandos gostariam de conhecer; e desenvolver estratégias de polinização cruzada, partindo das experiências prévias e conhecimento dos participantes. Em paralelo, reflete-se sobre a importância da tecnologia digital na escola, os seus usos, pertinência e estratégias de abordagem.