Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

2023

 


O què, mais um ano? E continuo sem ter o meu jetpack? Pelo menos temos inteligência artificial para nos entreter. Que 2023 seja um ano tão, ou mais criativo, que 2022.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Instantes

 


Testar as impressoras que ficarão ao dispor dos nossos alunos do 1º ciclo, nas bibliotecas escolares de cada escola.


Um pequeno workshop de construção de robots simples.



Ideias e projetos, em visita à sede da ANPRI.

sábado, 24 de dezembro de 2022

Feliz Natal

  

Com uma ajudinha Stable Diffusion. Boas festas!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Instantes

 


Semana de reuniões de avaliação, sem alunos, mas nem por isso deixou de haver um tempo para experiências e novidadades.


Experiências com a Dream Camera, uma app experimental para iOS que cruza depth2img com Stable Diffusion para gerar imagens mapeadas sobre o espaço.

Experiências muito, muito iniciais com circuitos em papel (a fita de cobre e os leds são baratíssimos).

Uma surpresa para as escolas do 1º ciclo, que só para a semana podemos experimentar...


@archizer0 Aprender para ensinar. #imagilabs #python #education ♬ Charms - Akira Gautama

 E, claro, estruturar uma abordagem à programação com os Charms da imagiLabs.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Programação Geométrica

 

Podemos aprender a programar (e, essencialmente, a estimular o pensamento computacional) com imensas atividades, das unplugged à elaboração de algoritmos dedicados. Por aqui, gostamos de tentar cruzar a programação com expressão artística, e explorar a geração de desenhos. 








Explorar a geração de padrões gráficos, criando algoritmos para manipular formas geométricas, ângulos e distâncias, foi o desafio aos alunos do 5º ano nesta semana. 


@archizer0 As boas surpresas dos meus alunos. #tynker #coding #aevendadopinheiro ♬ Convincing - Wet Leg

@archizer0 #coding #tynker #aevendadopinheiro #ticem3d ♬ "Porgy and Bess"-'It Ain't Necessarily So' - Miki Kobayashi
Em vídeo, percebe-se melhor a animação que são estas aulas. Pensamento computacional, expressão artística e matemática conjugadas em programação. Esta também foi uma atividade EU Codeweek: Programar o Natal (se bem que os alunos ficaram tão entretidos a explorar os algoritmos que se esqueceram dos cenários natalícios. E o professor... também).

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Instantes

 







Encerramento de formação de Capacitação Digital de Docentes, atividades do clube de robótica, 3D e realidade aumentada na sala de aula.

sábado, 3 de dezembro de 2022

Instantes



Nas aulas de TIC, programam-se pequenos algoritmos no 5º ano, e inicia-se a programação de objetos tangíveis com placas Microbit no 6º ano.



Experiências do Clube de Robótica.




 Instantes da sessão sobre robótica da formação de capacitação digital nível III, no CFAERC.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

CDD N3: Robótica








Estava um pouco reticente nesta sessão de formação. Que sentido faz estar a desafiar professores do ensino especial, filosofia ou educação visual para mexer com robots e placas, ia pensando no caminho. Há um grupo de docentes do primeiro ciclo a quem estas coisas assentam como uma luva nesta turma, mas os restantes... bem, é importante que os desperte para as possibilidades destas tecnologias na educação, mesmo que não lhes seja directamente útil, pensei. O arranque da sessão não estava promissor, enquanto ia mostrando alguns ambientes e experiências com objectos tangíveis. Lá está este tipo outra vez com a ladainha da programação e robótica, lia no olhar cansado dos formandos (que espelhava o meu, em modo algo zombie nos dias finais de um primeiro período letivo insano de trabalho, especialmente não letivo, mas isso são outras histórias).

Hora de meter as mãos na massa. As primeiras experiências com micro:bit também não estavam a convencer, quando se está do lado de cá percebe-se quando não há faísca do outro lado. Até ao momento em que começaram a ligar fitas de led. Aí, a sessão explodiu, e foi ver o entusiasmo adolescente de adultos a brincar com programação de luzes e leds, a querer ir bem mais longe. "Mas como é que se consegue meter isto a mostrar várias cores e a animar", perguntava um dos grupos, deixando-me a temer ter de ensinar a trabalhar com variáveis  professoras de filosofia e bibliotecárias. Esta foi a foto mais respeitável do momento, há rumores, que negarei em nome do bom nome das envolvidas, de fitas de led programadas usadas como adereço de beleza corporal. 

Não ajuda o não conseguir dizer " strip show" com uma cara honesta (quem programa neopixels em Makecode percebe a piada). Momentos, recompensadores, da formação de capacitação digital III. 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Formação: Programação no ensino básico


Um novo desafio: dinamizar, a partir de janeiro, uma formação para professores na ANPRI com o tema Programação no Ensino Básico. Partirá do Scratch, como não poderia deixar de ser, mas passará por dispositivos móveis, placas e outras experiências. Mais informações e inscrições no site da ANPRI.