Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
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sexta-feira, 30 de dezembro de 2022
2023
O què, mais um ano? E continuo sem ter o meu jetpack? Pelo menos temos inteligência artificial para nos entreter. Que 2023 seja um ano tão, ou mais criativo, que 2022.
quinta-feira, 29 de dezembro de 2022
Instantes
Testar as impressoras que ficarão ao dispor dos nossos alunos do 1º ciclo, nas bibliotecas escolares de cada escola.
Um pequeno workshop de construção de robots simples.
Ideias e projetos, em visita à sede da ANPRI.
sábado, 24 de dezembro de 2022
quarta-feira, 21 de dezembro de 2022
Instantes
Experiências com a Dream Camera, uma app experimental para iOS que cruza depth2img com Stable Diffusion para gerar imagens mapeadas sobre o espaço.
Experiências muito, muito iniciais com circuitos em papel (a fita de cobre e os leds são baratíssimos).
Uma surpresa para as escolas do 1º ciclo, que só para a semana podemos experimentar...
@archizer0 Aprender para ensinar. #imagilabs #python #education ♬ Charms - Akira Gautama
E, claro, estruturar uma abordagem à programação com os Charms da imagiLabs.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2022
Programação Geométrica
Podemos aprender a programar (e, essencialmente, a estimular o pensamento computacional) com imensas atividades, das unplugged à elaboração de algoritmos dedicados. Por aqui, gostamos de tentar cruzar a programação com expressão artística, e explorar a geração de desenhos.
@archizer0 As boas surpresas dos meus alunos. #tynker #coding #aevendadopinheiro ♬ Convincing - Wet Leg
@archizer0 #coding #tynker #aevendadopinheiro #ticem3d ♬ "Porgy and Bess"-'It Ain't Necessarily So' - Miki Kobayashi
quinta-feira, 8 de dezembro de 2022
Instantes
Encerramento de formação de Capacitação Digital de Docentes, atividades do clube de robótica, 3D e realidade aumentada na sala de aula.
sábado, 3 de dezembro de 2022
Instantes
Nas aulas de TIC, programam-se pequenos algoritmos no 5º ano, e inicia-se a programação de objetos tangíveis com placas Microbit no 6º ano.
Experiências do Clube de Robótica.
Instantes da sessão sobre robótica da formação de capacitação digital nível III, no CFAERC.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2022
CDD N3: Robótica
Estava um pouco reticente nesta sessão de formação. Que sentido faz estar a desafiar professores do ensino especial, filosofia ou educação visual para mexer com robots e placas, ia pensando no caminho. Há um grupo de docentes do primeiro ciclo a quem estas coisas assentam como uma luva nesta turma, mas os restantes... bem, é importante que os desperte para as possibilidades destas tecnologias na educação, mesmo que não lhes seja directamente útil, pensei. O arranque da sessão não estava promissor, enquanto ia mostrando alguns ambientes e experiências com objectos tangíveis. Lá está este tipo outra vez com a ladainha da programação e robótica, lia no olhar cansado dos formandos (que espelhava o meu, em modo algo zombie nos dias finais de um primeiro período letivo insano de trabalho, especialmente não letivo, mas isso são outras histórias).
Hora de meter as mãos na massa. As primeiras experiências com micro:bit também não estavam a convencer, quando se está do lado de cá percebe-se quando não há faísca do outro lado. Até ao momento em que começaram a ligar fitas de led. Aí, a sessão explodiu, e foi ver o entusiasmo adolescente de adultos a brincar com programação de luzes e leds, a querer ir bem mais longe. "Mas como é que se consegue meter isto a mostrar várias cores e a animar", perguntava um dos grupos, deixando-me a temer ter de ensinar a trabalhar com variáveis professoras de filosofia e bibliotecárias. Esta foi a foto mais respeitável do momento, há rumores, que negarei em nome do bom nome das envolvidas, de fitas de led programadas usadas como adereço de beleza corporal.
Não ajuda o não conseguir dizer " strip show" com uma cara honesta (quem programa neopixels em Makecode percebe a piada). Momentos, recompensadores, da formação de capacitação digital III.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2022
Formação: Programação no ensino básico
Um novo desafio: dinamizar, a partir de janeiro, uma formação para professores na ANPRI com o tema Programação no Ensino Básico. Partirá do Scratch, como não poderia deixar de ser, mas passará por dispositivos móveis, placas e outras experiências. Mais informações e inscrições no site da ANPRI.
segunda-feira, 28 de novembro de 2022
Tynker: Mover Personagens
Neste recurso, vais aprender a programar diferentes formas de mover personagens no Tynker.
Mover Personagens no Tynker
Podemos programar o movimento de personagens e outros elementos no ambiente de programação Tynker de diversas formas. Nesta página, mostramos como programar recorrendo ao posicionamento em coordenadas cartesianas
Neste vídeo, aprendes três formas de programar o movimento no Tynker: definindo os valores das coordenadas X e Y nos blogos Go to (vai para) e Glide (desliza), utilizando os sensores para programar o programa para ler as coordenadas do toque no ecrã, e utilizando geradores de números aleatórios (Pick Random - sorteia números) para que seja o programa definir para onde se movem os personagens, de forma aleatória.
Definir manualmente o movimento
Podemos, utilizando diversos blocos Glide (desliza), e um ciclo (forever), programar o movimento dos personagens. Para isso, definimos os valores das coordenadas X e Y para cada posição que desejarmos para o personagem.
Definir o Movimento com o Toque
Para tirar partido do toque no ecrã do tablet/telemóvel, usamos sensores de toque. Estes vão ler os valores X e Y das coordenadas do ponto em que o nosso dedo toca no ecrã, e se os inserirmos como coordenadas, vão permitir que o personagem se desloque com o toque do dedo. Usamos os sensores Touch X e Touch Y. No computador, podemos usar os sensores posição X e posição Y do rato para o mesmo efeito.
No Tynker, encontras estes sensores no separador Sensores/Sensing.
Definir um Movimento Aleatório
Com este método, usas geradores de números aleatórios para que seja o programa a decidir qual a posição para onde se deslocará o personagem. Assim, programas movimentos imprevisíveis nos teus personagens. Tens de usar um bloco Pick Random (sorteia ao acaso) para as coordenadas de X e Y.
Encontras o bloco Pick Random no separador Matemática/Maths do Tynker.
domingo, 27 de novembro de 2022
ACD 04 - Pensamento Computacional e Narrativas Digitais
Dia 26 de novembro, o desafio foi partilhar ideias sobre pensamento computacional e programação criativa com formandos do CFAERC. Sendo uma sessão online, foi dinamizada a partir do espaço do Lab Aberto, em Torres Vedras. Para lá do tema proposto, os formandos ainda puderam ficar a conhecer o espaço do fablab, bem como alguns dos seus projetos.
sábado, 26 de novembro de 2022
Noite Aberta AEVP
@archizer0 No dia do aniversário da minha escola, noite aberta aos pais. Aqui, o espaço dedicado a TIC e clube de robótica. #imagilabs #aevendadopinheiro #edu ♬ Ghost in The Shell - Magnus Deus & Ghost in The Shell
Dia 25 de Novembro, a escola básica da Venda do Pinheiro comemorou o seu vigésimo nono aniversário. E, este ano, o desafio foi abrir a escola aos pais, no final do dia, para um serão diferente. Os diversos departamentos disciplinares e estruturas da escola organizaram atividades abertas a todos. No caso de TIC, cruzámos as valências da disciplina com os projetos do clube de robótica. Um serão com demonstrações de robótica, programação criativa, realidade virtual e impressão 3D, aberto à comunidade.