Páginas

domingo, 24 de março de 2024

ACD 5 CFAERC

Dia 23, foi uma manhã dedicada à criação de jogos em Scratch, interligando a programação com aspetos mais abrangentes do pensamento computacional.

A sessão foi online, não o meu meio favorito por se tornar mais palestra do que realmente oficina, mas o interesse dos participantes ficou desperto.

 

sábado, 23 de março de 2024

Ai Vs. AI

Este ano, acompanhei alunos da escola onde trabalho na tradicional visita de finalistas a Londres. Num raro tempo livre, reparei que a habitual saturação hipercapitalista dos ecrãs de Piccadilly tinha sido substuída por algo diferente.

Foi neste sortudo acaso que me deparei com um projeto artístico de Ai Weiwei, o sempre provocante artista e activista chinês. Intitulada Ai vs. AI, está patente durante 81 dias nos ecrãs da praça. O número curiosamente específico prende-se com as experiências do artista nas prisões chinesas. O tema vai buscar inspiração ao confucionismo, no exprimir as grandes questões.


 Ao longo destes dias, sempre às 20:24 (não é preciso doutoramento em história de arte para perceber este simbolismo), surge uma nova questão colocada por Ai, ilustrada com deslumbrantes padrões visuais criados recorrendo a IA Generativa. 

E não consigo deixar de pensar no completo acaso de ter passado naquele local, à hora precisa do arranque da peça. As performances diárias são irrepetíveis, pelo que percebi.

domingo, 17 de março de 2024

Workshop Introdução à IA Generativa - ANPRI 25 Anos

 


O desafio partiu da comemoração dos 25 anos da ANPRI - organizar 25 workshops em todo o país. Calhou-me um dos primeiros, aproveitando o espaço do Lab Center, cuja organização amavelmente nos abriu as portas.




Foi uma sessão leve, onde se falou das bases, desafios e impactos da Inteligência Artificial, e os participantes puderam experimentar diversas ferramentas de criação de imagem, vídeo e 3D. Sendo exclusivamente presencial, sofreu com a dificuldade que se tem sentido, nestes tempos pós-pandemia, de regresso a sessões não online. É importante fazer o esforço, se o online abole distâncias, os momentos presenciais permitem uma troca informal de ideias e experiências que só se consegue quando as pessoas têm espaço e tempo para falar entre si.

sexta-feira, 15 de março de 2024

Instantes










 Introduzir a programação com um lado de expressão estética aos alunos de quinto ano, atividades de robótica no primeiro ciclo, e a visita de professores suecos, que vieram conhecer a forma como trabalhamos por cá.

domingo, 10 de março de 2024

Capacitação Digital com a EU Codeweek



Dia 9 de março, em Leiria, decorreu o evento Codeweek organizado pelo CCEMS e Leading Teachers portugueses. Um dia de partilha de experiências, sobre a Codeweek e não só, subordinado ao tema Capacitação Digital com a EU Codeweek. Graças à organização do CCEMS, reuniram-se nos espaços da ES Domingos Sequeira mais de cem professores.

Como estava mergulhado nas movimentações e pequenos ajustes do evento Codeweekno CCEMS em Leiria, não tive tempo para grelhar o Luis Pinheiro com perguntas sobre este robot. De forma resumida, IA treinável tangível através da robótica. 


No espaço dedicado aos projetos do AE Venda do Pinheiro, optámos por demonstrar o lado expressivo da programação e robótica, com robots desenhadores, pixel art em Python, e projetos de luz e cor reactiva com Micro:bit.







Para a tarde, a sessão Programação e Robótica para as Artes no EB. Um workshop onde se consegue falar de Harold Cohen, Vera Molnar e os algorists, ZABRA, Sougwen Chung, Seymour Papert, logo e tartarugas, Alan Kay e dynabook, robots desenhadores, leds reativos com microbit, e se acaba com noventa divertidos minutos de programação de pixel art em Python com ImagiCharms? Uma bela maneira de passar a tarde de pesada tempestade que caía sobre Leiria. 

domingo, 3 de março de 2024

Instantes


Workshop de 3D no Centro de Ciências da Computação da ANPRI.

Brincadeiras de IA Generativa dos alunos de 5º ano.

A testar os robots de desenho  para o evento Codeweek de dia 9 de março.


Regressar à programação com os alunos de 5º ano, e claro que o primeiro algoritmo tem der artístico.

A malta do quinto ano a aderir ao Luma AI.


Brincadeiras com robotica no 1º Ciclo.


 

Momentos Clube de Robótica.