Páginas

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Login TIC 5: Robótica Educativa

 

Foi uma enorme surpresa ter sido desafiado a contribuir para o projeto de manuais escolares Login TIC com uma brochura sobre robótica educativa. Ainda me custa a acreditar. Mas it's a thing, out in the world, com imenso orgulho. Este pequeno livro integra o manual para professores Login TIC 5º Ano, elaborado pela dupla Fernanda Ledesma e Carlos Nunes, que tem sempre um trabalho de excelência (não, não estou em maré de marketing, é um trabalho que conheço e reconheço há anos).

Créditos onde são devidos, ao avassalador trabalho de Seymour Papert, sem o qual a programação e robótica na educação provavelmente não existiriam, ou se existissem, seriam menos ricos e interessantes. Mas também às inspirações e aprendizagens, desde José Martinez, que me despertou para o gozo do micro:bit acoplado a leds, ao trabalho da Imagi em trazer a programação para derrubar as barreiras de género.



As ideias tentam fugir às abordagens mais tradicionais à robótica. Não há nada de mal com robots segue-linhas ou desvia-obstáculos, ou micro:bits que se aplicam em IoT, mas aqui o desafio foi partilhar atividades onde a fruição estética é primordial: pixel art, leds interativos, robots que desenham. 


Deu-me imenso gosto coligir estes projetos. Espero, francamente, que sejam úteis, que inspirem os meus colegas, e que estes e os seus alunos se divirtam tanto com estas ideias como eu e os meus nos divertimos.

terça-feira, 16 de abril de 2024

Projeto Escrever com IA: Textos Livres

Em Português, os alunos escreveram pequenas histórias, utilizadas como prompt geração de texto e ilustrações. Utilizou-se o Gemini para gerar texto, e Dream By Wombo para imagem.

Com este projeto, procurou-se uma forma de introduzir ferramentas de Inteligência Artificial Generativa em sala de aula, como ferramenta incorporada em fluxos de trabalho, despertando a consciência dos docentes e alunos para as possibilidades desta tecnologia de forma integrada no currículo.

O livro produzido pode ser lido aqui: Projeto Escrever com IA: Textos Livres.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Projetos Escrever com IA: Textos Livres


Em Português, os alunos escreveram pequenas histórias, utilizadas como prompt geração de texto e ilustrações. Utilizou-se o Gemini para gerar texto, e Dream By Wombo para imagem.

Com este projeto, procurou-se uma forma de introduzir ferramentas de Inteligência Artificial Generativa em sala de aula, como ferramenta incorporada em fluxos de trabalho, despertando a consciência dos docentes e alunos para as possibilidades desta tecnologia de forma integrada no currículo.

O livro produzido pode ser lido aqui: Projeto Escrever com IA: Textos Livres.

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Projetos Escrever com IA: Uma Aventura no Mar


No projeto desta turma, os alunos escreveram um texto colaborativo em Português, que utilizado como prompt para o desenvolvimento do texto com o Gemini. Este projeto foi desenvolvido em parceria entre Português e TIC.

Os contos criados pelos alunos com recuro a inteligência artificial generativa podem ser lidos aqui: Escrever com IA: Uma Aventura no Mar.

Temos de Falar... IA Generativa

 


O microfone sobreviveu. O desafio lançado pelo CFETVL foi o de desenvolver um workshop sobre ferramentas de IA generativa, mas o verdadeiro gosto está nas NeRFs. E de caminho, falar de ideias sobre IA, porque isto é muito mais do que meter o prompt e carregar no botão. Sem esquecer aquele que, do Harold Cohen a Refik Anadol e ZABRA , mostram as dimensões humanas de uma criatividade assente na tecnologia.


A sessão decorreu integrada no encontro Temos de Falar sobre VR/AR, organizado pelo CFETVL no auditório do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira.

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Projetos Escrever com IA: Objetos Mágicos


No projeto desta turma, o processo iniciou-se de forma analógica - os alunos escreveram os seus textos nos seus cadernos, posteriormente transcritos para documento digital. Este projeto foi desenvolvido em parceria entre Português e TIC.

Os contos criados pelos alunos com recuro a inteligência artificial generativa podem ser lidos aqui: Escrever com Inteligência Artificial - Objetos Mágicos.

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Projetos Escrever com IA: As Gémeas Perdidas


Este projeto foi desenvolvido com os alunos da turma B do 5º ano, em parceria entre as disciplinas de Português, com a professora Patrícia Silva, e Tecnologias da Informação e Comunicação, orientados pelo professor Artur Coelho.

Em Português, os alunos pequenas histórias a partir de um tema comum, utilizadas como prompt geração de texto e ilustrações. Utilizou-se o Gemini para gerar texto, e Dream By Wombo para imagem.

Com este projeto, procurou-se uma forma de introduzir ferramentas de Inteligência Artificial Generativa em sala de aula, como ferramenta incorporada em fluxos de trabalho, despertando a consciência dos docentes e alunos para as possibilidades desta tecnologia de forma integrada no currículo.

terça-feira, 9 de abril de 2024

Projetos IA: Inteligência Artificial e Sustentabilidade


Este projeto foi desenvolvido com os alunos da turma A do 5º ano, em parceria entre as disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania, com a professora Celeste Marques, e Tecnologias da Informação e Comunicação, orientados pelo professor Artur Coelho.

A partir das aprendizagens curriculares de Ciências, os alunos elaboraram em Cidadania frases alusivas à sustentabilidade. Essas frases foram utilizadas, na disciplina de TIC, como prompt de geração de imagens. Utilizou-se a Dream By Wombo para o processo de geração.

Com este projeto, procurou-se uma forma de introduzir ferramentas de Inteligência Artificial Generativa em sala de aula, como ferramenta incorporada em fluxos de trabalho, despertando a consciência dos docentes e alunos para as possibilidades desta tecnologia de forma integrada no currículo.

Pode ser lido aqui: Inteligência Artificial e Sustentabilidade.