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terça-feira, 21 de maio de 2024

Instantes

"Professor", diz a assistente operacional depois de bater à porta, "veja lá o barulho na aula, é que há provas ao lado..." Realmente, a aula estava ruidosa. Olhei à volta. Eu estava focado a ajudar alguns alunos mais atrasados a enviar-me o seu projeto de programação de um videojogo. Outros, que já tinham tudo finalizado, saíam do seu lugar e iam ajudar colegas que estavam atrasados, ou com dificuldades na programação das variáveis,  o passo final do projeto. "Já terminei, posso ir para o lado do colega ajudar...?", pediam.

Entretanto, duas alunas assumiam a responsabilidade de ajudar todos os sejs colegas a instalar o Provas IAVE, o software onde irão realizar as provas de aferição. Assumiram de tal maneira que os computadores dos vinte e oito alunos ficaram despachados a meio da aula.  

Um dos alunos, que passou grande parte do tempo do projecto sem conseguir fazer nada, mas que com ajuda minha conseguiu programar quase tudo, passeava-se pela sala, de computador na mão, ufano a mostrar o seu jogo aos colegas. Ao meu lado, um aluno brasileiro recém-chegado dava os primeiros passos de programação, e entre os exemplos projetados e a ajuda dos colegas, já não precisava das minhas indicações para nada.

"Vá lá, malta", levanto a voz, "vamos parar com o barulho", digo, sem grande convicção. É que algazarras destas numa sala de aulas, venham elas.


segunda-feira, 20 de maio de 2024

Arte e Programação, Festival Contacto





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Dia 27 de abril, dinamizámos um workshop de Pixel Art com Python e Imagicharms, no âmbito do Festival Contacto organizado pela Imaginauta na biblioteca de Marvila. "As pessoas saíram a sorrir e a mostrar os vídeos do que fizeram", confidenciou-me a organização. Ainda bem. Ter a malta a sorrir e feliz, é o que se quer. 

A invasão de Pokémon foi causada pela aplicação do livrinho de Robótica Criativa do manual Login como recurso de formação. 

domingo, 19 de maio de 2024

9 Inspiring Educators Shaping the Future with Tech

 


Foi com orgulho que me descobri nesta lista de nove professores americanos e europeus que inovam e experimentam com programação e criatividade. Podem espreitar aqui, para conhecer este grupo criativo: 9 Inspiring Educators Shaping the Future with Tech.

sábado, 18 de maio de 2024

Instantes

Final de ACD sobre IA Generativa, a mostrar aquela que para mim é a mais brilhante das aplicações de IA, a Luma AI e a forma como nos permite trabalhar com NeRFs.

Leituras para inspirar projetos.

Um belíssimo mimo da Imagi.


Confesso que estava mortinho para que os Logins chegassem à escola. Confesso, fico babado com esta pequena contribuição para um grande projeto.

 
A testar um Vinci da Matatalab, seduzido pelos blocos de rotação em graus, que permitem programar com facilidade grafismos de robot desenhador.

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Instantes













Estes momentos das terças feiras no primeiro ciclo, em parceria com as Bibliotecas Escolares do AEVP, estão a tornar-se dos melhores da semana de trabalho, a par do clube de robótica e daqueles momentos em que os alunos em TIC se deslumbram com o que se descobrem capazes de fazer. E são sempre surpreendentes. Colocar os alunos de terceiro ano a programar pixel art em Python é um pouco puxado, mas apanham depressa. Tão depressa, que começam a criar os seus próprios desenhos com programação.

Neste terceiro período, demos continuidade ao projeto de Pensamento Computacional no Primeiro Ciclo, visitando turmas de terceiro e quarto anos, com propostas de trabalho que exploram ambientes de programação. Optámos pela introdução ao Python com programação de pixel art usando os nossos ImagiCharms, tendo-se revelado uma interessante atividade que ajuda ao treino de digitação em teclado, bem como desafio à criatividade dos alunos participantes.

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Academia Digital Para Pais






 Nos dias 4 e 11 de maio, decorreram no espaço do Centro de Recursos Poeta José Fanha as sessões Academia Digital para Pais. Este projeto da e-Redes incentiva â aquisição de competências digitais por parte da comunidade educativa, através do voluntariado, com  um conjunto de cursos dedicados a explorar temas de introdução ao mundo digital.

Este ano, organizámos sessões sobre Segurança e Cidadania Digital, e Programação e Pensamento Computacional no Ensino Básico. Na primeira sessão, após uma visita guiada aos espaços da escola que os seus educandos frequentam, mas os Encarregados de Educação desconhecem, os participantes discutiram temáticas referentes ao uso em segurança de redes digitais. 

A segunda sessão foi dedicada à programação e pensamento computacional, tendo os participantes experimentado dar passos na programação de algoritmos em ambientes visuais e robots, trabalhando com alguns dos materiais que estão ao serviço da aprendizagem dos alunos na disciplina de TIC, Clube de Robótica e ativiades de promoção de pensamento computacional no Primeiro Ciclo.

A Academia Digital, este ano, contou com a participação de um grupo dinâmico e interessado, permitindo abrir a escola à comunidade. Para o ano, esperamos regressar a esta iniciativa.

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Instantes

 


Recuperar equipamentos algo esquecidos.

Às voltas com elementos para jogos programados pelos alunos.







Instantes do clube de robótica.

terça-feira, 14 de maio de 2024

WRO 2024









 No dia 10 de maio, o Clube de Robótica particiou nas provas portuguesas do campeonato mundial World Robot Olympiad, organizadas pela ANPRI no espaço da Escola Secundária Augusto Cabrita, Barreiro. O WRO é um campeonato global, que desafia crianças e jovens a desenvolver projetos de robótica.

Participámos com uma demonstração dos nossos projetos, e entrando em competição. Na mostra de projetos de escolas, trouxemos um pouco do que fazemos nas várias áreas de atuação: jogos programados em aulas de TIC, programação de pixel art em Python, programação criativa com leds e interatividade usando placas Micro:bit, impressão 3D, programação artística, e robots educativos, com óbvio destaque para o nosso cão robótico XGO.

Em competição, participámos na prova Robot Mission, de programação de um robot Lego para seguir um percurso e realizar tarefas. Sendo a nossa primeira vez, experimentando um robot novo que a equipa ainda não conhece bem, e tendo tido muito pouco tempo para treinar no nosso tapete de robótica, fomos surpreendidos com a atribuição de Menção Honrosa, destacando as atitudes dos nossos alunos e encorajando a sua vontade de participar nestas competição. A equipa, constituída pelas alunas Sofia Fionik e Matilde Queirós do sétimo ano, e o aluno Pedro Pinto, de quinto ano, já está a planear e a preparar-se para participar na próxima edição da WRO.

Num dia preenchido, houve tempo para competir, aprender, experimentar, descobrir outros projetos e interagir com colegas de outras escolas. Agradecemos à Câmara Municipal de Mafra o apoio prestado no transporte da equipa.