A Vernacular of File Formats: Guia/manifesto de Rosa Menkman sobre glitching e databending.
Sowing the Seeds For a More Creative Society; Rethinking Learning in the Digital Age; All I Really Need to Know (About Creative Thinking) I Learned (By Studying How Children Learn) in Kindergarten: papers de Mitchel Resnick apontando para formas criativas de estimular aprendizagens utilizando tecnologias digitais.
Sara de Freitas, Serious Virtual Worlds report: Estudo transversal do state of the art dos mundos virtuais em 2008 focalizado nos usos educativos.
EVT e 3D: utilizações de aplicações 3D no âmbito da área curricular de Educação Visual e Tecnológica.
Projectos Vertex e Fathom: inspiradores desta iniciativa, levaram o 3D e mundos virtuais a escolas primárias britânicas.
Espaços Virtuais, Espaços Ficcionais: curta análise de um continuum estético entre as formas de representação clássica e as possibilitadas pela tecnologia digital.
Virtual Art: From Illusion to Immersion: livro de Daniel Grau traçando uma visão geral dos antecedentes históricos da arte com a realidade virtual eo seu impacto nas concepções artísticas contemporâneas.
The Animation Project: Iniciativa americana que capacita crianças e jovens em risco através da aprendizagem colaborativa de trabalho com tecnologias 3D.