Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
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terça-feira, 31 de maio de 2011
domingo, 29 de maio de 2011
A Aventura de Teresa II
Mais algumas personagens e objectos do trabalho de animação 3D do 3º B da E.B. 1 da Venda do Pinheiro.
Experiências no Google Sketchup
O projecto em que neste momento os alunos da turma 4º AM da EB de S. Miguel do Milharado se encontram a desenvolver é o de uma visualização em VRML/X3D de um espaço da freguesia. Para representar mais realisticamente esse espaço estão a aprender a criar modelos arquitectónicos no Google Sketchup.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Sketchup
Um exemplo das coisas fantásticas que se conseguem quando se deixam crianças à solta com computadores e ferramentas digitais avançadas de complexidade média. Conseguido hoje por um aluno da EB 1 do Milharado.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Projecto Aeolos
Trabalho em progresso dos alunos das turmas 5º A, 5º B e 5º H. O objectivo é que cada turma crie um espaço virtual em VRML/X3D que modele um sistema de energia eólica. No vídeo, alguns dos modelos 3D criados para o projecto.
Viagem de um Glóbulo Vermelho (III)
O espaço virtual Viagem de um Glóbulo Vermelho está online no endereço web VRMLWorld.net | Viagem de um Glóbulo Vermelho. Para visitar e interagir no espaço 3D é necessário utilizar o Internet Explorer com Flash actualizado e um plugin de visualização VRML/X3D. Recomendamos o BS Contact.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Viagem de um Glóbulo Vermelho (II)
O mundo virtual Viagem de um Glóbulo Vermelho estará em breve online na plataforma VRMLWorld. Até lá, fica aqui um vídeo que mostra alguns aspectos do espaço virtual.
sábado, 21 de maio de 2011
Viagem de um Glóbulo Vermelho
Este é um projecto de criação de um mundo virtual elaborado por alunos das turmas 6º C e 9º A do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro. Criado para participação na iniciativa Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho, desenvolveu-se em diferentes fases: actividades experimentais nas aulas de Ciências da Natureza (6º ano) e Ciências Naturais (8º) de observação de orgãos do sistema cárdio-respiratório, aprendizagem de processos de trabalho em aplicações de modelação tridimensional (Google Sketchup, Doga L3, Vivaty Studio, CB Model Pro), pesquisa de informação (texto e imagem) sobre o sistema cárdio-respiratório, modelação tridimensional dos elementos constituintes de células, vasos sanguíneos, artérias,
corrente sanguínea, orgãos do sistema cárdio-respiratório, e elementos decorativos, e integração com animação e interactividade em Vivaty Studio.
Não acompanhei as actividades experimentais, por serem específicas a uma área disciplinar. O meu trabalho prendeu-se com as fases seguintes: aprender modelação 3D e construir os diferentes objectos tridimensionais necessários ao projecto. No Vimeo encontra-se um vídeo que mostra alguns resultados da descoberta do CB Model Pro para modelação orgânica.
A fase de pesquisa é essencial para estruturar ideias e procurar formas de representar os elementos que irão ser recriados virtualmente. Num projecto digital, a fase do papel - registar, rabiscar, rascunhar ideias, é um momento fundamental.
Esta fase é intercalada com a aprendizagem do 3D. Não usámos equipamento muito potente - uns humildes netbooks Eee 1100. O ecrã pequeno dificulta a criação de modelos complexos, mas serve bem para criar diferentes elementos individuais que depois podem ser integrados num modelo complexo. Na imagem, um exercício livre de modelação por extrusão em torno de um eixo e em NURBS.
A cada grupo de alunos coube a tarefa de modelar um elemento individual de cada modelo constituínte do mundo virtual. Definimos que este reuniria casa criadas em Sketchup, para albergar os modelos biomórficos e imagens das actividades experimentais, um boneco animado para a entrada no espaço criado no Doga e animado em Vivaty Studio, e modelos de veias, pulmões, coração, células e seus constituintes criados nas aplicações que mais se prestassem para a tarefa. Por exemplo, membranas celulares, glóbulos vermelhos e objectos similares foram modelados organicamente no CB Model Pro gerando objectos low poly. Formas mais regulares foram criadas em Doga e Vivaty Studio. Usaram-se diferentes tipos de modelação: extrusão, ponto forte do Sketchup, operações booleanas (gerando objectos ocos pela combinação de dois objectos) e orgânica, muito facilitada no CB Model. Na imagem, a criação de um modelo virtual de célula a partir da importação de diferentes objectos previamente criados pelos alunos.
A criação de um mundo virtual, ou modelo complexo, é um processo iterativo. Começamos com pequenos objectos individuais que são montados em modelos detalhados. Estes, por sua vez, são montados no modelo final. Aqui as coisas tornam-se mais difíceis pelo tamanho do espaço e quantidade de ficheiros envolvidos. É fundamental organizar os nós (objectos e formas em VRML) e grupos para saber exactamente onde está o que compõe o modelo virtual. Facilita o trabalho de posicionamento correcto dos modelos. Aqui é o momento em que termina o trabalho dos alunos e se intensifica o meu. Nas horas disponíveis para o projecto (45 minutos semanais para o 9º ano e 90 minutos para o 6º) não é possível treinar a utilização do Vivaty Studio de forma aprofundada. Seria, talvez, se todo o tempo fosse dedicado a isso e não à exploração de outras aplicações, pesquisa e criação de modelos.
Este é um exemplo de outro dos objectos complexos utilizados: o modelo de uma veia, renderizado em wireframe nesta imagem para se poder ver os elementos interiores, constituintes do fluxo sanguíneo. No mundo virtual é um modelo texturizado que pode ser rodado pelo utilizador para inspeccionar os diversos elementos.
Outro exemplo, a estrutura interna de um osso. O exterior foi modelado em CB Model Pro em baixa resolução e o interior modelado e texturizado no Vivaty Studio.
Aqui, um dos muitos aspectos do mundo virtual onde podemos observar e interagir com os modelos dos elementos constituintes do sistema cárdio-vascular. A informação recolhida e tratada pelos alunos é mostrada em painéis.
Ao longo deste projecto os alunos participantes puderam visualizar o interior das estruturas do sistema cárdio-respiratório, aprender trabalho em laboratório, dominar progressivamente o computador e diferentes aplicações e explorar o potencial criativo da tecnologia digital. Exploraram experimentalmente os conteúdos curriculares e transferiram aprendizagens através da recriação de sistemas biológicos em modelação tridimensional e aprofundaram as TIC de forma criativa numa perspectiva construtivista.
O resultado final deste projecto é um ambiente de realidade virtual não imersiva em VRML/X3D. Pode ser visualizado num computador com aplicações de visualização de VRML ou visitado na internet em ambiente multiutilizador.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Percursos
Numa palestra recente sobre serious gaming, foi sublinhado o potencial pedagógico de jogos criados de raiz para estimularem aprendizagens, particularmente no campo das simulações e na aprendizagem de procedimentos. O que leva a reflectir que o trabalho desenvolvido no 3D Alpha segue o percurso diametralmente oposto. Em vez de colocar nas mãos dos alunos um produto final para estimular aprendizagens, trata-se de colocar nas mãos das crianças ferramentas que lhes permitam criar produtos - e no processo estimular aprendizagens no domínio das TIC e áreas disciplinares. Podemos construir uma simulação para ensinar aos alunos um processo físico, por exemplo, ou integrar as aprendizagens dos alunos sobre um sistema na criação de uma simulação. É o que esperamos conseguir com o projecto "A Viagem da Gotinha": colocar os alunos a modelar objectos 3D para construir um espaço virtual que simule o ciclo da água em VRML/X3D. Uma educação para o século XXI exige novas metodologias e estratégias.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Palácio
Na turma 3B da EB 1 da Venda do Pinheiro o desafio é criar uma animação em 3D a partir de uma história elaborada pela turma. É uma tentativa de trabalho interdisciplinar. Pedi aos alunos esboços dos personagens e cenários em desenho, e este foi um deles... difícil de acreditar que foi desenhado por uma aluna de oito anos.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
A Aventura de Teresa
É com um sabor de finalmente que se iniciam os trabalhos para uma animação em 3D com os alunos da turma 3º B da escola básica da Venda do Pinheiro. Por motivos de calendarizações, foram os que menos trabalharam o lado digital da expressão plástica. Mesmo assim, desafio lançado e alunos a cumprir. Com base numa história que a turma está a elaborar, iniciou-se a criação de uma animação 3D utilizando Bryce e Doga para modelar personagens e objectos, Bryce para animar e Audacity para captura e edição audio. Podem consultar no vídeo os primeiros passos deste novo desafio.