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sábado, 17 de dezembro de 2011

Videopostais de Natal - Making Of

Foi a primeira vez que tentámos uma experiência destas, obrigando a um certo trabalho experimental a desbravar terrenos de actuação e a perceber como utilizar melhor as ferramentas para levar a cabo a ideia. Utilizou-se o Vegas Movie Studio HD para criar os vídeos, por dispor de ferramentas avançadas de edição vídeo multipistas. As imagens foram trabalhadas no Gimp e mensagens foram gravadas no Audacity.



Os alunos começam por desenhar cenários e elementos para animação em A3 ou A4. Têm de ser criadas duas folhas: uma para cenário e outra com elementos soltos. Para pintura recomenda-se canetas de feltro, que facilitam o tratamento posterior das imagens no computador. A pintura de grandes áreas não é necessária, estas podem ser preenchidas posteriormente no Gimp através do trabalho com camadas. Os fundos digitais podem ser cores sólidas, gradientes ou elementos clonados. É o caso do céu desta imagem. O aluno pintou a lápis de cor uma pequena parte do céu, sendo o restante pintado digitalmente com o pincel de clonagem do Gimp.

Os desenhos foram fotografados com uma máquina fotográfica digital (no caso, um tablet Galaxy). Para melhores resultados, recomenda-se que se tenha em atenção as condições de luz ambiente.


Na edição de imagem, o primeiro passo é corrigir cores, luminosidade e contraste com a ferramenta de curvas. Em seguida trabalham-se fundos. A imagem de cenário pode ser gravada como JPG.


Se se estiver a processar um elemento a animar é preciso adicionar um canal alfa (transparência) e eliminar tudo o que não for necessário com a ferramenta de corte livre em modo poligonal. Este é um processo que se pode tornar moroso, particularmente se o elemento tiver muitos pormenores. O formato de imagem recomendado para gravar com transparências é o PNG.


Não é possível fazer a gravação de som em sala de aula em condições perfeitas. Após gravar voz, recomenda-se a utilização da ferramenta remove noise do Audacity para eliminar ruídos. Utilizámos o WAV como formato de exportação.


É uma recomendação que parece óbvia, mas convém sublinhar. Facilita o trabalho se os ficheiros pertencentes aos diferentes alunos estiverem organizados em pastas por aluno. Para cada um cria-se uma pasta que reúne ficheiros jpg, png e wav.


A vantagem de se utilizar um editor de vídeo não linear sobre o instalado habitualmente no sistema operativo Windows é a capacidade de criar e editar múltiplas pistas de vídeo, permitindo jogar com sobreposições de clips de vídeo. O MovieMaker apenas permite justaposição sequencial de clips. Para criar os postais animados em vídeo vamos tirar partido da sobreposição de clips e movimentos de pista.


A animação de pistas de vídeo é feita no editor a que se acede clicando num ícone ao lado do número da pista. Deslocando o cursor da linha de tempo podemos modificar o tamanho, posição e rotação da pista de vídeo criando chaves de animação. O truque está em utilizar imagens com fundo transparente e através dos movimentos atribuídos à pista de video criar a ilusão de animação. O programa também permite adicionar e editar clips de texto e aplicar efeitos especiais.


Outra vantagem do Vegas é a possibilidade de criar vídeo em HD. Na renderização final tiramos partido dessa opção.

Metodologia:
- criar desenhos para cenário e elementos a animar;
- digitalizar ou fotografar os desenhos;
- editar as imagens para corrigir cores e criar transparências;
- gravar audio;
- editar vídeo, aplicando efeitos de movimento às diferentes pistas.

Para terminar, uma nota sobre temporização. Iniciámos o processo de concretização deste trabalho um pouco tarde em relação ao número de aulas disponível. Por isso, os alunos não tiveram a oportunidade de eles próprios aprenderem a editar as suas  imagens no Gimp e o vídeo no Vegas. Estas actividades foram feitas em aula com os alunos, tendo eles visto como se faziam, mas perdeu-se a experiência de aprendizagem de colocar nas suas mãos estas ferramentas. Um pormenor que será corrigido numa outra experiência similar, com outro tema de trabalho.

Babel X3D


O Babel X3D é uma plataforma de partilha e divulgação de mundos virtuais. Focalizado no VRML/X3D, está aberto a outros tipos de tecnologias Web3D e tem particular interesse na utilização educacional do 3D. Dinamizado pela equipa constituída por Vitor Cardoso (vcard), Jorge Valadares, Alain Dumenieu (Alain), Paulo Nunes, Vitoria Silva, Artur Coelho (Artur)e Margarida Correia, tem apoio institucional da Unidade de Investigação em Educação e Desenvolvimento e Universidade Aberta.

Para além da divulgação de mundos virtuais, este site reúne fóruns e wikis para partilha de ideias e conhecimentos sobre 3D, VRML/X3D e outras tecnologias de criação Web3D. Visite-nos em Babel X3D.

Videopostais de Natal

Terminados. Aqui podem ver os postais em vídeo criados por alunos de quatro turmas do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro na disciplina de Educação Visual e Tecnológica.



Alunos do 5º A



Alunos do 5º C



Alunos do 5º E



Alunos do 6º B

Ferramentas utilizadas: lápis, papel, canetas de feltro, lápis de cor, Audacity para gravar voz, um Galaxy Tab para fotografar desenhos e Sony Vegas Movie Studio HD para edição vídeo. Em breve, um pequeno texto sobre como fazer um trabalho deste género.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Videopostais de Natal - 5º A



Os postais de natal em vídeo da turma 5º A estão prontos e online. Parabéns a todos os alunos pelo divertido trabalho!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Videopostais de Natal



Projecto de natal para os alunos das turmas 5º A, 5º C, 5º E e 6º B: criar postais de natal animados. Como fazer? Desenhar os elementos e fundos com meios de expressão tradicional. Passar os desenhos para o digital através de fotografia e scanner (um Galaxy Tab resolve o problema). Editar as imagens no Gimp para corrigir cores e atribuir canais alpha para gravar em PNG. Em seguida, montar e animar: ou no PowerPoint, utilizando movimentos definidos pelo utilizador e em seguida convertendo a apresentação para video, ou directamente no Sony Vegas Movie Studio manipulando o track motion de cada pista de vídeo. Em alternativa, gravar vídeo em stop motion. Resta adicionar mensagens gravando voz e escolher uma música de fundo. É o desafio para as próximas aulas. No vídeo, um teste aos processos de trabalho.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Stop Motion


No arranque de experiências de aprendizagem que misturam meios de expressão digitais e tradicionais, estamos a começar a mexer com animação stop-motion. Os alunos criam bonecos articulados que serão filmados através de uma câmara controlada pelo Monkey Jam sob um fundo neutro, removido no Sony Vegas com as opções de chroma para inserção sobre cenários virtuais. O sistema de filmagem é um bocadinho rudimentar, mas funciona...

My Robot Nation

Descobri este site muito por acaso, ao ler os feeds do tumblr The New Aesthetic. O conceito é interessante: quem quiser pode desenhar o seu robot personalizado e depois encomendar o objecto que é impresso em impressoras 3D. Mais interessante é a aplicação web que permite construir um modelo 3D de robot a partir de peças pré-criadas. É muito fácil montar, aplicar adereços, posicionar e colorir um robot na vista 3D. Só é pena que não exporte o ficheiro final. Era giro ter um DXF, WRL ou OBJ das nossas criações para aplicar em aplicações de modelação e animação 3D ou VRML. Mas o site serve para personalizar e encomendar, por isso até se percebe esta decisão. Mas vai dando para umas capturas de ecrã...


Vão brincar, que sabe bem: My Robot Nation.

sábado, 29 de outubro de 2011

Science at School - Exponor

We were at Fundação Ilídio Pinho's exhibition Ciência na Escola (Science at School) at Exponor, Oporto, showing some of the science education projects selected for last year's science at school contest. Our booth showcased Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro entry, Viagem de um Glóbulo Vermelho, a virtual world created by students who modelled elements of the blood and assembled a virtual museum after research and experimental activities under guidance from teachers Sónia Azevedo, Ana Piano and Artur Coelho.

Our booth at the exhibition.


Digital tecnhologies allow very zen-like presentations. We displayed an offline mode of the virtual world, projected on screen, another experiment in the crossing of science, arts and ICT, and an under the hood section, displaying original VRML models, Vivtay Studio files and other apps, to show how it was done. Unfortunately, we did not have internet acces, making impossible a demonstration of virtual interactions using Babel X3D.


We also used this opportunity to spread the word about the Babel X3D community. In a science fair full of models (non-virtual ones), posters, powerpoint presentations, scientific equipment and robotics we atracted quite a bit of attention from teachers and high-school students over the how-to build virtual worlds, educational uses applications used and the abilities of elementary school pupils in 3D and VRML/X3D. Representants from the portuguese Ministry of Education and Science central and regional structures, and Fundação Ilídio Pinho were dazzled by these virtual spaces, one of wich had been distinguinshed with a prize in the previous year iniciative.


As for elementary school students present... they loved to play in this virtual world. We hope to be present in the next year's iniciative, showcasing other virtual worlds created in class interconnecting learning and knowledge from different areas (in this case, science, arts and ICT) with content created by the students. The more we delve into VRML/X3D educational possibilities the more we think we've barely scratched the surface. All the students involved in the projects showcased here and in 3D Alpha - from the 5th/6th grades to the 3rd and 4th grades, deserve congratulations for they'r creativity and hard work.

domingo, 23 de outubro de 2011

Babel X3D Virtual Worlds Video Presentation



Uma apresentação vídeo de mundos virtuais alojados na plataforma Babel X3D. Para saber mais sobre mundos virtuais em VRML/X3D e suas utilizações, em particular educativas, visitem-nos em Babel X3D.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Babel X3D and the Artenautas Digitais


In October 20, 2011 as part of the educational, cultural and artistic project, "A Viagem do Artenauta" - Storytellers and creativity.in Ponte de Lima Dr. Vítor Cardoso and Artur Coelho taught the workshop Babel X3D and the Artenautas Virtuais showing the Babel X3D site, demos of virtual worlds and how to create avatars in Avatar Studio. Forty students from Ponte de Lima's secondary school and their teachers gained first hand knowledge of VRML/X3D worlds and delighted themselves using Avatar Studio.

Digital exhibition Ponte de Lima Virtual

Dr. Vítor Cardoso presenting Babel X3D and virtual worlds

One of the participants taking her first steps in Avatar Studio

Ponte de Lima: a view of the bridge, enhaced by the experience of visiting the town's recreation
in VRML/X3D.

These initiatives are important to get the message out about the wonderful uses and possibilities of this technology. We hope the students involved had as much fun discovering VRML/X3D as we did working with them! The digital exhibition is still on display in the computer room of Ponte de Lima's municipal library.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Trabalhos de alunos (2011)



Ainda em 2D, mas brevemente chegarão ao 3D. Um arquivo dos trabalhos mais interessantes criados por alunos de 5º e 6º ano do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Viagem do ArteNauta - Contadores de histórias e criatividade


O Projeto educativo-cultural e artístico "A Viagem do ArteNauta - Contadores de histórias e criatividade" irá decorrer entre os dias 17 e 29 de outubro de 2011, em vários locais da Vila de Ponte de Lima. Ao longo de uma semana, haverá, em cada dia, uma série de iniciativas dirigidas à comunidade escolar e ao público em geral: Exposições, Oficinas, Teatro, Dança, Música, Filmes, Seminário, Palestra e Tertúlia (ver programa em anexo).

Para informações e inscrições contatar:

Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta de Ponte de Lima (cla_ponl@univ-ab.pt/258 753493/915676349)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Agenda


Ainda no arranque do novo ano lectivo, o 3D Alpha vai estar no dia 20 de Outubro em Ponte de Lima para dinamizar um atelier de criação de humanóides tridimensionais com o Avatar Studio no âmbito do evento A Viagem do ArteNauta: Contação de Histórias e Criatividade e a 28 de Outubro na Exponor para a Mostra de Projetos da 9ª edição do Prémio “Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho”. Quanto a projectos com os alunos... em breve iniciaremos experiências de animação misturando o real filmado e o virtual tridimensional animado. Para abrir o apetite, uma primeira experiência em Bryce de uma aluna de quinto ano.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Représentations Virtuelles


Ce seront les représentations virtuelles de l'homme dans l'ordinateur.

Textos de Bernard Weber para imagens remixadas de fotografia científica do INSERM e ilustrações clássicas de Júlio Verne, patentes no Instituto Franco-Português. FC com um toque de humor justaposta à realidade vista pelos potentes instrumentos científicos. A inauguração da exposição contou com uma muito interessante conferência do autor onde este nos falou da sua visão pessoal da Ficção Científica, da ficção de Verne, e mais em jeito de conversa, de outra reflexões sobre o futuro e a estrutura da humanidade.

E, cortesia das sincronicidades, a mais recente edição do Journal of Virtual Worlds Research já está online.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

TIC na Educação: 3D Alpha


Apresentação do projecto no XII Encontro TIC na Educação promovido pelo Centro de Competências Entre Mar e Serra. Se parece similar à minha apresentação de defesa de dissertação... é porque é uma versão redux modificada para a sessão. Não vale a pena reinventar a roda. A apresentanção foi interessante, mesclada por entre outras vertentes de utilização pedagógica das TIC, e assinalo algum interesse por parte de participantes que após o final me questionaram sobre as tecnologias e métodos utilizados.

A continuidade do projecto no 1º Ciclo ainda está incerta, devido à redução de crédito horário para a Coordenação PTE, cujas horas me permitiam intervir nas escolas básicas. De qualquer maneira, restam as minhas turmas curriculares para continuar a desenvolver trabalho. Pelo menos uma, de quinto ano, congrega alunos que já participaram no quarto ano. Vai ser interessante ver o que é que reteram das experiências e aprendizagens.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Aulas Virtuais

Podemos fazer mais num mundo virtual do que conversar. Podemos assistir ou dar uma aula num espaço tridimensional interactivo. 

 Substitui o ensino presencial com as suas interacções sociais entre docentes e alunos? Não, mas também não é esse o objectivo. Complementa, dá novas dimensões, possibilita turmas com elementos geograficamente dispersos. Permite simulações e visitas virtuais a locais de difícil acessibilidade. E, partilhando criações, desperta a criatividade.
Estes são screenshots de uma aula a que assisti recentemente no âmbito da cadeira de "Sistemas de 
Informação e Internet" do Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia da Universidade Aberta num mundo virtual dedicado à vida e obra de Fernando Pessoa, mundo em vrml muito bem concebido que reúne documentação gráfica, audio e vídeo sobre a obra do autor. Alojado na plataforma AbNet, futuramente Babel X3D, foi totalmente realizado com tecnologias abertas (VRML/X3D) e é independente de clientes pesados ou servidores empresariais economicamente falíveis. Certo, o SecondLife é mais giro, mas o que é que vão fazer quando a empresa inevitavelmente fechar? A nova economia digital é bem conhecida por ser volátil.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Experiências em TIC no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro

Durante este ano lectivo alunos de diferentes escolas do Agrupamento tiveram a oportunidade de explorar tecnologias digitais em contexto educativo na sua sala de aula, criando projectos interdisciplinares em que as aprendizagens curriculares e a exploração criativa do computador permitiram criar produtos multimédia. Intitulado 3D Alpha, este projecto ofereceu aos alunos e docentes do 1º Ciclo a possibilidade de utilizarem o computador magalhães na sala de aula e descobrir um grande número de aplicações digitais. Com este projecto, o Agrupamento passou a fazer parte das cem escolas escolhidas a nível nacional para a iniciativa Aprender e Inovar com TIC.

O principal foco do projecto foram as aplicações de modelação e animação 3D para produção de animações e ambientes virtuais. Surpreendentemente, o computador magalhães revelou-se capaz de correr estas aplicações, que requerem algum poder computacional. Todos os projectos criados pelos alunos envolveram duas fases: aprendizagem de conceitos de modelação 3D e aplicação na criação de produtos multimédia adaptados às necessidades expressas pelos professores titulares das turmas envolvidas.

Na primeira fase os alunos descobriram programas como o Google Sketchup, para modelação arquitectónica, Bryce, para modelação e animação 3D, CB Model Pro, de modelação tridimensional orgânica, e Doga L3, de criação fácil de veículos em 3D. A segunda fase varia de turma para turma. Na EB 1 da Venda do Pinheiro com os alunos de terceiro ano da Professora Anabela Tibério, foi realizado um filme de animação 3D, Sonho de Cores Diferentes, e um ambiente virtual de realidade virtual não imersiva que simula o Ciclo da Água. Na mesma escola, com a turma da Professora Rosa Martins, criou-se o filme de animação 3D intitulado A Aventura de Teresa. Na EB de S. Miguel do Milharado os alunos da Professora Ana Cristina Reis trabalharam num projecto de visualização arquitectónica em realidade virtual para modificar um caminho situado perto das instalações escolares.

As actividades de exploração do digital não se esgotaram nestes projectos. Os alunos do 6º C e 9º A participaram na iniciativa Ciência na Escola, promovida pela Fundação Ilídio Pinho, com o projecto Viagem de um Glóbulo Vermelho, recriando em realidade virtual tridimensional elementos biológicos do sistema cárdio-respiratório. Os alunos das turmas 5º A, 5º B e 5º H, depois de experimentarem a animação 3D criando estrelas de natal, elaboraram espaços virtuais simulando sistemas de energia eólica. Foram ainda desenvolvidos workshops com docentes do 1º Ciclo sobre temáticas de utilização criativa da tecnologia.

O carácter plurianual da iniciativa Aprender e Inovar com TIC implica a continuidade destas actividades nos próximos anos lectivos, esperando que se consiga atingir outras escolas do Agrupamento. Para saber mais sobre estes projectos e ver os trabalhos criados pelos alunos consultem a página http://3dalpha.blogspot.com/ .

quarta-feira, 22 de junho de 2011

3D Alpha na Feira Escolar

O 3D Alpha (e coordenação PTE) assentou arraiais na Feira Escolar do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro, com o objectivo de divulgar à comunidade o trabalho dos alunos.


Alguns dos alunos do 1º Ciclo que elaboraram mundos virtuais e animações 3D vieram visitar o pavilhão, que contou com alguma curiosidade dos restantes alunos. Foi interessante ver alunos a mostrar aos seus pais o trabalho que criaram em 3D, e foi também muito motivador o comentário de um Encarregado de Educação que me apanhou na altura da montagem do espaço e se mostrou encantado e surpreendido com os projectos em VRML/X3D e 3D. Inesperado, e dando os parabéns aos alunos.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Poster


A queimar os últimos cartuchos deste ano.

domingo, 19 de junho de 2011

A Aventura de Teresa HD



Animação criada pelos alunos da turma 3º B da Escola Básica da Venda do Pinheiro. Conto desenvolvido na área de Língua Portuguesa e Expressão Plástica. Modelação 3D: Bryce 5.5 e Google Sketchup. Animação: Bryce 5.5. Captura de som: Audacity. Edição vídeo: Vegas Movie Studio HD. Professores orientadores: Rosa Martins (1º Ciclo - titular de turma) e Artur Coelho (Educação Visual e Tecnológica / Coordenação PTE).

A Aventura de Teresa IV


O 3D Alpha está na recta final por este ano. Para terminar, falta a animação 3D do 3ºB da Escola Básica da Venda do Pinheiro. Depois de um longo processo de composição e rendering dos clips de vídeo das cenas do filme - cinquenta e cinco no total, sempre com tempos de rendering que iam da hora e meia às catorze horas, está finalmente montado em vídeo. Segue o rendering final e a publicação online.

Exposição I


No último dia de aulas, nas actividades de final de ano lectivo da escola de S. Miguel do Milharado, uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 4º AM no âmbito do projecto 3D Alpha.


Para além de ver vídeos com renderings dos objectos 3D criados, ainda puderam explorar a visualização em realidade virtual não imersiva do projecto para o caminho rural próximo da escola. É, para mim, um prazer ouvir o tom de voz orgulhoso com que mostram as suas criações aos colegas.

sábado, 18 de junho de 2011

Projecto Caminho II

Alunos do Milharado a interagir com o modelo virtual do projecto de intervenção num caminho rural próximo da escola.  É bom ouvir os tons de voz orgulhosos das crianças a mostrar os seus trabalhos aos colegas.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Projecto Caminho



Vídeo de visualização em VRML/X3D de projecto de intervenção em caminho rústico próximo da escola EB de S. Miguel do Milharado elaborado pelos alunos da turma 4º AM. Modelos 3d criados em Google Sketchup nos computadores magalhães dos alunos. Professores orientadores: Artur Coelho (EVT/PTE) e Ana Cristina Reis (1C - titular de turma).

quinta-feira, 16 de junho de 2011

3D Alpha no Pontos nos ii


Com direito a destaque de página inteira na mais recente edição do jornal do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro.

WIP


Work in progress: a visualização X3D de uma proposta de intervenção dos alunos do 4º AM num caminho perto da escola de S. Miguel do Milharado. Quase pronto.

domingo, 12 de junho de 2011

A Viagem da Gotinha



Simulação em VRML/X3D do ciclo da água. Trabalho dos alunos da turma 3º C da escola básica da Venda do Pinheiro. Mundo virtual que colige apresentações de pesquisa e modelos 3D criados em CB Model Pro, Google Sketchup, Bryce 5.5 e Doga L3 nos computadores Magalhães pelos alunos. Integração e animação em X3D no Vivaty Studio. Professores orientadores: Anabela Tibério (1º Ciclo, titular de turma) e Artur Coelho (Educação Visual e Tecnológica/coordenação Plano Tecnológico na Educação). Actividade do projecto 3D Alpha, integrante da iniciativa Aprender e Inovar com TIC.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Viagem da Gotinha II

Dois elementos do mundo virtual do 3º C abordando o ciclo da água:
Uma cidade, criada com elementos modelados em Sketchup, Doga e retirados de sítios web.

A quinta, cheia de animais modelados em Doga aos quais foi dada alguma animação. O resto segue em breve.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

A Aventura de Teresa III



Mais test renders do filme de animação 3D dos alunos do 3º B da EB 1 da Venda do Pinheiro. Como o tempo começa a esgotar-se, estou a cortar esquinas e a meter mais do que desejava a mão no trabalho dos alunos, mas sempre respeitando as ideias saídas das suas imaginações. Os objectos 3D foram criados no Bryce pelos alunos da turma, e o palácio recriado por mim em Sketchup a partir do projecto de uma das alunas que pode ser consultado aqui: Palácio. Gostei do olhar deliciado que fez quando viu o modelo 3D final e o comparou ao seu desenho.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Projecto Aeolos II



Está concluído o mundo virtual em que os alunos as turmas 5º A, 5º B e 5º H. Ficará online em breve. Até lá, um vídeo que demonstra o trabalho de modelação 3D dos alunos participantes.

sábado, 4 de junho de 2011

Curta I



O vídeo de hoje foi criado no PhotoStory por um aluno da turma 4ºAM de S. Miguel do Milharado a partir de diversos trabalhos em 3D que criou no seu computador Magalhães.

domingo, 29 de maio de 2011

A Aventura de Teresa II



Mais algumas personagens e objectos do trabalho de animação 3D do 3º B da E.B. 1 da Venda do Pinheiro.

Experiências no Google Sketchup



O projecto em que neste momento os alunos da turma 4º AM da EB de S. Miguel do Milharado se encontram a desenvolver é o de uma visualização em VRML/X3D de um espaço da freguesia. Para representar mais realisticamente esse espaço estão a aprender a criar modelos arquitectónicos no Google Sketchup.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sketchup


Um exemplo das coisas fantásticas que se conseguem quando se deixam crianças à solta com computadores e ferramentas digitais avançadas de complexidade média. Conseguido hoje por um aluno da EB 1 do Milharado.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Projecto Aeolos



Trabalho em progresso dos alunos das turmas 5º A, 5º B e 5º H. O objectivo é que cada turma crie um espaço virtual em VRML/X3D que modele um sistema de energia eólica. No vídeo, alguns dos modelos 3D criados para o projecto.

Viagem de um Glóbulo Vermelho (III)

O espaço virtual Viagem de um Glóbulo Vermelho está online no endereço web VRMLWorld.net | Viagem de um Glóbulo Vermelho. Para visitar e interagir no espaço 3D é necessário utilizar o Internet Explorer com Flash actualizado e um plugin de visualização VRML/X3D. Recomendamos o BS Contact.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Viagem de um Glóbulo Vermelho (II)



O mundo virtual Viagem de um Glóbulo Vermelho estará em breve online na plataforma VRMLWorld. Até lá, fica aqui um vídeo que mostra alguns aspectos do espaço virtual.

sábado, 21 de maio de 2011

Viagem de um Glóbulo Vermelho


Este é um projecto de criação de um mundo virtual elaborado por alunos das turmas 6º C e 9º A do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro. Criado para participação na iniciativa Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho, desenvolveu-se em diferentes fases: actividades experimentais nas aulas de Ciências da Natureza (6º ano) e Ciências Naturais (8º) de observação de orgãos do sistema cárdio-respiratório, aprendizagem de processos de trabalho em aplicações de modelação tridimensional (Google Sketchup, Doga L3, Vivaty Studio, CB Model Pro), pesquisa de informação (texto e imagem) sobre o sistema cárdio-respiratório, modelação tridimensional dos elementos constituintes de células, vasos sanguíneos, artérias,
corrente sanguínea, orgãos do sistema cárdio-respiratório, e elementos decorativos, e integração com animação e interactividade em Vivaty Studio. 
Não acompanhei as actividades experimentais, por serem específicas a uma área disciplinar. O meu trabalho prendeu-se com as fases seguintes: aprender modelação 3D e construir os diferentes objectos tridimensionais necessários ao projecto. No Vimeo encontra-se um vídeo que mostra alguns resultados da descoberta do CB Model Pro para modelação orgânica.

A fase de pesquisa é essencial para estruturar ideias e procurar formas de representar os elementos que irão ser recriados virtualmente. Num projecto digital, a fase do papel - registar, rabiscar, rascunhar ideias, é um momento fundamental. 

Esta fase é intercalada com a aprendizagem do 3D. Não usámos equipamento muito potente - uns humildes netbooks Eee 1100. O ecrã pequeno dificulta a criação de modelos complexos, mas serve bem para criar diferentes elementos individuais que depois podem ser integrados num modelo complexo. Na imagem, um exercício livre de modelação por extrusão em torno de um eixo e em NURBS. 

A cada grupo de alunos coube a tarefa de modelar um elemento individual de cada modelo constituínte do mundo virtual. Definimos que este reuniria casa criadas em Sketchup, para albergar os modelos biomórficos e imagens das actividades experimentais, um boneco animado para a entrada no espaço criado no Doga e animado em Vivaty Studio, e modelos de veias, pulmões, coração, células e seus constituintes criados nas aplicações que mais se prestassem para a tarefa. Por exemplo, membranas celulares, glóbulos vermelhos e objectos similares foram modelados organicamente no CB Model Pro gerando objectos low poly. Formas mais regulares foram criadas em Doga e Vivaty Studio. Usaram-se diferentes tipos de modelação: extrusão, ponto forte do Sketchup, operações booleanas (gerando objectos ocos pela combinação de dois objectos) e  orgânica, muito facilitada no CB Model. Na  imagem, a criação de um modelo virtual de célula a partir da importação de diferentes objectos previamente criados pelos alunos.


O resultado é um modelo virtual em X3D - formato mais recente da linguagem VRML. Parece complicado, mas não é. Esta célula é constituida por sensivelmente cinco ou seis objectos tridimensionais, que foram repetidos utilizando um recurso muito elegante da linguagem VRML/X3D, a referência. Similar às operações copiar - colar e duplicar, ao invés destas não gera um novo modelo mas sim uma referência ao modelo original, que pode ser rodada e reposicionada. Com isto podemos obter modelos de elevada complexidade mas de tamanho leve. Apesar de complexo, e cheio de formas 3D, o modelo na imagem pesa uns meros 137 kb em X3D. A imagem foi renderizada em tempo real no BS Contact e o modelo permite rotação para visualização global das formas representadas.

A criação de um mundo virtual, ou modelo complexo, é um processo iterativo. Começamos com pequenos objectos individuais que são montados em modelos detalhados. Estes, por sua vez, são montados no modelo final. Aqui as coisas tornam-se mais difíceis pelo tamanho do espaço e quantidade de ficheiros envolvidos. É fundamental organizar os nós (objectos e formas em VRML) e grupos para saber exactamente onde está o que compõe o modelo virtual. Facilita o trabalho de posicionamento correcto dos modelos. Aqui é o momento em que termina o trabalho dos alunos e se intensifica o meu. Nas horas disponíveis para o projecto (45 minutos semanais para o 9º ano e 90 minutos para o 6º) não é possível treinar a utilização do Vivaty Studio de forma aprofundada. Seria, talvez, se todo o tempo fosse dedicado a isso e não à exploração de outras aplicações, pesquisa  e criação de modelos.

Este é um exemplo de outro dos objectos complexos utilizados: o modelo de uma veia, renderizado em wireframe nesta imagem para se poder ver os elementos interiores, constituintes do fluxo sanguíneo. No mundo virtual é um modelo texturizado que pode ser rodado pelo utilizador para inspeccionar os diversos elementos.

Outro exemplo, a estrutura interna de um osso. O exterior foi modelado em CB Model Pro em baixa resolução e o interior modelado e texturizado no Vivaty Studio.

Aqui, um dos muitos aspectos do mundo virtual onde podemos observar e interagir com os modelos dos elementos constituintes do sistema cárdio-vascular. A informação recolhida e tratada pelos alunos é mostrada em painéis.

Ao longo deste projecto os alunos participantes puderam visualizar o interior das estruturas do sistema cárdio-respiratório, aprender trabalho em laboratório, dominar progressivamente o computador e diferentes aplicações e explorar o potencial criativo da tecnologia digital. Exploraram experimentalmente os conteúdos curriculares e transferiram aprendizagens através da recriação de sistemas biológicos em modelação tridimensional e aprofundaram as TIC de forma criativa numa perspectiva construtivista.

O resultado final deste projecto é um ambiente de realidade virtual não imersiva em VRML/X3D. Pode ser visualizado num computador com aplicações de visualização de VRML ou visitado na internet em ambiente multiutilizador.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Percursos

Numa palestra recente sobre serious gaming, foi sublinhado o potencial pedagógico de jogos criados de raiz para estimularem aprendizagens, particularmente no campo das simulações e na aprendizagem de procedimentos. O que leva a reflectir que o trabalho desenvolvido no 3D Alpha segue o percurso diametralmente oposto. Em vez de colocar nas mãos dos alunos um produto final para estimular aprendizagens, trata-se de colocar nas mãos das crianças ferramentas que lhes permitam criar produtos - e no processo estimular aprendizagens no domínio das TIC e áreas disciplinares. Podemos construir uma simulação para ensinar aos alunos um processo físico, por exemplo, ou integrar as aprendizagens dos alunos sobre um sistema na criação de uma simulação. É o que esperamos conseguir com o projecto "A Viagem da Gotinha": colocar os alunos a modelar objectos 3D para construir um espaço virtual que simule o ciclo da água em VRML/X3D. Uma educação para o século XXI exige novas metodologias e estratégias.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Palácio

Na turma 3B da EB 1 da Venda do Pinheiro o desafio é criar uma animação em 3D a partir de uma história elaborada pela turma. É uma tentativa de trabalho interdisciplinar.  Pedi aos alunos esboços dos personagens e cenários em desenho, e este foi um deles... difícil de acreditar que foi desenhado por uma aluna de oito anos.


quarta-feira, 11 de maio de 2011

A Aventura de Teresa



É com um sabor de finalmente que se iniciam os trabalhos para uma animação em 3D com os alunos da turma 3º B da escola básica da Venda do Pinheiro. Por motivos de calendarizações, foram os que menos trabalharam o lado digital da expressão plástica. Mesmo assim, desafio lançado e alunos a cumprir. Com base numa história que a turma está a elaborar, iniciou-se a criação de uma animação 3D utilizando Bryce e Doga para modelar personagens e objectos, Bryce para animar e Audacity para captura e edição audio. Podem consultar no vídeo os primeiros passos deste novo desafio.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Viagem da Gotinha


Já está lançado o próximo desafio do 3ºC da EB1 da Venda do Pinheiro: criar um ambiente virtual em VRML/X3D de um sistema físico - o ciclo da água. O primeiro passo, planificação do trabalho e esboço de ideias, está dado. Resta agora modelar casas no Sketchup, veículos e animais no Doga, terrenos e ambiente no Bryce. Ainda contamos com o Meshlab para facilitar a conversão de objectos Collada do Sketchup em formato obj. A montagem do ambiente virtual será realizada no superlativo Vivaty Studio, o melhor modelador para X3D existente. Desta vez não há prazos. Fica pronto quando ficar pronto.

domingo, 3 de abril de 2011

CB Model Pro



Criado pela Dassault Systèmes, que desenvolveu o CATIA para lidar com a complexidade dos projectos aeronáuticos, o CB Model Pro é uma versão beta de um software promissor que entretanto foi descontinuado, tendo sido integrado no 3D Via. Esta aplicação é um modelador orgânico de tipo mudbox, versão intuitiva e simplificada de aplicações como ZBrush. Normalmente não lhe dou muito uso nos projectos, porque sendo beta é instável e crasha facilmente, e gera ficheiros muito pesados que dificultam a incorporação noutras aplicações. Trabalhar com um ficheiro bryce ou um VRML/X3D com mais de cem megabytes não é muito eficaz. Mas faz muito bem e muito facilmente modelação orgânica.

A turma 6º C está a trabalhar num projecto de realidade virtual que visa a modelação do percurso de um glóbulo vermelho pelo corpo humano. E para isso precisa de modelar orgânicamente... por isso, aprenderam a utilizar o CB Model. Estes são os resultados da primeira sessão de trabalho.

sábado, 2 de abril de 2011

Novas Experiências



Quando recolhi os trabalhos dos alunos nos computadores magalhães fiquei com mais do que esperava. A experiência da sessão era a de criar uma figura humana em 3D utilizando formas primitivas, mas esta é apenas uma pequena parte do vídeo resultante...

terça-feira, 22 de março de 2011

Experiências em 3D



Trabalhos desenvolvidos no âmbito do Projecto 3D alpha pelos alunos da turma 4º AM, utilizando os softwares Bryce e Doga L3 em computadores Magalhães. Orientadores: Ana Cristina Reis (Professora Titular de Turma), Artur Coelho (Professor de Educação visual e Tecnológica/Coordenador PTE). Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro.

Estafeta de Contos


A turma 3º C da E.B. 1 da Venda do Pinheiro participou na Estafeta de Contos que deu início à semana da leitura no Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro com a história e o vídeo que desenvolveram no projecto 3D Alpha.