Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
Páginas
▼
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Já viu a minha fábrica?
Já viu a minha fábrica, perguntou a aluna. Uau. Vi, e gostei. Nada mau para a segunda sessão de trabalho destes alunos de 5.º ano com o Sketchup. Este é um de muitos bons exemplos que estão a surgir neste desafio. A sessão de hoje iniciou-se com uma pequena conversa sobre perspectiva, conceito que ilustrado com a modelação 3D se torna mais fácil de perceber. Disseram-me que estão a aprender a desenhar com noções elementares de perspectiva em Educação Visual.
Esta é a fase da aprendizagem de algumas ferramentas úteis para o passo seguinte, que irá envolver pesquisa e criatividade. Mas antes disso temos que aprender e treinar competências elementares de trabalho. É a base a partir da qual se poderá ir mais longe.
O clima geral destas sessões é de forte entusiasmo. Estão agendas para o final do dia de aulas à quarta-feira, onde podemos ocupar a sala TIC durante os três quartos de hora atribuídos a formação cívica. Os pedidos dos alunos são mais que muitos, as perguntas têm cadência imparável, e é muito habitual terminar a sessão e alguns ficarem pela sala para saber um bocadinho mais. Confesso que tenho um carinho especial por estes projectos. Integrar estas actividades na área curricular das TIC tem sido desafiante e recompensador, mas dá-lhes o peso da avaliação curricular e uma certa obrigatoriedade. Acaba por ter o seu necessário quê de imposição e a sensação que enquanto investimos nisto estamos a deixar de parte outras possibilidades. Já nestes projectos o que nos interessa é chegar a um produto final, e este processo de descoberta é feito de forma muito descontraída por alunos empenhados não na sua avaliação mas num processo colaborativo de trabalho que, por ser informal apesar de levado a sério, os entusiasma.
Sem comentários:
Enviar um comentário