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quarta-feira, 28 de maio de 2014

Evolução Tecnológica e Objeto Técnico - Impressoras 3D


Contámos com a presença de Ricardo Cardoso, do Spinlab - Parque Tecnológico de Óbidos, para demonstrar impressão em 3D, falar um pouco da tecnologia e processos de trabalho, no âmbito da actividade Evolução Tecnológica e objeto técnico - impressoras 3D, organizada pelas disciplinas de Educação Tecnológica e TIC. Esta iniciativa foi possível graças ao esforço da Prof.ª Sara Inácio, de Educação Visual e Educação Tecnológica.


No decorrer das sessões os alunos participantes puderam ver o processo de impressão de objectos em 3D numa impressora Prusa i3, tomar contacto com modelos impressos e aprender um pouco sobre as diferentes vertentes desta tecnologia, materiais que pode utilizar, técnicas de trabalho e potencialidades.


O deslumbre e entusiasmo foram palpáveis ao longo das sessões. Não sendo uma novidade, para muitos foi o primeiro contacto real com uma tecnologia de que muito ouvem falar mas têm poucas oportunidades de ter contacto. A capacidade de dar tangibilidade aos objectos digitais virtuais deixa-nos a todos fascinados.



As sessões foram programadas para alunos de segundo ciclo mas foram convidados alguns dos alunos de TIC que ao longo destes anos se têm distinguido pela sua proficiência e vontade de aprender no que toca a modelação 3D. Para estes foi uma oportunidade de ver concretizado no real tangível os conceitos sobre coordenadas cartesianas, superfícies e programas de modelação com que já trabalham na escola e nos tempos livres.


O processo de impressão requer preparação e foi-nos mostrado como preparar fisicamente a impressora, fixando o rolo de plástico PLA no extrusor, preparando o tabuleiro de impressão e fazer os acertos necessários antes de imprimir um objecto.


Outra faceta é o trabalho de preparação digital dos modelos, que após modelação têm de ser preparados em aplicações próprias para impressão 3D. Nestas acerta-se o layering das fatias que irão formar o objecto final, ajustam-se dimensões e tipos de estrutura interior. Em seguida, a aplicação converte estes parâmetros para instruções gcode e envia para a impressora.

Impressão em 3D é um passo lógico para uma abordagem às TIC que contempla o 3D e multimédia. Abriria outras possibilidades de aprendizagem e estímulo à expressão criativa com tecnologias. Os preços dos equipamentos e a sua relativa complexidade ainda tornam difícil a sua adopção no contexto do ensino básico, mas este passo tem de ser dado, e o ponto de partida possível passa pelo tomar consciência deste potencial e estruturar a sua aplicabilidade no estímulo à aprendizagem.

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