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terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Alunos manientos


Eu a querer desafiar os alunos para modelar em 3D com temas de acordo com as metas curriculares de TIC e eles a quererem construir casas e castelos e viagens no espaço. Que mania a destes alunos, de pensar pela cabeça deles!

Na imagem duas alunas a iniciar o seu projecto final, ainda vagamente definido como um centro comercial com lojas, stor, mas o vapor das nuances já se está a condensar em ideias concretas. Como, por exemplo, recriar o logotipo de uma loja de roupas modelando as letras com ferramentas de traçagem.

Mais a sério, tenho uma preocupação com a integração das metas curriculares com esta vertente de exploração um pouco diferente do expectável nas TIC. Uma forma óbvia é usar conceitos como as historia e evolução da computação para temáticas de trabalho. Algo que esta turma rejeitou praticamente em bloco. Pronto, certo, houve dois que se interessaram por recriar em 3D artefactos da história da computação, Dois. Em trinta. Porque este tipo de ferramentas desperta-lhes a criatividade e a capacidade de conceber, definir e trabalhar num projecto individual ou em pequeno grupo é outro dos focos quer das metas quer das metodologias que trago comigo deste os tempos de Educação Visual e Tecnológica.

De forma indirecta há maneiras muito simples de abordar temas das metas. Organização, utilização correcta na interacção com o sistema operativo, partir uma tarefa complexa em elementos mais simples, seguir procedimentos, utilizar redes para comunicar e salvaguardar ficheiros, pesquisar, esboçar e construir esquemas mentais que lhes permitam desenvolver um projecto.... entre outras que o cansaço de um longo dia me impede de enumerar.

O que vale é que sou um chato e tenho mais duas turmas de sétimo ano para convencer a modelar tubos de vácuo, o interior de um computador ou (cinco garantido para quem se atrever a esta) recriar o mecanismo de Antikhytera.

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