Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Instantes


Os drones do projecto Code2Fly são as novas coqueluches do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro. Há uma constante entre professores, assistentes operacionais e alunos: aquele sorriso.


O verdadeiro desafio será integrar nas actividades em sala de aula. Mas para já, o professor das TIC em 3D entretém-se a distrair os alunos. Estão eles a querer aprender a modelar em 3D ou a programar em Scratch, e há máquinas voadoras a zumbir na sala de aula.


Talvez a impressão da semana, saída da nossa beethefirst. Feita a pedido de um aluno que por estar no nono ano já não participa nas actividades de TIC, mas é visita habitual no espaço onde trabalho. Experimentou o Tinkerplay no seu telemóvel, e finalmente tive tempo para imprimir e montar o resultado. 


O objectivo principal do Code2Fly é intervir nas sessões de introdução à programação no 1º. CEB, que desenvolvemos todas as semanas em quatro escolas do Agrupamento. Ainda estou a aprender a lidar com os drones, mas quis trazê-los já para a sala. Nota: o drone não está a ser pilotado pelos professores.


Dos drones à geometria. Programar voos vai envolver perceber bem como se controlam trajectórias. Para já começamos com quadrados, porque os alunos ainda não aprenderam os ângulos internos e externos de outras formas geométricas. Mas vão aprender...


Mais uma impressão longa na beethefirst. O objecto é um velho conhecido, a mascote em 3D da iniciativa Programação no 1º. CEB que desenhada e impressa para o dia dos clubes de programação e robótica. Desta vez decidi imprimir no seu tamanho real, para... ah, ainda não posso dizer.


Para terminar a semana, mais um avanço no projecto de modelação em 3D de modelos moleculares para o Ciência na Escola. Um dos alunos responsáveis pela modelação dos elementos modulares está a concluir a modelação no Tinkercad dos átomos. Com um paquímetro, para saber qual a dimensão do objecto, e transferidor para saber em que ângulo tem de fazer os cortes com operações booleanas. Sabiam que as ligações moleculares se fazem em diferentes ângulos, de acordo com os átomos e a substância? Provavelmente sim. Eu não, e estou a aprender...

Sem comentários:

Enviar um comentário