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segunda-feira, 28 de março de 2016

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Buehler, E., Kane, S., Hurst, A. (2014). ABC and 3D: Opportunities and Obstacles to 3D Printing in Special Education Environments. Obtido a 26 de março de 2016, do url http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2661334.2661365.

Artigo muito interessante, cheio de ideias, que analisa três vertentes de utilização de impressão 3D focalizada no contexto educativo do ensino especial. Em minha opinião, mostra uma introdução válida de impressão 3D com objectivos muito bem definidos, mas perde um pouco por no trabalho prático se ter centrado muito no uso de impressoras e não na concepção para impressão, faltando um trabalho mais profundo na parte da modelação e uso criativo, que poderia ter sido feito num dos contextos do estudo. Quase o foi, mas talvez o centramento em resultados e não em processos tenha prejudicado esta vertente.
- parte de três premissas: impressão 3D como incentivo às áreas STEM, criação de auxiliares pedagógicos, e uso no desenvolvimento tecnologias assistivas mais baratas e adequadas ao contexto local;
- dentro de sala de aula: restrição à impressão de objectos já pré-concebidos, apesar de terem experimentado modelação em tinkercad, que consideraram complexo; docentes preferiram objectos pré-concebidos, alunos apreciaram introdução à modelação, mas não tiveram tempo para desenvolver competências e preferiram os resultados rápidos dos objectos pré-concebidos;
- tecnologias assistivas: trabalho em colaboração com terapeutas, redesenhado objectos para impressão 3D, adequando-os às necessidades das crianças;
- 3D demonstrativo: foco na impressão de modelos tangíveis para crianças com deficiência visual;
- em todas as experiências, os investigadores relatam as dificuldades observadas na componente de modelação 3D, com os utilizadores a preferir modelos pré-concebidos e a assinalar dificuldades na aprendizagem de modelação 3D, como complexa e consumidora de demasiado tempo;
- observações sobre impressão: compreender a impressão 3D: "One significant obstacle we observed for novices learning to use this technology was developing an accurate mental model of the printer. Common problems included not understanding why prints failed, the limits of a given printer’s capabilities, and the relationships between troubleshooting techniques and the problems they are intended to solve."; segurança no manuseamento do equipamento; disponibilidade de apoio técnico (nota minha: os investigadores referem a frustração dos utilizadores com os problemas de hardware que o uso destes equipamentos implica, sublinhando a necessidade de máquinas pensadas para consumidor com bom apoio técnico por detrás);
- observações sobre modelação: necessidade de software 3D mais simples em interface e complexidade de trabalho (nota minha: é difícil ser mais simples que o tinkercad, apesar de haver desenvolvimentos interessantes no domínio dos tablets), curvas de aprendizagem no software mais avançado, e possibilidades de partilha de modelos;
- demonstram, convincente, que: "Three-dimensional printing can promote STEM engagement in children with varying abilities, provide tactile access to information and educational content, and encourage DIY and inhouse assistive device design."
 - citação: "3D printing technology can offer students a powerful tool for creativity and exploration, as well as an engaging introduction to STEM topics."


Loy, J. (2014). eLearning and eMaking: 3D Printing Blurring the Digital and the Physical. Obtido a 26 de março de 2016, do url http://www.mdpi.com/2227-7102/4/1/108/htm.
- Desfasamento observado na aprendizagem de design de produção entre concepção no computador e prática com materiais; impressão 3D como ponte que permite revitalizar o acto físico de concepção;
- Envolve alunos com profundidade no processo de aprendizagem.


Lutz, R. (2013). Enhancing Information Technology Education (ITE) with the Use of 3D Printer Technology. Obtido a 28 de março de 2016, do url http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2512327.

Interessante estrutura de workshop sobre impressão 3D. Cobre introdução à tecnologia, modelação 3D, terminologia, questões de uso, ferramentas, propostas de utilização em contextos educacionais concretos em contexto de ensino superior técnico.

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