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sexta-feira, 1 de abril de 2016

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Cantero, J., et al (2015). Creación de réplicas de patrimonio escultórico mediante reconstrucción 3D e impresoras 3D de bajo coste para uso en entornos educativos. Obtido a 4 de outubro de 2015, do url http://revistas.ucm.es/index.php/ARIS/article/view/45864.

- Utilizar 3D scanning e 3D printing para realizar réplicas de obras escultóricas;
- Antecedentes: réplicas como forma de estudo e conservação de património;
- Enquadramentos legais, lei espanhola, indicando que docentes podem efectuar reproduções sem necessidade de autorização, referenciando autores;
- Tecnologias: fotogrametria, scanning 3d a laser, tratamento de mesh, impressão 3D;
- processo: utilizar máquinas fotográficas para fotografar objecto; processar fotos utilizando o 123D Catch ou o 360recap (antecessor do Project Memento da Autodesk), processamento da mesh no Meshmixer, impressão numa makerbot (o mesmo processo das nossas selfies em 3D);
- potencial educacional: permite às crianças um contacto táctil com a escultura; permite preservar ou trabalhar património escultórico recorrendo à tecnologia.

Martin, R., Bowden, N., Merrill, C. (2014). 3D Printing in Technology and Engineering Education. In Technology and Engineering Teacher, Volume 73, número 8, maio/junho de 2014, pp.30-35. Reston: ITEEA. Obtido a 5 de outubro de 2015, do url http://eric.ed.gov/?id=EJ1049180.

- Abordagem à impressão 3D sob perspectiva de aprendizagens na área das engenharias.
- Descreve sumariamente a tecnologia de impressão 3D FDM/FFF.
- Aplicações sugeridas: impressão de elementos de mecanismos; tangibilização de aprendizagem de modelação 3D; exploração de design personalizado; construção de impressoras 3D.

"Most 3D modeling classes are taught in computer labs and rarely result in the creation of the physical models. This can lead to a disconnection between creations in a digital environment with constraints encountered in the physical world. If components are only designed in 3D modeling
software, students do not recognize the complications that arise when turning those models into a physical part. Whether the problems stem from manufacturability or tool access for assembly, sometimes the lack of having a physical part for inspection can hinder the students’ learning. A 3D printer can produce uniquely designed parts that a student can physically inspect. This inspection will have an immediate effect on the overall design process. Students will be able to see their mistakes in the part, make adjustments in their digital models, and print out another part to verify that the corrections they made to the model are sufficient. This continuous process of design, creation, and inspection helps accelerate students' engineering skills and capabilities."


Saorín, J., et al (2015). Juegos en tabletas digitales como introducción al modelado y la impresión 3D. Obtido a 4 de outubro de 2015, do urlhttps://www.academia.edu/15284031/Juegos_en_tabletas_digitales_como_introducci%C3%B3n_al_modelado_y_la_impresi%C3%B3n_3D.

- exploração de duas apps iOS para modelação 3D: Blokify (justaposição de blocos) e Pottery (modelação por revolução em eixo).
- Potencial dos jogos para auxiliar a aquisição de percepção espacial e aprender modelação 3D.
- Integração pedagógica: solicia-te aos alunos que recriem nas apps modelos 3D representandos de acordo com as vistas normalizadas (essencialmente, utilizar a app para representar os objectos tridimensionais típicos dos exercícios de educação visual para aprendizagem de axonometrias e métodos de projecção); explioração também em desenho;
- uso interessante de apps; peca por serem restritas aos tablets mais caros do mercado - inacessíveis aos nossos alunos. A metodologia explora-representa grafica e digitalmente - decora/imprime é interessante. Anotar para o projecto Fab@rts.

Svihla, S., Gines, M., Yang, Y. (2014). Teachers as Learners then Designers: Shifting from Instructionist to Constructionist Approaches. Obtido a 20 de maio de 2015, do url http://fablearn.stanford.edu/2014/wp-content/uploads/fl2014_submission_25.pdf.

- utilizar a impressão 3D para estimular estratégias de trabalho assentes em perspectivas construtivistas;
- discussão muito liminar do potencial da impressão 3D, ficando-se pela tangibilização e potencial criativo;
- possibilidades do learning thorugh designing (a metodologia de projecto em EVT...) como forma de aprender em projectos práticos com significado para os alunos.

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