Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
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sábado, 4 de junho de 2016
Programação 1CEB 2016-2017
Estamos num daqueles pontinhos no mapa. A iniciativa Introdução à Programação no 1CEB vai, com assinalável sucesso, para o seu segundo ano de implementação. As TIC em 3D não deixam de estar presentes, mantendo o compromisso assumido no primeiro ano de dinamizar estas actividades com turmas de 4º. ano das quatro escolas de primeiro ciclo do Agrupamento.
Mais do que um regresso, é uma oportunidade de reforçar e melhorar esta experiência. Apesar do gosto demonstrado por alunos, professores e encarregados de educação, o balanço que fazemos deste primeiro ano não é positivo. Apesar de se ter partido para o terreno com um projeto definido, houve muitas falhas na implementação. Quem participou pode não se ter apercebido, mas quem o dinamizou percebeu, e anotou, erros e problemáticas.
A gestão de tempo é o elemento essencial. A estratégia de sessões quinzenais rentabilizava bem o tempo, mas impedia o desenvolvimento de projectos consistentes a longo prazo. A metodologia utilizada não foi das melhores. Não fomos consistentes no fornecer de uma curva de aprendizagem que permitisse à globalidade dos alunos experimentar e consolidar conhecimento. Com pouco tempo disponível, falhou também a integração com os projectos das turmas. Finalmente, têm que se assinalar condicionantes técnicas com o hardware disponível nas escolas. Estas são pertinentes, mas não decisivas. Com melhor metodologia, os problemas técnicos são ultrapassáveis.
Aprendemos com os erros, anotámos as falhas. Para este segundo ano, reforçamos a visão inicial: permitir aos alunos envolvidos o contacto com estas tecnologias, estimular o desenvolvimento de pensamento computacional, propiciar condições para concepção de trabalho projectual significativo. Alteramos a metodologia para uma sequência mais formal de exploração introdutória de elementos de ferramentas específicas que dote os alunos de conhecimento que poderão expandir em fase de projecto. Queremos envolver mais professores, mas não os titulares de turma. Sabemos que a carga de trabalho sobre os docentes de primeiro ciclo é muito elevada, e não os queremos sobrecarregar com mais uma actividade. O nosso desafio vai partir para os professores bibliotecários, permitindo reforçar o número de alunos envolvido. Neste segundo ano, vamos libertar o nosso arsenal de tecnologias de apoio à aprendizagem (Scratch, jogos de programação sem computador, drones Code2Fly) com o que esperamos ser uma metodologia adequada.
É importante falhar. As experiências negativas da primeira edição permitiu-nos reflectir e aprender para melhorar. O foco continua o mesmo: ampliar os horizontes dos nossos alunos.
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