Páginas

sábado, 3 de setembro de 2016

O 3D nas mãos da Educação


Ontem, por Mafra, no encontro sobre Diferenciação Pedagógica organizado pelo CFAERC na Escola Secundária José Saramago. Do programa do encontro fazia parte um workshop sobre o projecto Fab@rts: O 3D nas mãos da Educação,


Aproveitámos o evento para demonstrar a tecnologia de impressão 3D, com um espaço no átrio da Escola Secundária expondo alguns dos objectos modelados no âmbito das actividades das TIC em 3D, explicando aos interessados o que é esta tecnologia de manufactura aditiva, o que se pode fazer com ela na sala de aula, e permitindo o contacto com as impressoras 3D.


Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha visto... foi uma frase muito repetida por todos os que nos visitaram. A presença num evento destinado à comunidade educativa do concelho onde estamos inseridos permitiu divulgar estes projectos junto dos colegas que nos estão mais próximos.


Terminámos a participação neste evento com um workshop sobre o 3D na Educação. Desenvolvido em conjunto com Centro de Recursos Poeta José Fanha, mostra a lógica e os primeiros passos do projecto Fab@rts, falando sobre Fablabs, makerspaces e a intuição do potencial educativo da criatividade aplicada a meios digitais, que não se esgotam na impressão 3D, envolvendo electrónica, programação, e artes aplicadas em projectos que envolvem aprendizagens, criatividade e gestão de informação. Mas para já, iniciamos com impressão 3D na biblioteca da escola.

O workshop em si foi mais curto do que o desejável, o que não nos permitiu uma abordagem prática. Seguimos o esquema habitual de trabalho, abrindo a tampa superior da impressora para mostrar os seus mecanismos e explicar os eixo cartesianos, discutindo tipos de ficheiros, operações de controle e slicing, e técnicas elementares de impressão. Passámos a uma apresentação sobre educação e impressão 3D, mostrando exemplos de projectos, enquadramento teóricos, e questões técnicas sobre a tecnologia. Terminamos demonstrando como modelar em 3D com o Tinkercad, abordando durante o processo de modelação de uma peça questões ligadas à matemática, geometria e forma (visual e tridimensional) que estão inerentes ao trabalho de modelação 3D, bem como ao desenvolvimento de competências de visualização tridimensional. Ficou de fora o desafio aos participantes para experimentar a modelação 3D.

Sem comentários:

Enviar um comentário