Uma Hora do Código que decorreu depois da hora original, por questões de agenda. Para além de desenvolver a atividade, queríamos que decorresse com o envolvimento de todos os docentes de TIC do Agrupamento. Dia 13 foi o dia possível, já depois das datas da Hora do Código portuguesa, mas hey, hora do código é em qualquer hora que se queira.
O plano original previa que alunos de uma turma de 5º ano viessem conhecer a sala TIC para descobrir a programação com uma atividade clássica da Code.org. As restrições de largura de banda no acesso à Internet impediram o desenvolvimento deste plano. Há uma certa ironia, para não dizer incoerência, num ministério que afirma querer estimular competências digitais nos alunos e professores, e depois estrangula ativamente a largura de banda disponível ás escolas durante as horas em que o acesso é mais necessário. Restrições que, no domínio das TIC, são ainda mais incompreensíveis dada a pertinência dos meios de comunicação digital, redes e perfis online nas metas curriculares. Estas restrições não afetam apenas atividades pontuais, tocam na escola toda, da sala de aula aos serviços administrativos. No nosso caso, os projetos finais em 3D de alguns alunos estão a ser prejudicados pela impossibilidade de aceder ao Tinkercad.
Se o plano A não funcionar, há sempre um B. O que planeávamos ser uma demonstração, acabou por ser a atividade principal. A diversidade de experiências possíveis na abordagem introdutória à programação já há muito que se deixou de ficar pelo ecrã. Entre robots, artefactos programáveis e programação unplugged, há muito que se pode fazer sem recorrer a ecrãs e internet.
Foto: Prof.ª Sandra Neves |
Foto: Prof.ª Sandra Neves |
Foto: Prof.ª Sandra Neves |
Foto: Prof.ª Sandra Neves |
Terminamos com um agradecimento especial à Prof.ª Sandra Neves, pela disponibilidade em participar neste desafio, e pelas fotos.
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