É o nosso mais recente desafio, em parceria entre as disciplinas de Ciências e TIC, com contributos de EV, Geografia e História. Concorremos com este projeto ao concurso de ideias Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho, e fomos selecionados para passar à segunda fase do concurso, com apoio financeiro. No entanto, os nossos alunos já estão a trabalhar neste projeto desde novembro.
Curiosamente, no dia em que soubemos da seleção para o Ciência na Escola tínhamos começado a imprimir em 3D os primeiros modelos de satélites criados por um dos grupos de alunos que participa neste projeto.
Da janela da minha escola e mais além!
Nº de turmas envolvidas: 2Nº de alunos envolvidos: 60
Resumo do projeto:
Cruzando conhecimentos das áreas de Ciências, Educação Visual, Geografia, História e TIC, pretendemos neste projeto levar os alunos a conhecer, através da observação in-situ e da utilização de tecnologia por satélite, o contexto natural, social e cultural da região envolvente à escola - a paisagem natural da Venda do Pinheiro inserida no Complexo Vulcânico Mafra-Lisboa e na nascente da Bacia Hidrográfica do Rio Lizandro.Descrição do Projeto
1. Introdução/Objetivos:A escola encontra-se inserida no complexo vulcânico Mafra-Lisboa e na bacia hidrográfica do Rio Lizandro. Pretende-se que os alunos partam à descoberta desta região, percebendo como evoluiu ao longo do tempo, através de visitas de estudo, análise de cartas geológicas e de satélite, atividades laboratoriais e reconstituição da paleogeologia da região.
As tecnologias de manufatura aditiva, das quais a impressão 3D é uma das vertentes, são hoje um importante recurso económico, com utilizações que vão da prototipagem rápida a novos processos de manufatura. Pretendemos que os alunos trabalhem diretamente esta tecnologia como ferramenta de concepção e produção.
A observação da Terra a partir do espaço é um importante recurso com implicações científicas e económicas. As plataformas de sensores que perscrutam a superfície terrestre, a partir de diferentes órbitas, permitem conhecer a fundo o nosso planeta, com impacto em modelos científicos, económicos e ambientais.
Deste projeto resultará a criação de mapas tridimensionais do relevo da zona do Complexo vulcânico Mafra-Lisboa e Rio Lizandro, mostrando o seu desenvolvimento em diferentes épocas geológicas. Em paralelo, criaremos um modelo de satélite impresso em 3D, abordando esta tecnologia na vertente de observação da Terra. O resultado final será assemblado como diorama, conjugando a visão de satélite com mapas tridimensionais para retratar a evolução desta zona ao longo dos últimos 150 milhões de anos.
A escola encontra-se inserida no complexo vulcânico Mafra-Lisboa e na bacia hidrográfica do Rio Lizandro. Pretende-se que os alunos descubram a região e como evoluiu ao longo do tempo, através de visitas de estudo, análise de cartas geológicas e de satélite, atividades laboratoriais e reconstituição da paleogeologia da região. Pretendemos que os alunos trabalhem diretamente com tecnologias de manufatura aditiva como ferramenta de conceção e produção. Observar Terra a partir do espaço permite conhecer a fundo o nosso planeta, com impacto em modelos científicos, económicos e ambientais. Neste projeto irão ser modelados e impressos mapas 3D do relevo da zona, mostrando o seu desenvolvimento em diferentes épocas geológicas, e concebido um modelo de satélite impresso em 3D. O resultado final será assemblado como diorama, conjugando a visão de satélite com mapas 3D para retratar a evolução desta zona ao longo dos últimos 150 milhões de anos.
2. Processos/Procedimentos e Produtos:
Processos: Ciências Naturais: visitas de estudo; análise de cartas geológicas: 34B, 30C; 30D e 34B; atividades laboratoriais e atividades de investigação do tipo IBSE- Inquiry Based Science Education;TIC: Aprendizagem de conceitos elementares de modelação e impressão 3D; Modelação e impressão 3D de mapas geológicos e satélites; atividade ESA Teach With Space From The Ground and From The Sky.; História: Reconstituição de eventos históricos e culturais revelantes; Geografia: Análise da paisagem, relevo e clima da região; Educação Visual: Métodos de representação rigorosa; Bibliotecas Escolares: metodogias de pesquisa; pegada digital; partilha online e licenciamento de propriedade intelectual; espaços maker.
Procedimentos: Estudo de aspetos geológicos, geográficos e hídricos característicos do ecossistema da região de Mafra - Venda do Pinheiro (CN); Conceção gráfica dos elementos a recriar em 3D (TIC/EV); Modelação em 3D de satélite e mapas geológicos (TIC); Impressão 3D de satélite e mapas geológicos (TIC).
Produtos: mapas em relevo 3D zona do Complexo vulcânico Mafra-Lisboa e Rio Lizandro, em diferentes eras, partilhados com licenciamento Creative Commons em repositórios online; modelo de satélite impresso em 3D concebido pelos alunos; diorama "Complexo vulcânico Mafra-Lisboa e da Bacia Hidrográfica do Rio Lizandro ao longo de 150 milhões de anos".
3. Relevância Pedagógica:
Experimentar com tecnologias de impressão 3D;Definir metodologias de abordagem à impressão 3d integradas em conteúdos curriculares
Abordar a tangibilidade de conceitos complexos utilizando tecnologias de impressão 3D;
Aprofundar em trabalho de projeto interdisciplinar conteúdos específicos de ciências;
Estimular os alunos para áreas CTEM;
Reforçar intercâmbios no binómio escola-instituições.
Desenvolver atividades de investigação do tipo IBSE – Inquiry Based Science Education;
Potenciar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais através de uma educação para a cidadania e preservação do ambiente;
Sensibilização para a importância das ciências na interpretação dos fenómenos do dia-a-dia;
Reconhecer os potenciais da tecnologia de investigação por satélite;
Reconhecer as consequências das ações humanas sobre os ecossistemas e como isso afeta a saúde pública das cidades;
Compreender as relações entre a paisagem natural e a história, a cultura e a economia locais.
4. Parcerias:
As parcerias externas possibilitam apoio na impressão 3D e acesso à rede nacional de FabLabs para divulgação do projeto e seus produtos.BEEVERYCREATIVE (apoio técnico na impressão 3D); LAB Aberto (divulgação na rede nacional de FabLabs); ESERO (recursos pedagógicos da Agência Espacial Europeia); Junta de Freguesia da Venda do Pinheiro (apoio técnico e bibliografia); Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (acompanhamento pedagógico); Departamento de Geologia da Universidade de Lisboa (acompanhamento científico).
5. Potencial de Execução:
Interno: recursos didáticos sobre a geologia do concelho de Mafra em 3D utilizáveis como reforço/simplificador de aprendizagem nas aulas de ciências naturais;Externo: disponibilização online com licenciamento creative commons dos ficheiros produzidos para impressão 3D por terceiros (outras escolas, etc).
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