Se as nossas atividades já são desafiantes (ou, pelo menos, assim o espero), este ano letivo que arranca traz desafios adicionais. Adaptar a escola para os tempos de pandemia, priorizar à segurança dos alunos, obriga a repensar muita coisa. É nesse sentido que se optou por modificar a nossa abordagem do currículo de TIC. Deixa de ser dependente de computador, aposta essencialmente em dispositivos móveis. Sabemos que se perdem experiências de aprendizagem (especialmente as ligadas à programação de objetos tangíveis). Sabemos que apesar da enorme diversidade de aplicações nos ecossistemas móveis, há experiências de complexidade e profundidade técnica que só serão possíveis em computador. No entanto, com muita reflexão e analise cuidada, repensaram-se atividades e estratégias para tirar o máximo partido das aplicações para dispositivos móveis. Mantendo o foco no essencial, mobilizar o saber tecnológico (e interdisciplinar) para criar e inovar (com as restantes dimensões do currículo da disciplina inseridas). Selecionou-se um conjunto elementar de aplicações que permitem abordar, com tablet ou telemóvel, as principais experiências de aprendizagem previstas - gestão de documentos, pensamento computacional (com programação adaptada aos telemóveis), 3D,vídeo, edição de imagem, publicação web, robótica (este ano, apenas virtual) e até desenvolvimento de aplicações mobile.
Esta experiência não tenta redefinir a abordagem à disciplina sob perspetivas de se tornar o futuro da disciplina. Antes, procura responder às problemáticas trazidas pela escola em tempos de pandemia, mobilizando dispositivos computacionais que têm sido subaproveitados na educação. Partimos com esperança e receio. Sabemos que haverá coisas que correrão mal, outras muito bem, e que teremos surpresas inesperadas. Aprender, desenvolver, investigar é o nosso lema. E nunca baixar os braços perante as dificuldades. Podem ficar a conhecer a nossa estruturação geral e aplicações selecionadas aqui:
AEVP - Indicações para a disciplina de TIC.
Não resisto a uma nota final. Este texto e publicação na Web foi totalmente produzido num tablet.
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