Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2022

Formação Plataformas de Colaboração e Aprendizagem Digital

 


Recordando a finalização de uma ação de formação sobre plataformas, centrada no uso combinado de Google Workspace e Moodle, no âmbito da oferta formativa do CFAERC (Mafra), restrita ao AE Venda do Pinheiro.


Objetivos? Desmistificar, iniciar, partilhar experiências e mostrar o como estas ferramentas podem apoiar o trabalho dos professores, deixando de lado o ensino à distância e entrando na capacitação digital. Interessa mais perceber como podemos tirar partido do potencial colaborativo  e pedagógico destas plataformas, no sentido de integração e normalização do digital nas práticas educativas. Os tempos E@D já passaram. O importante agora é levar o que se ganhou, em termos de novas ideias, projetos, metodologias e formas de trabalhar com o digital, para o espaço da escola. Esperemos que estas sessões tenham ajudado a despertar ideias e começar a criar raízes.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Instantes

 

O novo robot do Clube. em evolução.

DJs de luz na aula de TIC.

Experiências com leds Neopixel em Microbit.


Uma parceria informal bem cheirosa, o produto final da impressão do molde do logotipo.


Experiências estéticas com inteligência artificial na aula de TIC.


terça-feira, 25 de janeiro de 2022

EU Codeweek 2021


 E hoje foi dia de festejar. Curiosamente, propondo mais duas atividades para 2022. Com o objetivo, sempre, de partilhar e aprender. 

AF12 Tecnologia Criativa

 


Arranca dia 3 de fevereiro, com oito sessões dedicadas a explorar diferentes vertentes das tecnologias digitais (programação, placas, robótica, Inteligência Artificial), sob a vertente estética e plástica. Criar e expressar ideias de forma artística recorrendo a tecnologias é o grande objetivo desta ação de formação. Inscrições no site do Centro de Formação Associação de Escolas Rómulo de Carvalho.

ACD Impressão 3D

 


Num desafio do Centro de Formação da Associação de Escolas do Alentejo Litoral, uma ACD online dividida em duas partes: introdução à modelação 3D, e introdução à impressão 3D. Inscrições aqui: CFAEAL.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Apps para Expressão Visual com Inteligência Artificial

Continuando as brincadeiras (sérias) com expressão visual utilizando algoritmos de inteligência artificial, tenho encontrado na Playstore algumas apps que estão a trazer as capacidades gráficas de alguns algoritmos (especialmente o GauGAN e VQGAN+CLIP) para dispositivos móveis. Facilita muito o desafiar os alunos a experimentar esta forma de criar, colocando estas capacidades na ponta dos seus dedos. As ferramentas com que tenho trabalhado esta vertente - Deep Dream Generator, Art Breeder, Autodraw e GauGAN são funcionais nos dispositivos móveis, mas através do navegador. Os sites de base nem sempre se ajustam aos ecrãs dos dispositivos móveis. Uma listagem e modos de uso pode ser lida no Learning Bit Introdução à Inteligência Artificial na sala de aula da EU Codeweek.

As apps a seguir apresentadas têm outra vantagem, permitem interagir com implementações VQGAN CLIP, ou seja, o produzir imagens a partir de inputs de texto. Algo que geralmente depende do uso de Colabs, passa a poder ser feito em telemóveis ou tablets.

Wombo Dream


Desenvolvida pela Wombo, permite criar imagens a partir de prompts textuais, com escolha do estilo estético que o algoritmo irá usar. Muito simples de usar: basta introduzir uma palavra ou frase (em inglês), escolher um dos estilos disponíveis, e criar. As imagens resultantes podem ser descarregadas. Aplicação gratuita: Dream by Wombo.

Starry AI


Gera imagens a partir de um prompt textual, permitindo combinar diferentes estilos estéticos e usar as nossas imagens como ponto de partida do algoritmo. O resultado também nos mostra as imagens intermédias geradas nas 200 iterações seguidas. Aplicação paga: a versão paga da Starry AI permite adquirir créditos de uso. A versão gratuita está restrita a 5 créditos diários, e apresenta anúncios antes de cada criação. Criar uma imagem gasta 1 crédito, e adicionar opções para lá das de base no processo de geração gasta mais créditos. As imagens são geradas na resolução de 400x400 pixels. Disponível para iOS e Android: Starry AI.

AI Sketch


Esta app implementa a GauGAN original para dispositivos móveis. Basta desenhar um mapa de segmentação a partir das suas categorias, e irá gerar uma imagem realista de uma paisagem. O estilo da imagem pode ser controlado com presets, que geram imagens sob diferentes luminosidades (crepúsculo, inverno, sol intenso, entre outros). As imagens geradas podem ser gravadas no dispositivo. Muito simples de utilizar. Mostra anúncios durante a sua utilização. Disponível para Android: AI Sketch.

Bónus: image upscaling e geração de textos.

Bigjpg


Aplicação web para ampliação de imagens utilizando redes neuronais. Esta técnica permite gerar uma imagem de alta resolução a partir de uma imagem de baixa resolução; a rede neuronal aumenta a resolução sem perda de detalhes e sem degradar a imagem com ruído ou pixelização. Disponível online: Bigjpg.

Dreamily


Aplicação web/android que permite gerar textos automáticos. O algoritmo da Dreamily está treinado com vários estilos de texto literário, e gera parágrafos a partir do input do utilizador. Estes textos podem ser editados, alterando os parâmetros e permitindo criar textos conjugando a escrita do utilizador e as propostas do algoritmo. Para android: Dreamily.

domingo, 23 de janeiro de 2022

ACD 05 IA

Workshops online têm esta desvantagem, não dá para captar o ambiente. Terminou assim uma sessão CFAERC sobre expressão plástica e Inteligência Artificial, passando por uma série de ferramentas e apps que permitem experimentar aplicações gráficas desta tecnologia.


 Não necessariamente plásticas, mais visuais, como observou certeira uma participante, que colocou o dedo numa das questões de base do uso artístico desta tecnologia, mas que raramente vejo colocada nos artigos deslumbrados sobre sonhos artísticos de redes neurais e NFTs: ao ser meros utilizadores destas ferramentas, estaremos mesmo a ser criativos e a criar arte? Não é uma resposta simples, e leva-nos ao nível seguinte, o trabalhar com os algoritmos e não apenas usá-los para gerar imagens. Isso, infelizmente, ainda continua pouco acessível para entusiastas sem acesso a meios avançados (leia-se as poderosas GPU da Nvidia que sustentam muitas das ferramentas) ou capacidade de programação. 

Instantes

 



Experimentar inteligência artificial com telemóveis nas aulas de TIC.



Um dos novos projetos do Clube de Robótica - montar e programar um robot Bot'n'Roll One.cl

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Workshop Introdução à Modelação e Impressão 3D

Por desafio do Paulo Torcato, rumámos à Escola Secundária de Sacavém para dinamizar um workshop de 3D para alunos e docentes em Erasmus. Um grupo que incluía alunos turcos, croatas, portugueses e estónios, o que deu o prazer adicional de colocar a trabalhar com a 3DC.io, desenvolvida na Estónia.





Não sendo a melhor solução para modelação 3D complexa, o 3DC.io tem a enorme vantagem de funcionar em dispositivos móveis, tornando a criatividade digital muito acessível.


A sessão concluiu com a impressão 3D de algumas das peças modeladas. Foi necessário fazer alguns ajustes à impressora 3D da escola que nos acolheu, que devido à pandemia, tem estado parada. Nada que umas afinações não resolvessem.

sábado, 15 de janeiro de 2022

Momentos




2022, com energias reforçadas. No final do ano, os alunos do clube decidiram aplicar uma verba em dois robots; um, por permitir ser programado via tablets, está já montado e em testes.

O grupo que participa no projeto Apps for Good reuniu com a organização da iniciativa. Um bom começo, para este novo ano.