Dia 14 de junho, integrado nas atividades do projeto Erasmus A Future for All, dinamizámos um workshop de introdução à programação criativa. Utilizámos a programação Python em Imagi Charms, introduzindo conceitos de programação numa vertente de expressão artística.
Há momentos de boas coincidências. Neste dia, em Portugal, terminaram as atividades lectivas para os nossos alunos. E, na Grécia, também. A turma helénica participante nesta atividade terminou com uma última aula de TIC, a aprender programação criativa em Python usando imagiCharms. Pobres alunos, pensámos, em vez de estar lá fora a aproveitar o seu último dia como alunos desta escola, estão fechados connosco a aprender a programar. Mas nem quiseram ir ao intervalo, e estáva-mos a ver que não queriam terminar a sessão. A agitação de última aula depressa se tornou em entusiasmo.
Foi um bom momento de partilha, numa aula a quatro mãos (já há tantos anos que não trabalhava em par pedagógico), porque abrir os limites da criatividade individual é o mais importante. Quer seja com programação e pensamento computacional, quer com abordagens plásticas mais tradicionais, todas têm valor. Um enorme obrigado à professora Pinelopi Kostogianni, coordenadora grega do projeto, por ter inventado espaço num programa desafiante, à profesora de informática Sofia Kefala por ter aberto as portas da sua sala e aceite o desafio de uma aula destas, e à equipe dos ImagiLabs pela oferta de pequenas prendas para estes alunos, tão entusiasmados e sorridentes. Disseram-me que estava a sorrir durante esta sessão. Como não sorrir, ele há coisa melhor que cruzar arte e tecnologia?
À semelhança de sessões em anteriores mobilidades deste projeto, este workshop foi um evento Codeweek 2023.
Estas coisas de erasmus têm o seu quê de lotaria, poderão haver outras oportunidades, ou não. Esta que encerra agora partiu do desafio da professora Ana Reis, e o que se leva de mais construtivo são estes momentos. Partilhar entre colegas, partilhar com alunos, aprender e ensinar. Partilhamos aqui os materiais de apoio, traduzidos para grego com ajuda da professora Sofia Kefala: Coding with Charms (GR).
Sem comentários:
Enviar um comentário