Em fase de animações 3D. Por constrangimentos de tempo e hardware, é esta a fase que não posso fazer em conjunto com os alunos. Renderizar animações 3D no Bryce é um processo moroso, que demora horas para cada clip de cerca de cinco/seis segundos, tornando impossível de realizar na sala de aula. Como fazer então?
É no guionizar que está o segredo. Antes de partir para os renderings, reúno com os alunos encarregues dos cenários e animação e com eles estruturamos iluminação, movimentos de objectos e câmara, pontos de vista e ambientes. Tudo é anotado para depois eu poder renderizar vídeo indo de encontro à vontade dos alunos. É um momento curioso, que leva a comentários como os que uma aluna me fez esta semana: se o professor sabe como é que isto pode ser feito, porque é que temos que estar aqui a decidir? Porque se não fosse assim eu não estaria a ser bom professor. Pode demorar um pouquinho até os alunos perceberem as possibilidades do como contar uma história em vídeo, mas quando engrenam, o entusiasmo é visível e as ideias saem em torrentes.
O filme em questão terá três cenas, duas das quais divididas em sete segmentos. A estruturação da terceira ficará para a próxima aula. Até lá, são catorze clips de vídeo que vão obrigar o processador do meu computador a suar as estopinhas.
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