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quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Ter ideias dá vontade de aprender


Começam a surgir resultados tangíveis das primeiras experiências de aprendizagem. É uma das vantagens das aplicações de 3D que utilizamos. É fácil criar e ver resultados rápidos. Podem não ser os melhores, ser disformes e imperfeitos, mas estão lá. Para os alunos esse imediatismo é recompensandor, porque lhes dá feedback imediato sobre o seu processo de aprendizagem e os leva a melhorar e evoluir.


Já avançámos da modelação de objectos para a criação de cenários realistas. Em breve a galeria de imagens do primeiro semestre estará a encher-se de coloridas criações destes pequenos artistas que utilizam a informática para criar. E quem diz imagens também diz 3D. Os melhores trabalhos têm lugar assegurado na nossa galeria no Sketchfab.


No Scratch também se progride. Estamos em fase de jogos, e os alunos já perceberam que a ideia-base de criar um labirinto pode ser levada a outros níveis. Resta ao professor a duríssima tarefa de testar os jogos. Ou, como disse quando tirei esta foto, o stor quer jogar e em vez de sacar mete os alunos a fazer jogos para ele. Pois. É isso mesmo, disseram os alunos.


Mas isto não é Scratch... pois não. Há sempre quem precise de ir mais além. Por muito divertidos que sejam os trajes de sprites podem não servir para aqueles que têm projectos específicos em mente. Por isso vamos usar o Gimp para aprender um pouco sobre edição de imagem: como isolar um elemento, trabalhar com canais de transparência, qual o melhor formato para gravar mantendo o fundo transparente. Ter ideias gera sempre a necessidade de aprender mais.


Já perceberam para que é que vai servir o Gimp? Dou-vos uma pista: isto não será uma animação. Espero, em breve, ter os primeiros projectos publicados online. Não serão os finais. Por aqui as TIC são encaradas com filosofia de atelier, o que significa que para além destes trabalhos os alunos ainda terão que elaborar, criar e afinar um projecto final que puxe ao máximo por aquilo que aprenderam. Em breve colocaremos a programação em Scratch em pausa e avançaremos para edição vídeo. Cada aluno tem os seus interesses e tentamos ser abrangentes, abrindo-lhes horizontes dentro das limitações de tempo da disciplina.

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