Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Sneak Preview

Estamos mesmo na reta final do primeiro semestre de TIC e os alunos afadigam-se a terminar os seus projectos finais. A diversidade temática é elevada, e no sétimo ano a preferência foi para modelação em Sketchup, apesar de haver alguns projectos de animação. A facilidade com que se cria utilizando este modelador costuma ser um factor importante no trabalho dos alunos. Em modo sneak preview destacam-se aqui alguns dos projectos mais prometedores. 


Este é o projecto mais ambicioso deste ano: recriar o mecanismo de Antikythera em Sketchup. Tem vindo a ser desenvolvido por uma aluna muito empenhada e meticulosa, mas não pensem que criou todas as engrenagens do mecanismo. Fez o seu estudo, modelou os elementos base, e agora está na fase terminal a assemblar as peças de acordo com o que se pensava ser a estrutura do mecanismo. É um trabalho fantástico, que espelha a capacidade criativa da aluna e um enorme esforço com momentos em que se temia não se conseguir avançar com este projecto.  Reflecte também um esforlo de pesquisa dentro da parte introdutória às TIC, no que toca à história da computação.


Deu-me muito trabalho convencer as criadoras deste projecto que uma casa não é só a sua fachada. O telhado é a grande preocupação das alunas e a imagem de referência só lhes mostrava a frente da casa. Então e o resto? Bem, o resto está a ficar espectacular. O edifício não tem interior, mas é um belíssimo trabalho de modelação arquitectónica em tema livre.


Tenho um grupo de se afadiga a criar bolos no Sketchup. Tartes, tortas, bolos, cupcakes, e uma casinha para os albergar. Ainda não dominaram muito bem a técnica de modelação por revolução, mas a todas as aulas abrem o apetite.


Outro trabalho surpreendente. E que não se fica por aqui. O aluno responsável, ao terminar o exterior desta torre de computador toda artilhada, teve de dar o passo seguinte: modelar o interior. É uma forma de aprender quais os principais componentes do computador, recriando-os em 3D. A motherboard está pronta, e o desafio agora é o de recriar a fonte de alimentação. Este é um tipo de trabalho em que estamos a investir mais, aproximando a modelação 3D dos conceitos subjacentes às TIC.


Isto não era suposto ser uma igreja. O projecto original era mais ambicioso. O grupo de alunas queria recriar o Convento de Mafra, mas quando se apercebeu que o grau de dificuldade era grande e o tempo reduzido, optaram por modelação arquitectónica mais livre. Mas nada se desperdiçou. A base continua lá, e se o trabalho está mais livre não deixa de requerer muita pesquisa visual sobre arquitectura tradicional portuguesa.

Estes são alguns dos projectos que se encontram em fase de finalização. Falta muito pouco tempo para o final, e sente-se que faltava mais uma aula ou duas para afinar pormenores e limar arestas. Enfim, em trabalhos criativos os prazos são sempre uma dificuldade.

Se alguns destes projectos enchem o olho pela qualidade estética e surpreendem pela complexidade de trabalhos desenvolvidos por adolescentes sem experiência prévia neste tipo de aventuras, os outros não lhes ficam atrás. Quer estes, que saltam à vista, quer os mais simples e correntes, espelham aprendizagens, esforços e criatividade num processo que vale mais pelo seu carácter introdutório, dando a estes alunos um vislumbre das possibilidades técnicas e criativas da tecnologia. Para aqui chegarem aprenderam um pouco de modelação e animação, tiveram de se habituar a gerir ficheiros em redes internas, resolver problemas colocados pelos projectos que desenvolveram e adquirir destreza no manuseamento do computador (algo que nos parece simples e elementar, mas pode não o ser). O importante é que todos passem por estas experiências, que os consciencializam das possibilidades da tecnologia e lhes dão um vislumbre de técnicas próximas de nível profissional. Neste processo encontram-se sempre alguns talentos insuspeitos, que com estas experiências podem mais cedo começar a descobrir e desenvolver a suas capacidades. É um valor acrescentado, um passo mais à frente no estímulo à aprendizagem com recursos tecnológicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário