A proposta surgiu da diretora de turma: como os alunos em História vão dedicar atenção especial a uma zona específica, podemos trabalhar com as TIC? Claro. Nesta turma, os seus projetos finais refletem um trabalho interdisciplinar que envolve História, TIC, Bibliotecas Escolares e outras disciplinas. O médio oriente é o tema abrangente de História - 7º Ano, e esta turma tinha selecionado o Egipto.
Os grupos de trabalho que em História e noutras disciplinas, com apoio da Biblioteca, selecionaram artefatos e realizaram pesquisa para os contextualizar, em TIC tiveram a tarefa de os recriar em 3D.
Tivemos constrangimento de acesso à web durante o primeiro semestre, e os alunos tiveram de utilizar o Sketchup Make. Uma ferramenta excelente para aqueles com maior aptidão desenvolverem projetos interessantes, mas fez falta a simplicidade do Tinkercad para alguns grupos.
O esquema de trabalho iniciou-se com aprendizagem de modelação 3D. Depois de selecionados os artefatos, com pesquisa efetuada em História, os alunos fizeram recolha de imagens sob vários pontos de vista e recriaram o artefato escolhido com ferramentas de modelação. Para alguns, o processo foi o de traçar sobre uma fotografia, criando extrusões a partir de formas planas, outros optaram por desenhar em 3D. Para finalizar, cada grupo de trabalho elaborou um relatório de reflexão sobre a técnica de trabalho.
Resta imprimir em 3D os trabalhos resultantes.
Este ano, antecipando as diretivas do RGPD, optamos por não identificar os alunos que elaboraram estes projetos.
Sem comentários:
Enviar um comentário