Nesta turma, os projetos finais inseriram-se num tema abrangente, com participação no projeto eTwinning Invent Your Future, em parceria com escolas francesas, catalãs e italianas. O projeto ainda não terminou, e será envolvida uma segunda turma para a fase seguinte. Como o objetivo é integrar modelação 3D neste âmbito, não seguimos à risca a estrutura original do projeto. Estamos a trabalhar com escolas e docentes com outros tipos de estratégias, mais clássicas, de abordagem ao trabalho de projeto.
No âmbito deste projeto, cada grupo de trabalho procurou invenções portuguesas. Contámos aqui com o apoio das Bibliotecas Escolares, que organizaram vários momentos de pesquisa orientada por guiões. O objetivo é duplo: desenvolver técnicas de pesquisa, e recolher informação textual e visual para recriação em 3D de artefatos.
Modelação por subdivisão de superfícies em Sketchup foi a técnica utilizada pela maior parte dos grupos de trabalho. Dependendo dos projetos a modelar, alguns grupos modelaram com as técnicas de modelação, outros traçaram sobre fotografias e criaram modelos por extrusão simples.
A partir do tema Inventores Portugueses, os alunos fizeram pesquisa orientada sobre o tema e recolha e imagens de referência para modelação 3D. Selecionaram o tipo de modelação que lhes pareceu mais adequado - subdivisão de superfícies ou primitivos, realizando o trabalho de modelação em três aulas. Para além da pesquisa inicial, elaboraram um pequeno relatório final de reflexão técnica sobre os processos de trabalho.
Este projeto desenvolveu-se em várias fases. Como habitual em projetos eTwinning, os alunos desenvolveram atividades de introdução pessoal aos restantes participantes, utilizando colagens organizadas com o Padlet. Com parceria de Português e Inglês, escreveram cartas para enviar aos colegas das restantes escolas participantes. TIC foi responsável pelo lado digital do projeto, modelação e impressão 3D dos projetos. Formação Cívica e Bibliotecas Escolares colaboraram no domínio da literacia da informação.
Antecipando as diretivas do RGPD, optamos por não identificar os alunos que elaboraram estes projetos.
Sem comentários:
Enviar um comentário