Programar um Taumatrópio
Atividade desenvolvida em parceria com a equipe do Plano Nacional de Cinema. Tem como objetivos articular a disciplina de TIC com as vertentes culturais do PNC, aproveitando a animação simples como forma de introdução à programação e pensamento computacional através do desenvolvimento de pequenos algoritmos.
Vamos Programar uma Animação?
Um desafio: vamos criar um programa que imite no telemóvel o tipo de animação do Taumatrópio?
Neste vídeo, descobres como usar o Pocket Code para criar uma pequena animação. Vais necessitar de:
- Ter instalado o Pocket Code no teu telemóvel ou tablet;
- Criar um cenário (no exemplo, em branco, mas podes usar as cores que quiseres);
- Criar uma personagem, quer seja desenhada por ti, ou importada da biblioteca do Pocket Code. Atenção: a personagem terá de ter pelo menos dois trajes.
Código da animação:
Aqui, podes visualizar os blocos que necessitas para criar esta animação.
O código é muito simples. Precisas de um ciclo Forever (Repete para Sempre), um bloco Próxima Aparência, e um bloco Aguarda ... Segundos.
Experimenta diferentes valores para o tempo, para que a tua animação corra mais depressa ou mais devagar.
O que é um Taumatrópio?
O que é um taumatrópio? Este antigo brinquedo óptico vem dos primórdios da animação e do cinema. Ao ser rodado, provoca no nosso olhar a impressão que duas figuras distintas se estão a mover.
Queres aprender a construir um Taumatrópio?
É muito fácil. Precisas de uma cartolina recortada num círculo, elásticos, materiais riscadores para desenhar e pintar personagens, e de um furador para criar orifícios para inserir os elásticos. É muito simples construir um dos mais antigos dispositivos de animação. Os professores de Educação Visual podem ajudar-te!
Neste vídeo, podes descobrir um pouco mais sobre este instrumento, e ver como o construir.
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