Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Workshop 3D IV CNPI

 

Já se sentia a falta. Ontem, finalmente, iniciou-se o regresso às sessões presenciais com uma sessão sobre 3D. E, já que estamos a recomeçar e o grupo necessariamente pequeno, para manter as regras de segurança pandémica, a tentar fazer algo mais diferente. Em vez de workshop programado com algo específico, algo mais aberto, construído informalmente a partir das necessidades expressas pelo grupo.


Na pequena demonstração da tangibilização do 3D, não resisti a demonstrar o Espantoso Espantador de Crianças (E Adultos Também), porque é mais um exemplo de como o 3D se integra em projetos interdisciplinares, mesmo que sejam uma piada para despertar a atenção dos alunos pequenos.

O workshop decorreu na ES D. Dinis, como parte das atividades do IV Congresso Nacional de Professores de Informática dinamizado pela ANPRI.


Isso explica o regresso ao Tinkercad, uma plataforma sobre a qual já perdi o interesse. Pessoalmente, prefiro as plataformas para dispositivos móveis (3DC e Onshape) ou a flexibilidade artística do Sketchup. E os formandos também as descobriram, bem como o mundo da partilha de recursos do Sketchfab ao Scan the World. Mas, para iniciação, regressa-se ao Tinkercad para dar os primeiros passos na modelação. E, pelo caminho, perceber qual a relação entre a modelação 3D e o pensamento computacional.

Já fazia falta. Estes tempos de pandemia trouxeram a proximidade do digital, e espero que isso fique, há tanta coisa que faz mais sentido à distância ou em contextos mistos. A tradicional formação pós-laboral, por exemplo, beneficia imenso com o online, faz pouco ou nenhum sentido passar três horas mais o tempo de deslocação para o local para este tipo de formação. Mas o online per se não é o suficiente, e especialmente nota-se isso em sessões tipo workshop. Online, não passam de longas palestras em que o formador fala, mostra, demonstra, e os participantes assistem. Presencialmente, podem ser momentos de partilha mútua e interativa, mais do que um percurso fechado de aprendizagem. Ontem, passámos do telemóvel a dicas de configuração de impressão 3D. Informalmente, dialogando. Pessoalmente, estava a fazer-me falta.

Sem comentários:

Enviar um comentário