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sexta-feira, 13 de maio de 2022

Tutorial Pocket Code: Criar um Jogo

 Neste passo, vamos usar variáveis para contabilizar pontos.

V: Criar um Sistema de Pontuação

Vamos utilizar variáveis para gerir um sistema de pontuação. As variáveis permitem-nos guardar dados que se atualizam num programa, mostrando-os quando necessitamos.

Neste vídeo, aprendes como programar variáveis para contar os pontos do teu jogo.


No início do algoritmo, temos de colocar blocos para definir a variável, bem como mostrar os seus valores.

Somos nós que damos nome às variáveis. Atribuir um nome associado à função que a variável vai desempenhar é uma boa prática, para evitar confusão durante o processo de programação.


Estes blocos controlam a pontuação, sempre que o nosso personagem é tocado pelo seu adversário. Adicionando um bloco alterar variável por -1, retiramos pontos.


Sempre que o nosso personagem apanha o seu objetivo, a variável por um, ou seja, somamos pontos.


Onde estão as variáveis? Nos guiões, categoria Dados, encontras os blocos para definir e trabalhar com variáveis e listas.

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