quarta-feira, 10 de junho de 2015

TIC em 3D @ Ciência na Escola 2015


Estivemos ontem presentes na mostra de projectos da iniciativa Ciência na Escola - Fundação Ilídio Pinho, à qual concorremos com o Matéria Digital. A mostra decorreu nas instalações do Nercab, em Castelo Branco, e o nosso cantinho incluía a impressora 3D a trabalhar, apresentações sobre os nossos projectos e os talheres e bonecos desenhados, modelados em 3D e impressos pelos nossos alunos.


Com o director do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, que partilhou conosco este dia divertido. E que se está a tornar num apaixonado do 3D printing, cheio de ideias para novos e mais ambiciosos projectos.


Como já é habitual, a impressão 3D atrai os olhares e a curiosidade de miúdos e graúdos. Somos humanos, gostamos de imaginar e criar,  mas também de tocar e materializar. É esse o desafio, promessa e dádiva desta tecnologia.


Terminamos esta participação no Ciência na Escola com uma nota positiva. Implementamos, sem grande formalismo mas com muita seriedade, um projecto pedagógico de utilização de impressão 3D nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, integrando saberes de diversas áreas do conhecimento em sequências estruturadas de aprendizagem. Estabelecemos bases de trabalho e linhas guia para projectos que tirem partido desta nova tecnologia ao serviço da aprendizagem.

Com alguma pena não ficámos no grupo dos projectos distinguidos com prémio ou menção honrosa no nosso escalão de concurso. Os projectos distinguidos eram, também, muito bons e interessantes. Os júris deste concurso não têm uma tarefa fácil. E isso não retira mérito ao esforço e trabalho dos alunos e professores que nos acompanharam neste desafio.

Não é que o que nos motive seja ter prémios ou distinções. Trabalhamos pelo gosto no desafio de inovar, de trazer para a escola pública tecnologias avançadas, de dar mais valias de aprendizagens a conjuntos alagrados de alunos. Uma distinção neste concurso seria apenas uma forma fantástica de terminar um ano de trabalho extraordinário, em que levámos este projecto à Lisbon Mini Maker Faire (uma de três escolas presentes), encontros ArdRobotic, Artenautas e Psicologia da Criança e Adolescente, fomos distinguidos com o prémio Inclusão e Literacia Digital, dinamizámos formação, adquirimos a nossa impressora 3D e ainda iniciámos ramificações nas áreas do cinema e iniciação à programação no 1.º ciclo do ensino básico. E continuamos a ser dos primeiros projectos de 3D printing com alunos do ensino básico, senão mesmo o primeiro, a possibilitar que crianças do 1.º ao 3.º ciclo toquem, experimentem, trabalhem com estas tecnologias criativas, enquanto a divulgamos o mais possível à comunidade local. Porque o conhecimento deve ser partilhado. Temos, diria, muitos motivos de orgulho que são o resultado de esforço e trabalho contínuos. E cá estamos para os próximos desafios.

(Pois, Boa maneira de estruturar o balanço do ano lectivo para a reunião de final de ano do conselho pedagógico do Agrupamento.)

RC Athenas 3D


Aquele momento em que descubro mais um projecto de Impressão 3D na educação. Yay, já não sou caso único! As impressoras 3D estão a chegar às escolas, especialmente nas secundárias e profissionais, mas ainda não vi divulgados projectos pedadógicos de utilização da impressão 3D. Foi uma boa surpresa ontem, na mostra de projectos do Ciência na Escola, deparar com este excelente projecto vindo do Agrupamento de Escolas D. Maria II em Braga, muito justamente distinguido pelo júri. É o tipo de projecto perfeito para este nível de ensino: construir uma RepRap de raiz, adquirindo as peças mais específicas (extrusor, motores passo a passo) e construindo o resto a partir de placas de alumínio, peças recicladas de computadores e impressoras, e uma boa dose de programação (em Arduino, suspeito). Belíssima impressora, e na exposição vi-a a imprimir com uma rapidez invejável. Fieis ao espírito do 3D Printing RepRap, disponibilizam os seus planos e tutoriais para quem quiser replicar esta impressora. É um projecto interessante, a anos-luz à frente do que andamos a fazer aqui nas TIC em 3D. Os níveis de ensino são muito diferentes e mais avançados do que aquele onde trabalhamos. Em comum, creio, está o focalizar a impressão 3D como central em experiências de aprendizagem significativa.

domingo, 7 de junho de 2015

Formação Sketchup: Trabalhos de Formandos


Estou a fazer um clear the decks, antecipando os dias mais pesados da época de provas finais e exames de 2015 e o final do ano lectivo. De caminho finaliza-se a formação de Sketchup Make dada pela ANPRI entre Abril e Maio. Foram dois dias de aprendizagem intensa, e confesso que só nestes dias, depois da data acordada para entrega dos relatórios finais em que os formandos podiam aproveitar para afinar os seus projectos, olhei com atenção para as pastas da formação na Dropbox partilhada. O que vi deixou-me estupefacto.


Foram onze formandos, das áreas das TIC e Educação Visual, com pouca ou nenhuma experiência prévia em modelação 3D. Ao fim de um percurso desafiante de aprendizagem, foram capazes de produzir trabalhos como este. Wow. Recordo, estão a olhar para imagens 2D, mas isto são modelos 3D criados no Sketchup.




Esta é uma amostra do total produzido. Nos desafios de introdução a ferramentas e técnicas de modelação nota-se claramente a curva de aprendizagem a evoluir. E os projectos finais deixaram-me espantado. Devo confessar uma leve pontinha de orgulho.

sábado, 6 de junho de 2015

O seu ao seu dono.


A encerrar o ano lectivo, dois projectos de impressão 3D. Estas etiquetas ou porta-chaves personalizadas com os nomes dos alunos são uma lembrança para os meus afilhados de nono ano no baile de gala dos finalistas. Projecto rápido, desde modelar a base em Sketchup Make a aplicar os nomes com a ferramenta 3D Text e tornar objecto com o Outer Shell. Os futuros donos disto ainda não os viram (é surpresa), mas já tive de imprimir para outros alunos que os viram e adoraram. Parece-me um bom projecto rápido para uma turma, ou para demonstrações com crianças. Para o ano desenvolvo mais. Ano lectivo, não civil, entenda-se.


Ontem despedi-me deste terrível escorpião. Modelado no Tinkerplay por um dos alunos de sétimo ano, esperei pela festa das escolas do Agrupamento para o entregar ao seu criador. A impressão tem imperfeições. O modelo foi exportado a 50% da escala real, o que poupa filamento mas nestes stl já percebi que prejudica a qualidade final, com pormenores a ficar abaixo dos limites mínimos de impressão. As ligações ficam frágeis e desgastam-se facilmente. Usar super-cola 3 (ou outra cola de acrilatos similar) resolve, mas fixa as articulações. Horas depois, a professora de Educação Visual deste aluno veio ter comigo a perguntar como é que tinham feito aquele bicho fantástico que lhe tinham mostrado. Passo a passo vai-se percebendo quais as formas para integrar a impressão 3D na sala de aula, com actividades pedagógicas de aprendizagem significativa.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Trabalhos em progresso


Apesar do foco corrente na impressão 3D não esquecemos que os nossos alunos estão a desenvolver aprendizagens e projectos individuais em diferentes tecnologias multimédia. Deixamos aqui alguns dos exemplos de trabalhos desenvolvidos por alunos do segundo semestre de sétimo ano, como este estádio, ainda a ser terminado em projecto final de dois alunos.


Este automóvel radical, criado por um aluno ao aprender a transferir diferentes formatos de ficheiros 3d entre aplicações para melhorar a texturização.


Este projecto final temático, a recriar um computador, de duas alunas.


Outro projecto final em andamento. Por fora parece uma simples casa, mas quando se entra atenta-se nos pormenores.


Esta surpresa divertida fez parte da aprendizagem inicial de conceitos de 3D.


E outro projecto final, que se tem uma chaminé algo desproporcionada, não deixa de ter alguns pormenores difíceis de conseguir bem.