segunda-feira, 24 de junho de 2024

Desafios

No dia 10 de julho, o desafio parte do evento Seminário Internacional Caminhos de Inovação, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, com partilhas sobre a Inteligência Artificial Generativa.


A 12 de julho, no XXIII Encontro das TIC na Educação, um evento que é um dos grandes clássicos da partilha e reflexão sobre informática na educação, vamos partilhar uma má prática onde o deslumbre com a IA prejudicou aprendizagens elementares, e um workshop prático sobre IA Generativa crítica.


Dia 19 de julho, em Paços de Ferreira, participação no encontro Educação e Inteligência Artificial, com uma introdução crítica à IA Generativa



Dia 20 de julho em Torres Vedras, o imperdível Bootcamp 2024 do Lab Aberto, um encontro de makers, educadores e empreendores que vai partilhar ideias e experiências sob o tema Espaços Flexíveis de Aprendizagem.

domingo, 23 de junho de 2024

Maker Faire Galicia 2024

 A 29 de junho, rumaremos novamente a Santiago de Compostela. Este ano, a Maker Faire Galicia comemora o seu décimo aniversário em três momentos, e o primeiro será a jornada de empreendedorismo e inovação social.


Vamos estar presentes com o LDC AEVP, demonstrando projetos de programação e robótica dos alunos do AE Venda do Pinheiro.

E, porque não, temos o desafio de desenvolver um curto worskshop sobre Arte e Programação em Python com ImagiCharms.


Vamos estar bem acompanhados, o Lab Aberto também vai estar representado em Santiago. 

Dia 29, os caminhos vão levar ao Area Central, onde os makers e instituições presentes na maior Maker Faire espanhola vão estar a partilhar os seus projetos. Contamos mostrar, com orgulho, o que por cá fazemos, e aprender imenso com os outros participantes, como é habitual no espírito Maker.


segunda-feira, 17 de junho de 2024

Boas Surpresas

 Vá, acho que mereço ficar babado, depois de encontrar estes comentários em relatórios de reflexão de formação:

"Já conhecia este formador e gosto da forma descomplicada como apresenta os conteúdos."

"De destacar ainda a disponibilidade e prontidão do formador Artur Coelho em responder e esclarecer as dúvidas que foram surgindo. Foi muito objetivo e dinâmico, pelo que conseguiu manter-me sempre atenta ao que se passava nas sessões, não dando lugar a dispersões."

"Ação de formação muito interessante e profícua, tanto que ao falar dela aos meus colegas de grupo de recrutamento na escola onde me encontro a lecionar, despertou neles vontade de aprofundar conhecimentos nesta área."

"A ação, foi muito direcionada  para  a  experimentação,  o  que do  meu  ponto de vista  só  a  valorizou."

"Estou francamente agradado com esta formação. Vem na linha da qualidade que a ANPRI, demonstrando um compromisso contínuo com a excelência educativa. Obrigado!"

"Não estava à espera que a ação de formação contivesse tanta informação. Alguma estava fora do meu alcance. Reparei que também continha aspetos que constam noutras ações de formação da Anpri mas não tão aprofundadas. Foi interessante porque já fiquei com alguma ideia do que outras ações de formação poderão fornecer. A apresentação da ação de formação pareceu-me bem porque  o formador  fê-la duma maneira informal.  A informação obtida na ação de formação foi muito válida pois apresentou uma série de alternativas que podem ser utilizadas dependendo dos recursos existentes na escola."

Não consigo deixar de refletir na boa ironia de eu, formado em artes, agradar a professores de informática numa formação de programação... sendo que, pelos trabalhos entregues, muitos deles me ultrapassam largamente (não é difícil). Mas o que está em causa na formação é o processo, o como levar a programação, robótica e pensamento computacional de forma significativa e acessível às crianças, e não competências técnicas profundas. No ensuno básico, nteressa despertar, motivar e abrir horizontes.

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Sessões de Acolhimento aos Quartos Anos













É uma tradição anual, o colaborar na apresentação da escola aos futuros alunos que irão transitar do primeiro para o segundo ciclo. O clube de robótica mostra as suas valências, os seus robots e projetos. Os visitantes ainda jogaram jogos concebidos pelos alunos de TIC.  Os cicerones são, como não poderia deixar de ser, os alunos do clube, que acolhem os meninos de quarto ano e lhes mostram o que poderão esperar, para o próximo ano letivo. 

É sempre uma manhã animada e cheia de emoções!

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Instantes

 


Temos um novo robot, o Otto By HP, uma versão mais potente do clássico Otto DIY.


Alunos apanhados a jogar os jogos que programaram em TIC.


A dar passos na robótica Lego.




O nosso Otto já anda a despertar o interesse em sala de aula.




E. claro, tinha de ser colocado a desenhar.


Vamos melhorar o jogo de TIC, usando a IA para nos ajudar a criar música de fundo para o jogo.


Final de formação, online, de Programação no Ensino Básico. Com convidados especiais...

Na última semana de TIC, o que se faz? Aprende-se a programar robots!