Próximos desafios das TIC em 3D: investir o prémio Inclusão e Literacia Digital numa impressora 3D. Como o montante foi acima do esperado podemos ser ambiciosos e apontar para algo mais amigável do que a proposta de investir em impressoras Prusa. O lado DIY é pertinente num contexto pedagógico, mas há o risco de problemas de integração de hardware e software que poderão dificultar o que realmente nos interessa, o colocar os alunos a imprimir os objectos que criam. Estamos a pensar seriamente em bees. O outro desafio será estar presente no 6.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, cujo tema é a criatividade e tecnologia. É sempre interessante sair da área mais central da educação e falar das TIC em 3D a outros públicos. Surpreende sempre os interlocutores. Foi assim na Blender PT, na MiniMakerFaire e no congresso da APECV. Não é difícil falar da importância do uso criativo de ferramentas digitais em contextos ligados ao uso pedagógico de tecnologias. Também não o é fora destes contextos, mas surpreende sempre quando se mostra este tipo de projectos a pessoas das áreas artísticas ou tecnológicas. Cujos comentários dão intuições interessantes quer sobre os métodos quer sobre outras possibilidades deste tipo de trabalho.
Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
sexta-feira, 9 de janeiro de 2015
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