Bogue, R. (2013). 3D printing: the dawn of a new era in manufacturing?. Obtido a 5 de novembro de 2015, do url http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/AA-06-2013-055.
Artigo que sintetiza as três grandes técnicas de impressão 3D: FFF/FDM (depositação de filamento fundido), solidificação de resina utilizando ultravioletas, e sinterização de pó plástico ou metálico. Contém exemplos práticos de utilização de impressão 3D para ferramentas personalizadas utilizadas na construção automóvel.
Vaccarezza, M., Papa, V., (2014). 3D printing: a valuable resource in human anatomy education. Obtido a 5 de novembro de 2015, do url http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs12565-014-0257-7.
Artigo muito curto que aborda o potencial da impressão 3D na elaboração de materiais de aprendizagem precisos e rigorosos em anatomia médica, a partir de dados de digitalizações ou TACs, respondendo a problemas éticos e logísticos trazidos pela tradicional aprendizagem por dissecação de cadáveres.
Kietzmann, J., Pitt, L., Berthon, P., (2014). Disruptions, decisions, and destinations: Enter the age of 3-D printing and additive manufacturing. Obtido a 5 de novembro de 2015, do url http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0007681314001608.
Artigo que analisa as diferentes tecnologias de impressão 3D e aborda as suas implicações económicas ao nível da manufactura.
- Impressão 3D como uma forma mais rápida de just in time manufacturing;
- Personalização extrema de produtos individualizados;
- Economias de partilha, propriedade intelectual;
- Para além do manual de utilizador online: empresas disponibilizarem peças online dos seus equipamentos, para que os utilizadores imprimam e substituam se necessitem.
"With the 3-D printing mantra, ‘‘if you can draw it, you can print it,’’ any computer generated 3-D model can be produced. With a 3-D printer in-house, the substantial improvements in prototype production speed for which Hull yearned 30 years ago can be achieved today at a fraction of the cost. Indeed, it is this combination of flexibility, speed, and low cost that makes this technology so disruptive."
(sem entrar no campo da educação, sublinha indirectamente a importância de aprender a modelar em 3D, com design, concepção, quer de forma artística quer de forma utilitária, para tirar partido da impressão 3D)
"Naturally, the number of different types of 3-D printing consumers–—currently four–—will continue to grow. To the next generation, which has already started experimenting with 3-D printers in high school media clubs, 3-D printing will be a normal part of everyday life. More and more 3-D tinkerers will print parts, 3-D creative consumers will improve existing offerings, 3-D designers will develop innovative shapes and fashions, and 3-D inventors will introduce altogether new functional experiences and 3-D printed products."
Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
quarta-feira, 30 de março de 2016
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