Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
sábado, 13 de abril de 2019
Workshop Programar o Robot Anprino - Mafra
Integrado no encontro de professores e partilha de práticas promovido pelo CFAERC em Mafra, co-dinamizámos o workshop Alunos On, em conjunto com a mentora do Clube de Robótica da Escola Secundária José Saramago.
Diga-se que estas nossas aventuras na tecnologia já me proporcionaram muitos momentos primeira vez, desde o primeiro workshop de impressão 3D para professores às primeiras formações sobre 3D na educação, e introdução da impressão 3D na sala de aula, entre outros. Há aqui um padrão, sempre em volta do 3D.
Neste workshop, o padrão foi quebrado, dei a minha primeira sessão de introdução à programação e robótica com o robot Anprino. Ainda soa algo incrível, se há anos atrás me dissessem que iri arriscar um momento destes, não acreditaria. Mas tem sido esse o espírito, desde que migrei de EVT para TIC: arriscar, testar, não pensar no porquê, mas sim no e porque não. Agora é hora de analisar e perceber o que se fez bem, o que pode ser melhorado, e como expandir sobre esta experiência.
Anprinos, prontos a andar... com programação. A sessão focou-se em programação simples, mostrando como colocar o Anprino a deslocar-se com sequências e ciclos, utilizando o Ardublockly para Anprino. Falámos também um pouco do projeto e sua génese.
A segunda parte do workshop foi dedicado à programação em Arduino, com robots BQ da ESJS. Os formandos experimentaram programar utilizando o software para Mbot, que permite utilizar programação por blocos em ambiente arduino.
Não tivemos muitos formandos. Mafra é uma zona ainda muito alheada da transformação digital, e isso nota-se na sua comunidade educativa. No entanto, a sessão foi um excelente momento de partilha e troca de experiências. Para nós, foi também uma estreia, a apresentar o Robot Anprino (do qual somos co-criadores) e a dinamizar uma sessão sobre programação. É esse o espírito de aventura na aprendizagem, e um dos leitmotivs do Anprino: arriscar a ir sempre mais à frente.
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