sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Demonstração 3D Generativo


Criaturas fofinhas? Estarei a adoecer? Bem, na verdade foi uma forma mais simpática (há que pensar nos participantes, que não partilham dos meus gostos) de introduzir o potencial da criação 3D assistida por IA Generativa. 

Deu para tirar coelhos, não da cartola, mas da impressora 3D. A ideia era demonstrar um processo de criação assistida, em que um chatbot (usei o Bard) ajuda a afinar prompts para geração de imagem ou modelos 3D. A geração texto para 3D pode ser feita diretamente no Luma AI Imagine, e a Common Sense Machines permite geração 3D a partir de imagem (no caso, optei pelo Clipdrop para gerar as imagens para os modelos 3D).

O objetivo não era o de mostrar que é fácil criar 3D com Inteligência Artificial, mas sim perceber como usar estas ferramentas para acelerar os nossos processos criativos. Gerar a partir de prompts básicos e ficar-se pelos resultados iniciais é intelecutalmente desonesto e culturalmente estéril. O real poder destas ferramentas não está naquilo que geram per se, mas na forma como as podemos incorporar nos nossos processos criativos.


Esta demonstração decorreu como parte do evento de encerramento do concurso 3Digital 2023, onde alguns dos alunos participantes mostraram os seus excelentes projetos. Como parte do programa, dinamizei esta amostra de IA Generativa, e o comparsa Ricardo Carvalho ensinou-nos a criar chatbots com IA. 

O evento fez parte da Festa do Software Livre, que decorreu entre os dias 15 e 17 de setembro na Universidade de Aveiro.


 





Sem comentários:

Enviar um comentário