Lembram-se dos jogadores robóticos de futebol da selecção portuguesa que jogaram no campeonato mundial do euro 2004? Como não? Olhem que há fotografias disso.
A pensar na fiabilidade da informação, notícias falsas e outras vigarices, uma atividade em que os alunos de quinto ano são desafiados a criar as fotos mais falsas que conseguirem, usando IA generativa. Termina-se discutindo estes problemas, e a sublinhar a importância de ter sempre posicionamento crítico perante o conteúdo online (aka usar a mioleira). Uma atividade a antecipar o Dia da Internet Segura, que neste ano calha em semana de ModAs e pode haver disrupções às aulas dessa semana.
A IA generativa aqui é um meio, a atividade não visa reforçar medos sobre a inteligência artificial. A manipulação e deturpação de informação sempre existiram, o que hoje temos é uma multiplicidade de canais e meios que aceleram e aumentam este problema. A vida está facilitada para a chusma que vai dos zelotas políticos aos promotores de banha da cobra, e a importância de aprender a defender disso, como sempre, é essencial para a vida em democracia.
Sem comentários:
Enviar um comentário