Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
domingo, 22 de outubro de 2017
Codeweek 2017
Sábado, 21 de outubro, foi dia de participar no evento Codeweek 2017, organizado pela Equipe de Recursos e Tecnologias Educativas da DGE em conjunto com a ANPRI na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa. Este evento reuniu professores ligados aos diferentes projetos de ensino das TIC, entre clubes de robótica e programação e docentes de TIC. Da parte da manhã foram discutidas no auditório questões ligadas ao estímulo pedagógico de tecnologias e mostrados alguns dos projetos de robótica que têm tido mais impacto nacional e internacional. Foi uma parte do evento que perdemos, entre a montagem do espaço do Laboratório de Criatividade Digital e um pulo rápido ao Pavilhão do Conhecimento, aproveitando a ida a Lisboa para visitar a pequena exposição Nós e os Robots, os Robots e Nós, inserida na conferência internacional ICRESS-2017: International Conference on Robot Ethics and Safety Standards. Evento que tinha entrada gratuita e um programa aliciante, mas a nossa prioridade era participar na partilha de experiências de tecnologias na educação. Regressámos ao evento Codeweek a tempo de ficar a conhecer os projetos desenvolvidos no âmbito do Cansat e a partilha de experiência de Jaime Rei, coordenador do mais bem sucedido clube de robótica português, da escola de S. Gonçalo em Torres Vedras, uma referência nacional e internacional, pelos prémios que os seus alunos conquistam, mas essencialmente pela resiliência e preparação que lhes dá.
No espaço dedicado ao nosso clube mostrámos as vertentes que exploramos, ou tentamos explorar, nas atividades do LCD. Trouxemos um pouco de tudo: programação de drones com Tynker em tablets, eletrónica modular com LittleBits, o Anprino Arthur que usamos em demonstrações (os alunos estão a construir o nosso segundo robot anprino, onde iremos explorar todos os aspectos deste projeto em que estamos envolvidos).
Não esquecemos a programação unplugged e os jogos tabletop para estímulo de competências analítcas.
O destaque, claro, foi para a impressão 3D, área em que somos especialistas. Por razões de saúde nossas, tivemos de deixar a impressora 3D BEEINSCHOOL que trazemos para estes eventos na escola. Em exposição ficou uma amostra dos projetos desenvolvidos, entre os livres dos alunos, os interdisciplinares e os testes a conceitos.
E estreámos as nossas atividades space teacher. Apesar deste kit da ESA fazer mais sentido para os docentes de ciências, algumas das suas propostas estão a ser exploradas no clube de robótica.
Ficamos já com trabalho a curto prazo: redesenhar as pelas do Anprino para o modelo Nana, construído à volta de uma placa arduino Nano. Vai ser o quarto modelo do robot anprino, suspeito...
Se a nossa impressora 3D ficou na escola, não foi por isso que não deixámos de imprimir. Ao nosso lado estava a banca da ANPRI, e ficámos responsáveis pela impressão 3D.
Não temos fuga possível à impressão 3D.
Partilhámos o espaço com outros clubes de robótica e empresas, que vieram mostrar os seus projetos. Destes, os mais enriquecedores vieram de Torres Vedras (é espantoso, e traça um claro objetivo para o nosso clube em termos de preparação, falar com os alunos do Clube de Robótica da Escola de S. Gonçalo), Rio Maior, com a sua aposta contínua na inovação e no lado experimental, ES Eduardo Gageiro, com a sua tónica em programação tangível e IoT, e ES Augusto Cabrita do Barreiro, com os seus projetos criativos e de sanidade duvidosa, como a prancha com motores e gps que planeiam lançar ao mar para localizar as suas posições. Destacamos estes sem prejuízo para os restantes, mas são estas as referências que trazemos para o LCD, que nos mostram caminhos e ajudam a traçar objetivos para os nossos alunos.
Entre as empresas presentes, cruzámo-nos com os suspeitos do costume, a Bot'n'Roll, que tem sido um fornecedor preferencial de material para clubes e iniciativas, desenvolveu um robot educativo para alunos do secundário, e co-organiza a Roboparty, e a Parrot, com a sua gama de drones. Inesperada foi a CODI, que está a representar por cá a Makerbot.
O evento foi acompanhado pelos alunos dos cursos profissionais da Eça de Queirós, responsáveis pelo simpático acolhimento aos visitantes, e registo em reportagem.
A parte da tarde trouxe a visita ao espaço de exposição, que contou para nós com muitos momentos recompensadores de partilha com colegas que conhecemos das redes digitais, mas que raramente podemos conversar pessoalmente. Seguiu-se a entrega de prémios aos clubes cujos projetos mais se distinguem, aos presentes neste evento (recebemos um kit completo de soldadura, que nos irá ser útil mais à frente no prosseguimento de atividades), e às escolas selecionadas no âmbito do concurso Robot Anprino.
A finalizar o dia, workshop com Luís Dourado sobre como configurar e programa o robot Anprino. Como colaboradores neste projeto, é fantástico ver o seu impacto, ver grupos de professores debruçados sobre os anprinos, aprendendo a programá-los e percebendo que com um pouco de 3D podem levar este projeto mais longe.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário