Nós por aqui estamos apaixonados pelo 3D Face Reconstruction, o algoritmo que permite criar modelos 3D do rosto a partir de uma única foto. Para o conseguir, basta aceder ao site, enviar uma foto, esperar que o algoritmo faça o processamento e na janela de visualização descarregar o ficheiro OBJ.
Daqui para impressão 3d há uns passos a dar. Estamos a utilizar o 3D Builder do Windows 10 para nos ajudar a processar os modelos. Ao abrir o ficheiro no 3D Builder, o programa informa-nos que o modelo tem erros. Basta clicar para reparar. A deteção e correção de erros em ficheiros 3D do 3D Builder utiliza as ferramentas do Netfabb.
Após a correção, exportamos o resultado no formato STL.
A malha poligonal do modelo gerado pelo 3D Face Reconstruction necessita de algum processamento para garantir uma impressão eficaz. Vamos utilizar o Netfabb para aplicar algumas correções.
Vamos eliminar o excesso do modelo com um corte. Com a orientação da peça, escolhemos um corte no plano Z (vertical).
Apesar do 3D Builder já ter corrigido a peça, aplicamos mais uma correção no Netfabb.
Depois de exportar o STL, resta imprimir. Sugerimos que os modelos sejam escalados para 70 ou 80 mm no eixo maior, com tempos de impressão de cerca de uma hora e meia com 0.2 mm de resolução de camada.
Sublinhe-se que este algoritmo é muito potente, conseguindo reconstruir os traços gerais de um rosto a partir de um conjunto de dados muito reduzido, vindo de uma única fotografia.
Sem comentários:
Enviar um comentário