No primeiro embate da turma com o interface de utilizador do Doga L3, similar ao de outros programas de modelação 3D com três janelas de alçado e uma de perspectiva, pergunto aos alunos o que é que estão a ver.
- Referenciais cartesianos, professor! responde uma aluna.
Isso. Precisamente. Estava à espera que me dissessem algo como "pontos de vista" ou "perspectiva", mas esta aluna acertou em cheio. As janelas do Doga mostram o cruzamento dos eixos X, Y e Z de acordo com as vistas de frente, lateral e superior para auxiliar à criação de modelos em 3D a partir do ponto zero, a origem do mundo (poético, mas em 3D muito literal). Os alunos em matemática já conhecem e trabalham com os eixos X e Y. Com as TIC em 3D o salto para o Z é inevitável. A modelação tridimensional é geometria pura.
Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário